Maison Mumm apresenta Mumm Cordon Rouge Stellar, primeiro champagne a ser degustado com gravidade alterada

clip_image002

Borbulhas no espaço sideral

OriginalSizeJPEG-Mumm-Stellar-Btl-and-2-glasses

Ousadia e inovação são duas palavras inerentes à Maison Mumm. Desta vez, a lendária casa francesa de Champagnes e marca No 1 na França, se superou ao apresentar essa semana o Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar, o primeiro Champagne projetado para ser degustado com gravidade alterada. Iniciado em 2017 , este ambicioso projeto nasceu em total conformidade às  especificações e  requisitos de segurança adaptados ao espaço, e graças à colaboração entre Maison Mumm e Axiom Space , Mumm Cordon Rouge Stellar será testado na próxima missão Axiom Space, com vistas à experiência do ritual de uma degustação clássica em condições espaciais reais.

Cercada dos melhores especialistas no metier, a Maison Mumm empreendeu a  pesquisa e experimentação em colaboração com Octave de Gaulle, fundador da agência SPADE especializada no design de objetos espaciais, o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES) e Jean-François Clervoy, astronauta francês da ESA, veterano de três missões espaciais com a NASA – principalmente durante três campanhas de vôo de teste. Laurent Fresnet, Chef de Caves da Maison Mumm, também realizou um vôo parabólico para garantir o respeito às características organolépticas e a integridade do líquido, para depois finalizar o lote específico deste cuvée.

Ao final desta segunda fase de quatro anos, o Champagne Mumm Cordon Rouge Stellar atende aos requisitos do CNES em termos de segurança e conformidade técnica para degustação com ausência de gravidade. De acordo com César Giron, presidente da Maison Mumm, “a inovação faz parte da identidade da Maison Mumm desde 1827 e Mumm Cordon Rouge Stellar é uma ilustração perfeita disso. Este projeto reúne um excelente know-how francês e nos orgulha. Já em 1904, a Maison Mumm esteve presente ao lado do comandante Jean-Baptiste Charcot para celebrar o sucesso da primeira expedição francesa à Antártida”.

As condições para degustar Champagne na ausência de gravidade diferem fisiologicamente, com uma alteração perceptível do olfato. A efervescência do Champagne também é modificada: as borbulhas não sobem mais à superfície, não liberam as moléculas de aroma que contêm. A sequência sensorial é específica: a visão é solicitada primeiro, depois o cuvée – em forma espumosa – entra em contato com os lábios e a boca. Uma vez que entra na boca, esta espuma reveste as paredes por ação capilar. Com a diminuição do olfato, a percepção geral do vinho muda. Algumas notas são percebidas mais do que outras.

Tendo em conta estes parâmetros específicos, Laurent Fresnet selecionou um lote de Mumm Cordon Rouge feito com uvas da safra de 2016 – sendo a maioria Pinot Noir, a casta emblemática e assinatura da Casa – e completou (até 36%) com vinhos de reserva dos últimos cinco anos. “ O meu objetivo foi preservar o frescor e a potência de Mumm Cordon Rouge, reforçar a intensidade dos seus aromas com um maior envelhecimento e uma dosagem de licor elaborado com vinhos envelhecidos em barricas de carvalho” explica Laurent Fresnet, responsável pelas caves da Maison Mumm. Com envelhecimento prolongado até cinco anos e um licor de dosagem elaborado a partir de vinhos envelhecidos em barricas de carvalho, o liquido traz um toque de baunilha e notas de patisserie. Assim, Laurent Fresnet reforça as características do estilo Mumm para se adaptar às condições de degustação onde os sentidos – olfativo e gustativo – são alterados.

https://lachampagnedesophieclaeys.fr/le-mumm-cordon-rouge-stellar-le-rituel-de-degustation-dans-lespace-collaboration-mumm-axiom-space/ (vídeo)

OriginalSizeJPEG-Mumm-Stellar-Btl-Det

Sobre Champagne G. H. Mumm

A história da marca tem início em 1827, quando os irmãos Jacobus, Gottlied e Philipp Mumm chegam à Reims, na região de Champagne, e, em parceria com Friedrich Giesler e G. Heuser, fundam a P.A. Mumm et Cie. Logo no primeiro ano mais de 60 mil garrafas são exportadas. Em 1852, Georges Hermann Mumm assume a empresa e muda o nome para G.H. Mumm et Cie; também expande e moderniza, conquistando uma nova reputação pelo estilo e qualidade do Champagne.

Em 1876 é lançado o famoso Cordon Rouge (Cordão Vermelho, em francês), com intuito de posicionar a bebida como símbolo da realeza e da máxima distinção; este Champagne homenageia a fita vermelha da Legion d’Honneur (uma das maiores honrarias da França, concedida a pessoas que tiveram grande importância ao defender o país desde o período de Napoleão Bonaparte) e é o primeiro produto a ser exportado para fora da Europa. Em 1890, G. H. Mumm está presente em todas as cortes europeias, criando o “Champagne des Souverains”, feito especialmente para atender as cortes reais da época.

Em 1902, Mumm já vendia mais de três milhões de garrafas – um milhão somente para os Estados Unidos. Após a crise da 1ª Guerra Mundial, a empresa é totalmente reestruturada sob o comando de René Lalou, que fica à frente por 34 anos e transforma a Mumm em uma das marcas mais reconhecidas no mundo.

Desde 2005 a Mumm faz parte do portfólio da empresa de bebidas Pernod Ricard com uma grande variedade de Champagnes como Mumm Cordon Rouge, Mumm Demi-Sec, Mumm Le Rosé, Mumm Grand Cru, Mumm Millésime, Mumm Blanc De Blancs De Cramant, Mumm Cuvée René Lalou e Mumm Ego. Hoje a marca está presente em mais de 100 países. O Champagne Mumm Cordon Rouge é o 3º mais vendido no mundo, no segmento, com um volume anual superior a 8 milhões de garrafas. Seus maiores mercados são a França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos.

Conexão com o esporte – no início do século XX a marca já patrocinava competições e shows de aviação. Em 1904 apoiou a primeira expedição francesa a Antártica com Jean-Baptiste Charcot. Até o ano de 2020, Mumm foi a marca registrada da comemoração dos pilotos de Fórmula 1 no pódio com sua garrafa de três litros. Também patrocina a Formula E – de carros elétricos, equipes de polo e de iatismo, além da disputada competição de turfe Kentucky Derby nos Estados Unidos. Hoje é o Champagne oficial da Porsche Cup Brasil.

Beba com responsabilidade. Produto destinado apenas a maiores de 18 anos.

Imagens relacionadas

GH Mumm Cordon Rouge Stellar
divulgação
GH Mumm Cordon Rouge Stellar é o primeiro champagne feito para o espaço sideral
divulgação
GH Mumm Cordon Rouge Stellar será testado na próxima missão Axiom Space, com vistas à experiência do ritual de uma degustação clássica em condições espaciais reais.
divulgação

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s