Faltam 6 dias para o Festival de Curitiba

Boletim do 28º Festival de Curitiba
20 de março e faltam 6 dias para o Festival de Curitiba

MOSTRA 2019 – “O Quadro de Todos Juntos” traz porcos bonecos para abordar as perversões sexuais em família
Na peça “O Quadro de Todos Juntos”, o coletivo de artistas “O Pigmalião Escultura Que Mexe” surpreende de várias maneiras. A principal delas é o fato de que o espetáculo trata de temas adultos usando recursos como bonecos e máscaras, a começar pela família. Em vez de pessoas, os personagens são porcos. A peça trabalha questões como desvios de sexualidade e perversidade. José Maria Santos. 3 e 4 de abril.

MOSTRA 2019 – “Navalha na Carne Negra” dá outra perspectiva ao texto de Plínio Marcos
Com 50 anos de história na bagagem, a peça “Navalha na Carne”, escrita por Plínio Marcos, o precursor do chamado “teatro marginal”, chega ao Festival de Curitiba 2019 sob a perspectiva do olhar negro e trata do que o texto chama de corpo-mercadoria. “Essa redução perversa da imagem do corpo preto produzida pela história da escravidão: a mercadoria-corpo que é a prostituta Neusa Sueli estancando a fome com seu sanduíche de mortadela; da sexualidade excessiva da “bicha” Veludo à sexualização do corpo negro, esse corpo-objeto, ao qual não se concede o direito ao desejo”, traduz o diretor José Fernando Peixoto de Azevedo. Sesc da Esquina. 3 e 4 de abril.

Humorista transforma em comédia o drama de ser professor no Risorama
O Risorama 2019 tem também algumas novidades que devem surpreender o público com temáticas importantes tratadas de forma hilariante, mas sem perder a crítica por trás da piada. Entre os destaques está o humorista Diogo Almeida, que fez sucesso na Internet abordando o lado tragicômico de ser professor no Brasil. Park Cultural. De 28 a 2 de abril.

INTERLOCUÇÕES: André Lepecki propõe repensar as artes do corpo
Interlocuções é o segmento simultâneo do Festival de Curitiba que leva as propostas assistidas pelo público nos teatros e espaços alternativos para além do palco. Dois desses encontros serão com André Lepecki, professor do Departamento de Performance da New York University, escritor e curador das artes do corpo traz “A Situação (ou: como ia dizendo)”, palestra que propõe repensar o que seria uma coreografia política atual para as artes do corpo. Dia 29 de março, às 18h30 na Casa Quatro Ventos. No dia seguinte, 30 de março, às 9h30, também na Casa Quatro Ventos, André prossegue com “Na Ocasião de um encontro (ou: como vamos fazendo)”, recebendo o público com café da manhã, em um espaço agradável para debater temas relativos à palestra da noite anterior.

CONFIRA NO FRINGE

  • Frida Kahlo, La Pasión – Um espetáculo que se passa nos últimos segundos de vida da pintora Frida Kahlo. Teatro Fernanda Montenegro. 27 e 28 de março.
  • Teatro Lambe Lambe Doc. – Não contentes em apresentar peças teatrais em uma caixa, para um único espectador de cada vez, trata-se de “teatro documentário”. Abril: 4 (Praça Santos Andrade), 5 (Praça Tiradentes) e 6 (Ruínas de São Francisco).
  • Minha Morte – Em um apartamento sem janelas, Jonas decide morrer. Mas logo é surpreendido pela visita de sua irmã que revela que o seu pai tem poucas horas de vida. Então, Jonas terá de escolher entre suas vontades ou não decepcionar aqueles que ama. Teatro Cléon Jacques. 27, 28 e 29 de março.

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATROTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s