O MELHOR EVENTO CURITIBANO EM DEFESA DOS ODS /ONU“CAFÉ ACESSÍVEL”

 

 

Exercício de Cidadania!

Serão seis meses de uma programação temática continua e variada que faz parte dos princípios básicos em defesa dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apregoados pela ONUe aqui alimentados pelo Programa “Mãozinha Verde”, que é um conjunto de ações ambientais abertas, de aderência livre e voluntária focadas em cinco eixos: ÁGUA, ENERGIA, URBANISMO, AGROECOLOGIA e ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS.

Os Encontros semanais serão bate papos temáticos livres e abertos, acessível a todos. Cada assunto será inaugurado ao primeiro sábado de cada mês, com uma palestra proferida por um convidado especial, especialista no tema. A iniciativa dos arquitetos Bettina Züllig Pansera e Gilmar De Lima será realizada em parceria com o CAU-PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e apoio da UNILIVRE (Universidade Livre do Meio Ambiente), SMAB – Secretaria Municipal Abastecimento e Agricultura – Prefeitura Municipal de Curitiba; ASCESME (Associação dos Lojistas Permissionários do Mercado Municipal de Curitiba); ROTARY CLUB CURITIBA e Instituto Atmosfera2.

ENCONTROS TEMÁTICOS

ACESSIBILIDADE foi o tema escolhido para abrir o ciclo do “Café Acessível”.

Num momento onde a “INCLUSÃO SOCIAL”, com o envelhecimento da população se tornapauta de nosso cotidiano, iniciar com a questão da “acessibilidade” é fundamental paradisseminarmos as boas sementes dos nossos propósitos. Existem no Brasil quase 50 milhões de Pessoas com Deficiência. Neste sábado (14/07) as 10h00 teremos na edição inaugural, como convidada especial a escritora SILVANA CAMBIAGHI, Arquiteta Urbanista premiada internacionalmente, mestre em Desenho Universal pela FAU-USP, fundadora da CPA- Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo, membro do GT da NBR 9050/ ABNT,

Consultora, Docente junto ao SENAC, FAU-USP e FGV, Silvana Cambiaghi é Autora do livro“Desenho Universal” – uma referência na área de acessibilidade para o mundo acadêmico e profissional.

Os assuntos que serão abordados em 2018 terão como temas: SUSTENTABILIDADE, ÁGUA, ALIMENTAÇÃO, AGROECOLOGIA E POLUIÇÃO URBANA.

 

MODELO

O “modelo” do encontro sistematiza e oportuniza uma agenda adicional as mais de 60 mil pessoas que visitam o Mercado Municipal semanalmente, e será também um novo destino à Pessoas com Deficiência, que encontrarão nova oportunidade de cidadania participando, debatendo e oferecendo soluções para a melhoria da qualidade de vida urbana.

O “café acessível” auxiliará também a catalisação de ideias criativas, e contribuirá para geraçãode soluções sistêmicas para questões urbanas de relevância, num formato participativodiferenciado e solidário, com “sabor” de felicidade, consoante aos direitos tutelados do artigo 6 da Constituição Brasileira.

A proposta é tornar o “café acessível” num “BANCO DE IDÉIAS VERDES” que possa contribuir efetivamente para a melhoria da saúde urbana, através da felicidade humana. Para isso, em cada tema buscará oferecer soluções pontuais, produzindo cases específicos a partir do tema de abordagem. O Grupo de Trabalho da “MÃOZINHA VERDE” já conta com uma grande equipemultidisciplinar de profissionais do bem, cidadãos comuns e voluntários, que acreditam nummundo melhor, e para dar cor aos propósitos do “café acessível”, oferecerão um protocolo aoMercado Municipal, com a proposta preliminar de um Estudo de Acessibilidade para futura implantação.

2018-07-09-PHOTO-00000004

MOSTRA DE ARTE

As edições semanais do “ CAFÉ ACESSIVEL” serão adoçados com bom tempero de Arte.Promovido pela artista plástica e marchand Gláucia Severo, o projeto oportunizará artistas paranaenses apresentarem obras ligadas ao tema do mês, em mostras simultâneas aos encontros.

Os convites são abertos a todos interessados, que poderão participar e interagir livremente.

Os encontros serão realizados semanalmente no Salão Poty Lazzarotto, aos sábados entre 10h e 11h00 e o acesso é livre e gratuito.

 

A edição inaugural será marcada pela palestra e uma ‘manhã de autógrafos’ com a escritora Silvana Cambiaghi, autora do livro “ Desenho Universal” que virá a Curitiba especialmente para abertura do “ Café Acessível”, neste sábado 14 de julho, às 10h00.

2018-07-09-PHOTO-00000005

*com divulgação

Categorias:AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADE, PALESTRAS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário