LANAC recebe teste para doenças respiratórias

Resultado em até duas horas facilita diagnóstico de síndromes respiratórias diferentes da causada pela COVID-19

 

O diagnóstico rápido é essencial para um tratamento assertivo de doenças respiratórias. Em meio a pandemia da COVID-19, sintomas como febre, cansaço, dor de garganta falta de ar, entre outros, trazem um alerta para o coronavírus. Porém, outras doenças respiratórias apresentam também os mesmos sintomas, como pneumonia, influenza, H1N1, entre outros.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas passa a oferecer em julho o BioFire® FilmArray® Pneumonia Panel, exame exclusivo que detecta, em apenas uma hora, 19 bactérias e 8 tipos de vírus, com indicação não apenas do patógeno detectado, mas também da quantidade existente e ainda detecção de genes de resistência bacteriana a antibióticos. “Com o exame, é possível identificar qual é a doença específica, além de quantificar a quantidade de bactérias e eventual resistência a antibióticos ou ainda identificar infecções pulmonares virais”, afirma o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski. O exame possibilita a administração correta do antibiótico ou tratamento adequado, evitando assim maior tempo de exposição do paciente ao medicamento, com resposta mais rápida, além da redução dos custos de tratamento e a melhora do fluxo de trabalho do laboratório.

O exame detecta inclusive a presença de outros tipos de coronavírus, e é essencial para um diagnóstico rápido da doença. “Como os sintomas são muito parecidos, é possível detectar de forma muito ágil se o paciente está com outra doença respiratória, e iniciar o tratamento. Caso não apresente nenhuma das doenças avaliadas, o médico poderá seguir o tratamento, considerando a possibilidade da presença da COVID-19 no organismo”, afirma.

Realizado pela coleta de secreção da garganta e vias aéreas, o exame apresenta sensibilidade de 96,2% e especificidade de 98,3%, e oferece agilidade para os médicos e emergências hospitalares. O exame pode ser realizado em qualquer uma das 62 unidades de coleta do laboratório, mediante agendamento, e não é coberto pelos planos de saúde.

Sobre o LANAC:

Há 29 anos, o LANAC – Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 62 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 500 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s