Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto com música dos balés Romeu e Julieta e La Boutique Fantasque

Histórias românticas com músicas de Prokofiev, Respighi e Tchaikovsky estão no programa do concerto Pares e Fantoches, que será realizado dia 07/10, às 10h30, no Guairão
Domingo, dia 07/10, às 10h30, o maestro Stefan Geiger e a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam o concerto Pares e Fantoches. No programa, três grandes compositores: Tchaikovsky, Respighi e Prokofiev. A apresentação será no Guairão com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

A Abertura de Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, marca o começo do concerto. A obra foi composta em 1880, inspirada por uma releitura do clássico de Shakespeare e é dividida em três partes. A primeira, com o nome de Frade Lourenço, traz uma música mais religiosa. A segunda fala sobre a guerra entre Montéquios e Capuletos, uma música animada com eventuais picos sonoros dos pratos, que representam as espadas se chocando. A última, com destaque especial ao violoncelo, marca o amor de Romeu e Julieta que, aos poucos, desaparece sob acordes fúnebres.

O clima de romance continua com a suíte do balé La Boutique Fantasque, de Respighi. Na história, dois bonecos bailarinos apaixonados vivem em uma loja mágica de brinquedos. Porém sua felicidade é ameaçada quando duas famílias de países diferentes os compram.

O concerto se encerra com a suíte do balé Romeu e Julieta, de Prokofiev. O balé foi composto em 1934 a pedidos do Balé Kirov, da Rússia. No entanto, desfez a encomenda quando soube que o compositor havia feito uma adaptação de Shakespeare. O Balé Bolshoi cogitou montar a obra, mas acharam a música muito difícil de se dançar. Acreditando que sua obra jamais seria coreografada, Prokofiev a arranjou em suítes para orquestra.

A Orquestra Sinfônica do Paraná convida a todos a entrarem no espírito das narrativas românticas do teatro e do balé no concerto do dia 07/10. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo Disk Ingressos.

Acompanhe curiosidades sobre compositores e suas obras, momentos dos bastidores e novidades nas redes sociais da OSP e do Teatro Guaíra.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s