Beer sommelière dá dicas de como manter a qualidade da cerveja em meio às altas temperaturas

O verão chegou e com ele os dias mais quentes e abafados. Para esta época, nada melhor do que se refrescar tomando uma cerveja gelada. Mas como fazer para não permitir que as altas temperaturas do verão influenciem na qualidade da cerveja? Como armazenar a bebida corretamente em locais mais quentes? Parecem pontos básicos, mas a falta de atenção a eles pode interferir diretamente no sabor e no aroma. Para ajudar a manter a cerveja perfeita mesmo no verão, a beer sommelière da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, traz seis dicas úteis.

“É comum as pessoas pensarem que, nesta época do ano, o que vale é a cerveja estar trincando. Mas a verdade é que não basta estar gelada para ter qualidade. Existem outros fatores simples que, se levados em conta, podem melhor ainda mais a experiencia única que é beber uma cerveja no verão”, afirma.

 

Dicas:

1 – Nunca deite as garrafas ou latas de cerveja. Armazená-las em pé evita a oxidação, já que o contato do líquido com o ar é menor. Por consequência, a degustação se torna uma experiência mais prazerosa.

2- A exposição à luz do sol é bastante prejudicial ao lúpulo. Mesmo que por pouco tempo, é muito importante evitar esse contato, já que a bebida pode ter seu aroma e sabor alterado, em um fenômeno conhecido como lightstruck.

3. Valorizar a espuma. A camada de espuma ajuda a manter a temperatura ideal da cerveja no copo, e impede a entrada do ar, minimizando sua oxidação e mantendo o aroma e qualidade do líquido. Quanto à espessura da espuma, uma faixa que tenha entre dois e três dedos já é suficiente.

4 – Temperatura altas tendem a acelerar o processo de envelhecimento da cerveja. Por isso, é sempre preferível que os locais de armazenamento estejam frescos e arejados.

5 – Se por um lado as altas temperaturas prejudicam a cerveja, por outro, o congelamento também é um vilão. A partir do momento que o líquido é congelado, ocorre perda de gás, alterando totalmente características básicas da cerveja e, consequentemente, seu sabor.

6 – Da mesma forma, alterações bruscas de temperatura são péssimas para cerveja. Por isso, vale evitar ligar e desligar a geladeira e, também, colocar e retirar a cerveja do congelador várias vezes.image1

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s