Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas e Governo do Estado unem esforços no combate à Covid-19

Iniciativa visa identificar novas tecnologias e soluções inovadoras para combater pandemia

O Centro de Inovação Tecnológica – InovaHC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(HCFMUSP) e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta semana o IdeiaGov, programa de inovação que tem por objetivo identificar tecnologias e propostas para combater e reduzir os impactos do novo coronavírus na saúde da população.

Dirigido a empreendedores, empresas, pesquisadores e entidades de todo o Brasil, o programa abriu inscrições para propostas nas modalidades “Desafios do Governo” e “Ofertas Tecnológicas do Mercado”.  Os projetos vencedores receberão linhas de financiamento e contratação dos produtos criados por órgãos públicos.

O presidente do InovaHC, prof. Dr Giovanni Guido Cerri, afirma que “a parceria com o Governo do Estado está dentro do nosso espírito de incentivo à inovação aberta e busca desenvolver o ecossistema de saúde a fim de melhorar sua eficiência econômica e operacional e, ao mesmo tempo, integrar os setores público e privado em prol da inovação tecnológica”.

Ele explica que hoje há mais de mais de 30 startups trabalhando dentro do InovaHC em diversas áreas, no desenvolvimento e aplicação de tecnologias que possam ser úteis no atendimento aos pacientes de Covid-19 e dos pacientes em geral. “Esse será o grande legado que será transmitido no pós-covid”, afirma Cerri, ao ressaltar o benefício da transferência das tecnologias desenvolvidas para outros hospitais das redes pública e privada. “Aqui estamos desenvolvendo projetos com uso de inteligência artificial, telesaúde, tecnologia de monitoramento à distância e uso da robótica”.

O programa IdeiaGov é liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo, com realização do InovaHC e operação do Impact Hub. Também fazem parte da iniciativa a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) e a Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (PRODESP), além de organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais, como a Wylinka e o Instituto Tellus.

A adoção da tecnologia e a inovação como caminhos estratégicos para a resolução de grandes desafios públicos como a Covid-19  tem por objetivo “impulsionar o desenvolvimento econômico por meio de compras públicas de inovação, principalmente dando oportunidade para startups pequenas e médias empresas inovadoras em geral”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.

As inscrições para o IdeiaGov são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site http://www.ideiagov.sp.gov.br.

Sobre o InovaHC

O Centro de Inovação Tecnológica – InovaHC, é em um catalisador de inovação em saúde conectando recursos e empreendedores a fim de gerar soluções que tornem a jornada do atendimento mais intuitiva, eficiente e iterável.  Encorajar a inovação no âmbito do HCFMUSP, administrar a propriedade intelectual gerada nesse ambiente e providenciar meios para promover a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural ao setor produtivo público e privado, visando à melhoria da saúde, são os objetivos do InovaHC. Esse propósito geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento.

Sobre o IdeiaGov

O IdeiaGov é um Hub de Inovação que traz soluções de mercado e da sociedade para desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços públicos para o cidadão e mais eficiência na gestão pública. O programa atua em três frentes de ação: como espaço de encontro entre diferentes atores do Ecossistema de Empreendedorismo de Impacto e do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação; por meio da aceleração de negócios que resolvam desafios do interesse público e complementam o trabalho do governo no fomento para uma sociedade próspera e justa; e por meio de programas de apoio que potencializam a relação e a contratação de soluções inovadoras para órgãos do governo do Estado de São Paulo.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s