Conheça as receitas dos finalistas brasileiros do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2022

427924b0386fec6a7d0f31a4cec81ace

Nomes da coquetelaria e do barismo de norte a sul do país concorrem a vaga inédita para defender o título mundial

Os  bartenders Alex Reimão, do Rio de Janeiro, Junior Barros, de Fortaleza, Luana Campos e André Caveagna, ambos de São Paulo, agora se juntarão aos baristas Igor Dutra e Leo Oliva, de Curitiba, para concorrer  a chance de representar o Brasil na final global da sexta edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge – disputa que desafia profissionais dos dois balcões a criarem a melhor e mais criativa nova receita que combine Licor 43 e café no coquetel. O encontro irá acontecer entre os dias 17 e 20 de outubro, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e irá reunir alguns dos principais nomes da coquetelaria e do barismo mundial.

Depois de vencer a final nacional, a campeã ou campeão brasileiro seguirá para disputar o título mundial com outros 9 competidores de várias partes do mundo que também buscarão esse feito inédito na competição.

Após dois anos acontecendo de maneira virtual por causa da pandemia, a grande final global volta no formato presencial e, desta vez, irá levar os melhores bartenders e baristas para se enfrentarem em Gran Canaria, na Espanha.

A marca espanhola do tradicional licor que leva 43 ervas e botânicos na composição, mais uma vez convidou bartenders e baristas profissionais ao redor do mundo para mostrarem suas habilidades e criatividade na arte de combinar Licor 43 e café. Foram 10 rodadas regionais em países distintos e mais de 200 inscritos no Brasil, número recorde da competição local. Agora os finalistas terão de conquistar novamente o júri composto por Gelma Franco, barista e uma das maiores especialistas em cafés do país, Cintia Oliveira, jornalista especializada em gastronomia, Michel Berndt, apaixonado pela coquetelaria e pessoa por trás do perfil Mix-o-Logic no instagram e Tomas Lellis Vieira, gerente da Zamora Company para a América do Sul, para ver quem irá carimbar o passaporte para a Espanha.

Na final local, os competidores irão se reunir em um evento para preparar os coquetéis e enfrentar seus colegas de balcão – de bares e dos  cafés,  em busca da nova receita mais criativa e o melhor storytelling por trás da criação para poder representar o país na final global.

Vale lembrar que o Brasil é o atual campeão mundial da disputa, com a bartender de Natal, Thalita Freire, conquistando o ouro com o coquetel Tropicália, receita que leva suco de maracujá coado entre os ingredientes que se misturam ao Licor 43 e ao café. Thalita, como atual campeã da disputa, participa como uma das juradas da grande final.

A final nacional do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2022 acontece no dia 23 agosto e o vencedor será anunciado pelas redes sociais e site Licor 43 Brasil.

Na etapa global, retomando ao painel dos jurados está o holandês campeão de barismo, Marijin Gijsbers, que junto com a bartender e mixologista americana conhecida por criar a primeira competição de speed bartending feminina, a Speed Rack, Lynnette Marerro, e a brasileira atual campeã global, Thalita Freire, irão buscar o novo melhor e mais criativo coquetel que leve Licor 43 e café.

Como premiação e reconhecimento, o campeão global de 2022 vai receber uma bolsa com um valor para auxiliar a investir em equipamentos profissionais e cursos para o desenvolvimento da carreira, além de, se desejável for, se juntar para integrar o corpo de jurados da próxima edição e se tornar o mais novo Licor 43 Coffee Master – embaixador que irá acompanhar a marca nas principais feiras internacionais de 2023.

O café faz parte da história do Licor 43, desde o Café Asiatico em Cartagena até o Café Barraquito em Tenerife, na década de 1950, para o Carajillo 43, a famosa combinação que leva Licor 43, café espresso e gelo. “O Carajillo foi um catalizador para que as pessoas enxergassem as infinitas possibilidades de combinar ingredientes para drinks e até sobremesas com licor 43”, explica Tomas Lellis Vieira – gerente da Zamora Company para a América Latina e um dos jurados dessa edição da etapa nacional. “ A competição vem crescendo ano após ano em todo o mundo e o mais legal é acompanhar o desenvolvimento e a troca de conhecimento entre Bartenders & Baristas do mundo todo”, finaliza Lellis.

Confira abaixo as receitas e autores dos seis coquetéis finalistas:

La Furia 43 – por Andre Caveagni

25ml Licor 43 Original

25ml Café espresso

25ml Jerez Amontillado

30ml Brandy de Jerez Carlos I

10ml Suco de limão

10ml Xarope de açúcar

5 cubos de abacaxi (45g)

Guarnição: meia fatia de abacaxi bem fina caramelizada

Modo de preparo: Macere os cubos de abacaxi na coqueteleira, adicione os outros ingredientes, gelo e bata por 8 a 10 segundos. Faça uma coagem fina para sirvir em copo baixo previamente gelado e coloque um cubo de gelo grande. Para a guarnição, passe o açúcar cristal na meia fatia de abacaxi, caramelize com o maçarico e encaixe entre o copo e o gelo.

Terra da Luz – por Júnior Barros

40ml Licor 43 Original

10ml Fireball

30ml Suco de abacaxi concentrado

25ml Café filtrado 10×1 (10ml de água para 1g de café)

Guarnição: Abacaxi banhado em chocolate 60% cacau

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira e mexa para misturar bem. Servir em copo baixo.

Ananã – por Igor Dutra

60ml Suco natural de abacaxi havaí

50ml Licor 43 Original

15ml Leite de coco

20ml Café espresso (ristretto)

Guarnição: Ramos de hortelã

Modo de preparo: Bata o suco de abacaxi, o Licor 43 e o leite de coco em uma coqueteleira com gelo. Sirva a mistura em uma coagem simples para um copo Highball (copo alto) com gelo.

Lua Nova – por Luana Campos

 

37.5ml Licor 43 Original

20ml Amaro Lucano

30 ml Café

15 ml Suco de limão Siciliano

1dash Bitter de laranja

1dash Bitter angostura

Finalize com emblema da Licor 43 com spray de angostura

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes na coqueteleira – realize a técnica de Dry Shake para deixar todos os ingredientes homogênicos, adicione gelo e mexa a coqueteleira até resfriar e diluir os insumos. Finalize com o  reverse shake para dar cremosidade e corpo. Servir em taça coupê.

Terraza – por Leo Oliva

 

30ml Licor 43 Original

30ml Café proporção 3×1

25ml Suco abacaxi

20ml Cachaça

5ml Suco de limão siciliano

Guarnição: Abacaxi caramelizado

Modo de preparo: Adicionar todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e bater. Coar o gelo e bater sem gelo (Dry shake).

Faça uma coagem dupla para taça coupé e decore com o  abacaxi caramelizado. Para o abacaxi, descasque a fruta e processe no liquidificador puro e peneire.

Baco – por Alex Reimão

50ml Licor 43 Original

30ml Café Niquinho

20ml Sumo de tangerina

25ml Float de vinho tinto

Modo de preparo: Coloque o Licor 43 Original, o café e o sumo de tangerina na coqueteleira, adicione gelo e bata até resfriar bem. Faça uma dupla coagem para servir em copo baixo e finalize com float de vinho Cabernet Sauvignon.

Modo de preparo do café : Adicione  10g de café Niquinho para 108g de água em 92’c.

Moagem fina , feito no coador ,com filtro de papel .método  Melitta.

https://www.licor43.com.br/bartenders-baristas-challenge/

 

Sobre a Aurora Fine Brands

Fundada em 1921 em Hamburgo na Alemanha, a Aurora Fine Brands é hoje uma das empresas mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946. Com 75 anos de experiência no mercado brasileiro de alimentos e bebidas premium, possui 4 divisões: Destilados & Licores, Confectionery, Alimentos e Vinhos (divisão mais conhecida como Inovini). Possui mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas estão a geléia francesa St Dalfour, molho de pimenta Tabasco, mostardas Maille, biscoitos Bahlsen, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e na Inovini as marcas: Undurraga, Gonzalez Byass, Louis Latour, Penfolds entre outras.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Aurora Fine Brands é a única empresa da América Latina membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers). Sob o comando de Alberto Jacobsberg desde 1985, representando a terceira geração da família, a empresa tem como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, excelência na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos.

Para saber mais acesse – www.aurora.com.br 

Sobre a Zamora Company

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de elevado valor agregado, visando a satisfação do cliente e a criação e desenvolvimento de marcas premium. Com participação em mais de 80 países, a Zamora Company é composta por uma experiente equipe internacional de mais de 400 pessoas e um extenso portfólio de marcas Premium, com fábricas na Espanha, Itália, Estados Unidos e República Dominicana, e com um volume de negócios anual de 208 milhões de euros.

É detentora de marcas reconhecidas de prestígio internacional, como Licor 43, Ramón Bilbao, Limoncello Villa Massa, Gin Martin Miller, Lolea Sangria, Mar de Frades, Pacharán Zoco, Cruz de Alba, Thunder Bitch e El Afilador Orujos, a a que devemos acrescentar as marcas distribuídas e investidas que fazem parte do portfólio de produtos da empresa: Matusalem, Pommery Champagne, entre outras.

www.zamoracompany.com

@licor43brasil

https://www.facebook.com/Licor43Brasil #LICOR43BB22

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s