DIA DO MONGE NA LAPA

O lapeano Márcio Assad é um dos entusiastas quando o assunto é São João Maria. O intuito é de reacender a fé no personagem mítico, parte do cenário histórico regional presente em ao menos 49 municípios paranaenses. Para tanto, um dia dedicado ao monge que congrega três seres religiosos de registros e permanências no Brasil do século XIX e início do XX.

“A data comemorativa tem um grande apelo religioso e envolve a fé popular. Vale recordar que o Monge João Maria, vindo do ‘Velho Mundo: Itália”, explica Assad. Personagem destacado por percorrer o Brasil Meridional e a América, “oferecendo palavras de fé, esperança e assistência espiritual e medicina natural, com suas receitas de chás de ervas, aos povos humildes”, explica.

Figura presente na época da Revolução Federalista e com seguidores até a atualidade, principalmente na área rural e em diversos países americanos. Um de seus maiores e mais reconhecidos legados e permanências é o “santuário natural”, no morro do monge, presente no município da Lapa. “A iniciativa de celebrar o Santo popular é para reunir estudiosos, simpatizantes e fiéis”, explica Assad.

“João Maria é o nome pelo qual ficaram conhecidos três monges que passaram pela região Sul do Brasil, com destaque à cidade da Lapa e o morro que lhes serviu de morada, em períodos, entre o final do século XIX e primeira metade do século XX”, completa o lapeano. Segundo ele, “todos tinham o caráter de cura dos males do corpo e da alma de necessitados e de messianismo”.

“Os três Monges traziam em comum o fato de viver em épocas de grandes mudanças sociais, quando a assistência médica e a educação tinham pouca penetração no interior do país, e o aconselhamento embasado na religião, a cura por ervas, água e milagres eram os únicos recursos acessíveis da população carente e pouco assistida”, detalha Márcio Assad sobre a inserção no meio social.

Segundo ele, os humildes encontraram no monge o apoio “para enfrentar a penúria e a desesperança”. São inúmeros os relatos de curas, por gerações de fiéis e revelações de profecias nas três Américas. Por conta disso, o ‘Monge João Maria Unificado’, ganhou um dia dedicado especialmente a seus feitos que misturam lendas e histórias, questões vivas e com permanência na fé popular.

A lei estadual do Dia do Monge João Maria (Lei 20.002), sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, determinou a comemoração anual na data de 27 de março. Na Lapa será comemorada pela primeira vez no próximo domingo (27/03). Representando diversos municípios paranaenses com registro da passagem do Monge, pelo menos 49, conforme levantamento realizado pela Paraná Turismo.

De acordo com Assad, nesta data será lançada a “Irmandade do Monge João Maria e o manifesto pela valorização do Memorial, já existente dentro do Parque e a implementação de um Centro de Memória”. O espaço vai reunir: literatura, documentos, estudos e teses e material audiovisual. Permitindo aos visitantes conhecer ainda mais as histórias e feitos de João Maria Unificado.

A programação, às 10h30 de domingo dia 27, terá como ponto de encontro o receptivo que fica na Vila Gruta do Monge, antes da entrada do Parque. A organização da irmandade lançará seus manifestos de criação e dará início a uma procissão até o Memorial, localizado dentro do Parque Estadual do Monge. Seguida de breve palestra para que os fiéis possam realizar, na sequência, a peregrinação até a cruz e a fonte de São João Maria. Alguns restaurantes da cidade vão preparar a “polenta a piemontese do Monge”, uma vez que Giovanni Maria de Agostini, o primeiro Monge era italiano de Piemonte e tinha a polenta como prato predileto.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, PASSEIO, restaurantesTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s