A OSP
Fundada em 1985 por entusiastas da música orquestral no Paraná, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida pelo Governo do Estado. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, a OSP realiza múltiplas apresentações todos os meses a preços acessíveis para a comunidade local.
Teve como um de seus fundadores e primeiro maestro-titular o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, o maestro Bocchino foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do século XX.
Em 34 anos de história, a OSP já tocou com mais de 50 maestros, recebeu um público de mais de meio milhão de pessoas e produziu grandes óperas como Aïda (1994), de Giuseppe Verdi, e João e Maria (2018), de Engelbert Humperdinck.
Além do repertório clássico de orquestra, a OSP já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012 traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra.
Ao todo, a orquestra possui quase 1.000 obras catalogadas em seu arquivo musical, entre compositores brasileiros, internacionais e paranaenses. O corpo artístico é formado, atualmente, por 66 músicos e pelo maestro-titular alemão Stefan Geiger. Por trás dos palcos, está a equipe técnica, administrativa e de arquivo da OSP, além da equipe geral do Teatro Guaíra. |
COMENTÁRIOS