Cinema: Documentário conta a trajetória da Rádio Educativa do Paraná

DOCUMENTÁRIO RADIO EDUCATIVA DO PARANÁ

Em comemoração ao centenário do Rádio no Brasil!

SBCOMM - Assessoria de Imprensa

“Rádio Educativa do Paraná” é um documentário que apresenta o olhar de pessoas que ajudaram a construir a emissora ao longo dos seus quase 70 anos de história.

Para “contar” essa jornada, foi criado um programa de rádio fictício, onde a jornalista e locutora Claudia Vicentin, no estúdio da emissora, anuncia que o assunto do dia será a história do rádio. O ouvinte, que na verdade é o telespectador, é convidado a fazer uma viagem no tempo, relembrando os primeiros anos da chegada do rádio ao Brasil, fato que ocorreu em setembro de 1922.

Ou seja, estamos comemorando 100 anos do veículo no nosso país, momento mais que pertinente para resgatar e registrar a trajetória desse herói da resistência, entre todos os veículos de comunicação inventados até hoje. São incontáveis músicas, gêneros, programas, artistas, personagens que ajudaram a contar a história do Brasil, ao longo de um século.

Após esta breve introdução realizada por áudios históricos, fotos e vídeos, o conteúdo encaminha-se para os primeiros anos da trajetória do rádio no Paraná, até desembocar no principal foco do filme: a Rádio Educativa do Paraná.

Situada na cidade de Curitiba, a Rádio Educativa do Paraná começou suas atividades em 1953, quando o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto incluiu sua criação nas festividades da comemoração do centenário da emancipação política do Estado. Há poucos registros históricos, documentais e até testemunhais dos quase 70 anos de existência, e de resistência da Educativa, fato que reforçou a necessidade de realizar esse trabalho de resgate de uma emissora que sobrevive muito devido à paixão e dedicação de funcionários e colaboradores que abraçaram a missão de divulgar e exaltar as culturas paranaense, brasileira e do mundo, através da música.

SBCOMM_Assessoria_de_Imprensa_mesa_de_áudio

Dirigido por Geraldo Pioli, com apresentação de Claudia Vicentin que também divide o roteiro com a escritora e ex-diretora da Rádio Educativa, Adriana Sydor, direção de produção de Carla Pioli, e produção executiva de Luciana Monteiro, o filme está estruturado com base em depoimentos de colaboradores, ouvintes, artistas, radialistas, além de imagens da rotina diária da emissora, das atribuições dos funcionários, materiais em arquivos de áudio, fotografias, imagens de acervos particulares e algumas captações atuais que ajudaram a compor visualmente a narrativa.

A Rádio Educativa do Paraná é uma emissora pública que ao longo dos anos desfilou em diferentes pastas no governo do Estado. Foi gerida pela Educação, pela Cultura e pela Comunicação, com mais ou menos interesse a depender de cada momento.

Mesmo sendo mantida financeiramente pelo Governo do Estado, e portanto, sujeita à interferência de diferentes gestões, a Rádio Educativa do Paraná conseguiu, ao longo de décadas, ser reconhecida como uma das rádios públicas mais importantes do Brasil, por sua riquíssima e eclética programação, resultado de um tenso equilíbrio de forças não excludentes, mas que se complementaram em manutenção, gestão e desenvolvimento de trabalho.

Acima de tudo, o filme pretende instigar as pessoas a olharem essa rádio tão importante para o Paraná e para o Brasil, como uma rádio de Estado, e não de governo.

Esse projeto teve incentivo cultural da CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, e foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba, e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Documentário Rádio Educativa do Paraná

Lançamento oficial: 06 de setembro, às 19h

Sessões nos dias 07 setembro às 19h

e 11 de setembro: sessões a partir das 14:30h

Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

B: São Francisco – Curitiba – Tel: 3321 3252

Contato: 41-99198-0830 (Geraldo)

41-99629-0837 (Luciana Monteiro)

Entrada franca.

WhatsApp Image 2022-08-23 at 12.04.44

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, CINEMA, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s