Lapinha Spa convida Doutora Sley Tanigawa para realizar a semana de “Segredos dos Povos Mais Longevos – Conheça as Blue Zones”

 

 

Primeira clínica spa médico do Brasil traz especialista em Medicina do Estilo de Vida entre os dias 31 de junho e 06 de agosto

 

Buscando sempre temas ligados à atualidade, a Lapinha SPA promove, entre os dias 31 de junho e 06 de agosto, a Semana “Segredos dos Povos Mais Longevos – Conheça as Blue Zones” com a convidada Dra. Sley Tanigawa, médica acupunturista com certificação em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard Medical School. A poucos meses de completar 50 anos, a instituição vem procurando trazer cada vez mais diversidade nos temas abordados em suas semanas temáticas. 

Esta semana, a Lapinha convida a Doutora Sley para contar um pouco mais sobre o que são Blue Zones, proporcionar conversas e reflexões com base científica e suas aplicações na saúde mental e física, de forma que possam ser alinhadas para uma qualidade de vida maior.  Em entrevista, a doutora relata que “eu vejo a Lapinha como uma “mini Blue Zone”, presente aqui no Brasil. Muitos dos aspectos identificados para uma vida melhor e mais longa já são aplicados por aí”, explica.

Blue Zones são regiões do mundo nas quais foram identificadas que as pessoas vivem em condições de vida melhores e, por conseguinte, acabam vivendo mais. Elas, segundo a doutora: “refletem o estilo de vida e o ambiente das pessoas mais longevas do mundo[…] Estas comunidades compartilham de hábitos como movimentar-se naturalmente, cultivam seu senso de pertencimento e de propósito na vida, respeitam a espiritualidade e o ciclo natural do dia, ou seja, procuram fazer atividades de maior gasto energético durante as primeiras horas do dia e ao chegar ao final da tarde, diminuem o ritmo, procurando fazer atividades mais relaxantes ou apenas se reunindo com entes queridos para uma refeição e um momento mais descontraído.” Essa associação foi inicialmente feita por Dan Buettner, pesquisador da National Geographic, que durante suas viagens observou que onde os idosos faziam parte ativamente de suas comunidades existia  uma representação expressiva da união entre longevidade e qualidade de vida. 

Nesta semana, os hóspedes terão a experiência do que é viver em uma Blue Zone e, após o final de suas estadias, poderão aplicar o conhecimento adquirido transmitido pela Dra. Sley, que além de referência no assunto, é coordenadora da pós-graduação em Estilo de Vida no Hospital Israelita Albert Einstein, presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (2020-2021) e co-fundadora do Instituto de Medicina do Estilo de Vida IMEVi.

 

Programação da Semana Segredos dos Povos Mais Longevos Conheça as Blue Zones:

Domingo – 31/07

19:00 – Roda de Acolhida e Abertura da Semana 

Segunda – 01/08

06:30 – Caminhada na natureza

19:00 – Saber médico: “A importância de saber desacelerar e descomprimir”

Médico Lapinha e Dra. Sley

20:00 – Mente e corpo: Respiração consciente

Terça – 02/08

06:30 – Caminhada na natureza

13:30 – Aula de Culinária “Traga uma Blue Zone para a sua mesa” Dra. Sley e Equipe Lapinha

16:00 – Dança para o corpo e alma

19:00 – Saber Nutricional: “Como alimentar o corpo, a mente e o bom humor”

Nutricionista Marcieli e Dra. Sley

Quarta – 03/08

06:30 – Caminhada na natureza

09:15 – Passeio na Horta

16:00 – O poder dos relacionamentos saudáveis | Dra. Sley

20:00 – Show Musical

Quinta – 04/08

06:30 – Caminhada na natureza

16:00 – Vidas em movimento | Dra. Sley

20:00 – Mente e corpo: Respiração e relaxamento

Sexta – 05/08

06:30 – Caminhada na natureza

13:30 – Trilha das Imbuias

20:00 – Como construir a sua própria Blue Zone | Dra. Sley

Sábado – 06/08

06:30 – Caminhada na natureza

15:00 – Passeio de Bike

19:30 – Show musical

 

Sobre Blue Zones

Blue Zones são locais no mundo nas quais se identificou que as pessoas vivem mais e melhor. Essa associação foi inicialmente feita por Dan Buettner, pesquisador da National Geographic, que durante as viagens que fazia ao redor do globo passou a descobrir lugares onde os idosos faziam parte ativamente de suas comunidades, ou seja, uma representação expressiva da união entre longevidade e qualidade de vida.

Este termo passou a ser utilizado após o trabalho demográfico realizado na sequência destas constatações, onde os envolvidos no projeto destacavam áreas no mapa com círculos feitos em caneta azul, identificando estas regiões com populações mais longevas.  

As localidades onde foram feitas as primeiras pesquisas e se identificaram os principais conceitos para as Blue Zones são: Okinawa, no Japão; Sardenha, na Itália; Nicoya, na Costa Rica; Ikaria, na Grécia, e Loma Linda, na Califórnia.

 

Sobre Lapinha SPA

Pioneira na prática da medicina integrativa no Brasil há 50 anos, a Lapinha é a primeira clínica e spa médico do país. Sua história teve início na década de 70, quando a brasileira descendente de alemães, Margarida Bornschein Langer, experimentou na Suíça os benefícios da medicina naturista. Animada com os resultados, voltou ao Brasil decidida a construir um centro para difundir o tratamento.

Com uma equipe altamente atualizada e qualificada, a Lapinha aplica os conhecimentos da medicina clínica, baseados em evidências, às práticas holísticas e métodos que buscam tratar a saúde do corpo como um todo, em busca de vitalidade e bem-estar em todas as fases da vida. Em sua grade de atividades, são priorizadas atividades que equilibram o corpo e a mente como: exercícios de meditação e relaxamento, mindfulness, caminhadas longas ao amanhecer, yoga, circuito funcional, entre vários outros. 

Resultado do seu trabalho dedicado, a Lapinha Spa vem colecionando títulos e honrarias no segmento: Em 2022, foi eleita o Melhor Spa Independente e em 2021, foi eleita como o Spa mais Sustentável do Mundo, ambos conferidos pelo  World Spa & Wellness Awards, uma premiação conferida anualmente. Em 2016, o spa ficou entre os seis melhores do mundo pela mesmo evento e foi eleito por três anos consecutivos como o Melhor Spa das Américas. A Lapinha também foi o primeiro spa brasileiro a conquistar o criterioso selo internacional Healing Hotels of the World e também o selo Condé Nast Johansens, que reúne os melhores destinos como spas e hotéis boutique, entre outros. Também em 2014, ganhou os prêmios de Melhor destino Wellness da América do Sul e Melhor destino Wellnesss do Brasil pelo Wellness Travel Awards, realizado pelo renomado Spafinder, de Londres.

Mais informações: www.lapinha.com.br

Instagram: @lapinhaspa

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, HOTÉIS, hoteis, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s