Por qual motivo se come nhoque no dia 29?

Pelo mundo, muitas pessoas comem nhoque no dia 29 de todos os meses

Muitas histórias de culturas envolvem a gastronomia pelo mundo. Os italianos, têm “gnocchidella fortuna”, que traduzido para a língua portuguesa é o “nhoque da fortuna” ou “nhoque da sorte”. Essa massa está na refeição de muitas pessoas ao redor do mundo todos os dias 29 de cada mês. Mas, qual é o motivo disso?

A lenda italiana diz que, em uma noite de 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo católico que viveu no século IV, perambulava com vestes maltrapilhas em um vilarejo na Itália. Assim, com muita fome, ele bateu na porta de uma família numerosa e com pouca comida na mesa. Ainda que a mesa não estivesse farta, o patriarca convidou o homem e dividiu o jantar com ele.

A família dividiu o jantar com o desconhecido, cujo alimento era nhoque. Para dividir com São Pantaleão, eles se contentaram com sete unidades da massa para cada um. No fim da refeição, São Pantaleão se foi. Quando o patriarca tirou a mesa, ele se deparou com muito dinheiro embaixo de cada um dos pratos. Por isso, todo dia 29 é dia do Nhoque da Sorte.

Para entrar na tradição, é necessário que, além de comer nhoque no dia 29 de cada mês, o ritual pede que se tenha dinheiro sob o prato, depois deve-se comer sete unidades do nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles. Então, após isso, a família deve se reunir à mesa e comer à vontade.

Com essa tradição em vista, o Spaccio RAR, empório gourmet italiano, oferece um menu especial para os dias 29 de cada mês, em razão do Nhoque da Sorte. Os amantes da gastronomia italiana podem ir ao espaço no dia do Nhoque da Sorte e garantir o benefício do dólar RAR. Esse cupom dá o direito aos consumidores de 10% de desconto em futuras compras.

Por fim, vale ressaltar que, é possível aproveitar o dia do Nhoque da Sorte, efetuando reserva, desde às 11h da manhã até às 22h da noite.

Spaccio RAR Curitiba

Serviço: Empório Gourmet, Bistrô e Wine Bar

Instagram: @spacciorarcuritiba

Segunda a sábado, das 10h às 20h.

Domingos e feriados, das 10h às 15h.

Endereço: Rua Francisco Rocha, 717 – Batel

Fone: (41) 3092- 4182

ede00ec1-3f5b-4e7e-a916-b891eedb03a1

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s