Dia do café: oito formas de preparar o café perfeito

A rede St Marche criou um ebook sobre a bebida e levantou as melhores formas de fazer a paixão brasileira dentro de casa

Nesta segunda-feira (24) é conhecido como o Dia do Café. Esse grão que é tão indispensável na vida do brasileiro tem uma data só dele, e nada como uma desculpa para celebrar aquele tão desejado cafezinho, seja para dar aquele gás ao longo do dia, para acompanhar um docinho no meio da tarde ou mesmo para fazer uma pausa no meio da loucura diária de trabalho. Pensando nisso, a Rede St Marche, referência em produtos diversificados de alta qualidade, criou um ebook com várias informações sobre a iguaria, desde a origem até instruções para fazer o café perfeito em casa.

Para quem é fã da bebida, confira as dicas para fazer o melhor café em casa, independente de qual método prefere:

Coador tradicional:

Para esse preparo a indicação é utilizar a moagem mais fina ou média e não compactar o pó no filtro. Uma dica importante para não queimar o pó é desligar a água um pouco antes de levantar fervura ou aguardar um minutinho após fervura antes de passar o café. Curta o cheirinho do café e deixe a água passar sem apressar o processo com uma colher. Uma boa proporção é 10g de café (uma colher de sopa cheia) para cada 100 ml de água.

Cafeteira italiana:

Também chamada de Moka, é ótima para preparar cafés mais encorpados, muito parecidos com o expresso. Basta colocar a água até o nível indicado. Depois, adicione o pó de café já moído na peça removível sem compactar e leve ao fogão. Quando a água começa a subir, é o momento certo de desligar o fogo e não queimar o pó de café. Outra dica importante é colocar um pouquinho de água fria na parte de cima da cafeteira italiana. Assim, quando a bebida ficar pronta, não passa no aluminio muito quente, o que pode queimá-lo e acentuar o amargor na xícara.

Prensa francesa:

Para usar a prensa francesa é preciso escolher um café com uma moagem um pouco mais grossa. A água quente (temperatura ideal entre 80 e 90ºC) deve ficar em contato com o pó por cerca de 4 minutos. Esse tempo de infusão é importante para liberar os óleos essenciais do café e a bebida ganhar corpo. Depois do período de infusão, abaixe o êmbolo para que ocorra a separação do café feito do pó. Sirva devagar, para evitar o excesso de pó na xícara.

Aeropress:

Para esse método é importante se atentar à torra e à moagem do café para conseguir um bom resultado. Ela funciona de forma muito parecida com uma seringa. Adicione água quente ao pó de café e deixe em infusão por até 50 segundos. Após esse tempinho, pressione o êmbolo em direção a xícara.

Clever Dripper:

Uma vez que o pó e a água quente são colocados, a Clever mantém o café imerso preso dentro dela. Como a válvula é controlada por peso, quando o porta filtro é posicionado na borda da xícara, a bebida é liberada. A recomendação é utilizar moagem média ou grossa dos grãos e a proporção de 300 ml de água quente para 30g de café.

Hario v60:

O porta filtro também tem formato de cone, mas foi especialmente desenhado para que as camadas de café possam ir se acomodando ao longo da extração. A abertura para saída da bebida é mais larga, permitindo controle do tempo de preparo. O primeiro passo é escaldar o filtro de papel para remover as impurezas, depois é só acrescentar o pó e a água. O filtro utilizado também deve ser específico, feito de um papel superior, que não interfere no sabor da bebida. Utilize 10g de pó de café para 120 ml de água.

Chemex:

Este método ficou conhecido por ser capaz de extrair aromas bastante delicados e pelo café filtrado por ela ser muito limpo, sem resíduos na xícara. Isso acontece pois o café coado nela passa por um filtro de papel específico, mais grosso que a maioria, que é dobrado em quatro partes antes de ser colocado na abertura superior. Utilize 100g de café para 1 litro de água. A dica é utilizar uma colher durante a filtragem para evitar que fiquem partes do pó secas.

Cápsulas para café espresso:

Com a chegada dos cafés em cápsula, agora é possível apenas apertar um botão e esperar o espresso perfeito cair na xícara. É importante ressaltar que o café utilizado deve ser de qualidade para um bom resultado. Um dos melhores indicadores de um bom café espresso é a densidade do crema, aquela espuma deliciosa que cobre o café. O crema são óleos essenciais emulsificados e tem um papel super importante para evitar a perda de calor e conservar o aroma. A boa notícia é que a maioria das cápsulas são compatíveis às máquinas de café Nespresso™, então é possível variar na escolha de marcas e sempre provar cafés diferentes, incluindo as variedades da marca St. Marche.

Para quem quer conferir o conteúdo completo, basta acessar campanha.marche.com.br/ebook-cafe/
SOBRE ST MARCHE:

O St Marche é uma rede de supermercados de bairro com 20 lojas da Capital e Grande São Paulo. A marca nasceu com propósito de oferecer produtos de alta qualidade associados a um atendimento diferenciado, resultando numa nova experiência de compras para os consumidores. A primeira loja foi inaugurada há 17 anos no bairro do Morumbi e tinha a missão de reunir num só lugar uma padaria artesanal, frutas e legumes selecionados e um açougue com cortes frescos. Além disso, a loja conta com uma curadoria de produtos de diferentes partes do mundo. Com o sucesso deste formato e um público fiel, além da rede St Marche, o grupo adquiriu o tradicional Empório Santa Maria há 12 anos, e foi responsável pela vinda do primeiro Eataly da América Latina, em sociedade com a matriz Eataly, em 2015. Em 2018, o grupo ampliou a rede e abriu duas lojas na capital, Brooklin e Portal do Morumbi, com um novo look and feel.Para 2020, o St. Marche seguirá seu consistente plano de expansão.
*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s