Ladies Ensemble promove cultura e inclusãoem ensaio com adolescentes de escola pública

Orquestra recebeu mais de 200 adolescentes, que conheceram os instrumentos, ouviram as histórias e as músicas de Vivaldi, Gardel, Galliano e Piazzolla

Ensaio-adolescentes-entrada2

Celulares a postos, olhos e ouvidos atentos. Mais de 200 alunos do 8º e 9º anos do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio da orquestra Ladies Ensemble na tarde desta quinta-feira. Os adolescentes, na faixa dos 14 anos, ouviram músicas de Antonio Vivaldi, Carlos Gardel, Richard Galliano e Astor Piazzolla.

Com as explicações da professora de música Clarice Miranda, os alunos conheceram cada instrumento e ouviram histórias sobre as músicas apresentadas. “Foi demais, incrível! Se fizer diferença na vida de 5% deles já vai ser muito bom, vai trazer muita cultura”, disse Victor Eduardo Pauliv, coordenador de Ciências da Natureza da escola. Ele se disse impactado, principalmente, por ver uma orquestra formada por mulheres. “É incrível, principalmente para as meninas, ver essa representatividade.”

 

Inclusão

Em meio ao rosa predominante das roupas das Ladies, destacava-se no palco uma presença azul. Era Nikolas Rodrigues de Oliveira, 17 anos. Surdo de nascença, ele foi convidado pela orquestra para sentar-se à frente do piano, podendo sentir a vibração dos instrumentos. “Gostei muito da vibração do piano e do baixo, senti no meu corpo, senti a batida no meu coração. Eu encostava a cabeça no piano e podia sentir”, descreve.

Para as intérpretes de Libras do Instituto que acompanhavam Nikolas, Ana Paula Almeida e Simone Inácio, a experiência de inclusão foi completa. “Trabalho há mais de 20 anos nessa área e nunca tive tanta receptividade. Foi a primeira experiência que tive de tanta inclusão. Normalmente o surdo é deixado num canto, nunca fica no palco para não ‘atrapalhar’ ou ‘estragar’ o cenário. Aqui o importante é a pessoa”, disse uma emocionada Ana Paula.

A ação faz parte do projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e realizado pelo Solar do Rosário. “Uma das contrapartidas do projeto é oferecer música de qualidade para estudantes, preferencialmente de escolas públicas, por terem menos acesso normalmente. Mas alunos de escolas particulares são igualmente bem-vindos”, afirma Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário. Os concertos deste mês acontecem nos dias 24 (sexta), às 20h e 25 (sábado) às 17h e contam com a presença da solista convidada Carolina Kliemann, vilolinista curitibana que desde 2007 atua na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp.

.

 

Serviço
Ladies Ensemble – Ladies tocam Piazzolla
Datas:
 24 e 25 de junho de 2022
Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h
Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | https://www.diskingressos.com.br/

Estacionamento gratuito no local

Ensaio-adolescentes-entrada

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s