Calçadão da Rua XV de Novembro ganha árvore “viva”, com sálvias e 11 metros de altura

A árvore de Natal “viva” da Rua XV de Novembro recebeu, nesta quarta-feira (10/11), os cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas que já dão um colorido todo especial ao calçadão do Centro. Localizada na quadra entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Doutor Muricy, a estrutura de 11 metros faz parte do Natal O Boticário, que integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

Todas as flores da árvore de Natal da Rua XV de Novembro são produzidas no Horto Municipal da Prefeitura, no bairro Guabirotuba.

Uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), formada por 20 servidores, trabalhou durante parte da manhã na colocação dos vasinhos de sálvia. “É uma emoção muito grande fazer este trabalho que transforma toda a cidade, que entra no clima de Natal e fica muito mais bonita”, afirmou João Carlos Alves, 56 anos, servidor há 34 anos da Prefeitura e que estava caracterizado de Papai Noel. “Até deixei a barba crescer desde junho para entrar no clima do personagem”, revelou ele.

Além da Árvore da Vida, o calçadão da Rua XV de Novembro já recebeu outras novidades do Natal O Boticário, como mantos de luz e a iluminação dos postes republicanos, transformados em “candelabros” ao redor da árvore de Natal. Até a semana que vem também serão instaladas atrações interativas, como mensagens de luz para aquelas selfies como amigos e familiares, bem como caixas de presente gigantes ricamente decoradas e que irão proporcionar experiências sensoriais e olfativas. A atração vai estrear no dia 22 de novembro.

Horto Municipal

José Roberto Roloff, diretor do Departamento de Produção Vegetal da SMMA, contou que desde junho 600 mil mudas de sálvias vermelhas foram produzidas no Horto Municipal para deixar a cidade no clima de Natal neste fim de ano. “Além das sálvias, também são produzidas no horto outras flores na cor vermelha, como sunpatiens, begônias e petúnias, que são usadas nos vasos que se espalham por calçadões do Centro e também em canteiros”, acrescentou ele.

Anualmente, o Horto Municipal do Guabirotuba produz cerca de 2,5 milhões de flores, com diversas espécies, conforme as estações do ano. O Departamento de Parques e Praças da SMMA já finalizou as trocas de flores nos parques Barigui e Tanguá. Em breve, vai ser possível contemplar o paisagismo no canteiro da Avenida Manoel Ribas, no caminho para Santa Felicidade e no Memorial Paranista do Parque São Lourenço.

Árvores “vivas”

Além da Rua XV de Novembro, o Jardim Botânico e o Largo da Ordem estão recebendo suas “Árvores da Vida”. Também com 11 metros, uma estrutura foi instalada nesta quarta-feira (10/11) no Largo da Ordem, que irá receber na quinta-feira (11/11) os vasinhos de sálvias. Já a árvore do Jardim Botânico, que teve sua estrutura colocada na semana passada junto à estufa, ganhará flores na sexta-feira (12/11).

Ao todo, Curitiba terá 30 árvores na temporada natalina de 2021, entre árvores ornamentadas com flores e estruturas com microlâmpadas de LED.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro

Foto: Luiz Costa/SMCS

Maior do Natal de Curitiba, árvore de 22 metros do Parque Barigui começa a ser montada. Curitiba, 09/11/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Maior do Natal de Curitiba, árvore de 22 metros do Parque Barigui começa a ser montada. Curitiba, 09/11/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
1/9

Localizada em uma ilhota artificial no lago, a árvore natalina do Parque Barigui é a mais alta do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 e teve sua estrutura finalizada na terça-feira (9/11).

Nos próximos dias, a estrutura de 22 metros de altura irá receber os 54 mil pontos de luz LED na cor verde, que irão proporcionar uma bela imagem do reflexo da árvore na água ao anoitecer.

Para instalar a árvore de luz na ilhota, equipes da Prefeitura precisaram construir uma ponte de madeira para transportar as ferragens da enorme estrutura. Depois de colocada e testada a iluminação, a ponte será desmontada.

A atração, que tem patrocínio do ParkShoppingBarigui, é uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima natalino da capital. Mas o Parque Barigui vai receber um outro evento imperdível da temporada natalina deste ano.

Caminho de Luz

O espaço verde também irá sediar o Caminho de Luz Copel Telecom, um circuito de carro (drive-thru) que vai começar no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e seguirá por um circuito de 1,4 km, até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, várias atrações interativas, inclusive com realidade aumentada, poderão ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio.

O circuito ainda terá túneis de luz e uma segunda árvore, que irá finalizar o trajeto na Cândido Hartmann.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Quem passa pela rotatória da Rua Cândido Hartmann também já pode ter se surpreendido com o brilho verde da árvore de Natal de luz do Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui.
Foto: Anderson Fabiano
Quem passa pela rotatória da Rua Cândido Hartmann também já pode ter se surpreendido com o brilho verde da árvore de Natal de luz do Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Foto: Anderson Fabiano
1/8

Durante o dia, as estruturas das atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 podem até passar despercebidas em meio ao ir e vir das ruas e parques. Mas à noite, os testes de luz cênica já dão um gostinho de como o cenário da cidade irá mudar a partir de 18 de novembro, com o início da programação.

No primeiro parque da capital, o Passeio Público, contornos de luz já foram testados nos portais, na ponte pênsil, ao redor de lagos e na Ilha dos Poetas, que será o palco de autos nos fins de semana dentro da programação do Natal Condor. Em outra ilhota está a árvore de Natal de 15 metros repleta de pontos de luz. São cerca de 45 mil microlâmpadas de LED na cor verde, que foram ligadas por alguns minutos e que transformam a paisagem ao anoitecer.

O Natal Condor no Passeio Público ainda terá o circuito natalino (drive-thru) Caminho de Luz, sessões no Coreto Digital e outras surpresas que estão sendo preparadas pela empresa patrocinadora.

Rotatória

Quem passa pela rotatória da Rua Cândido Hartmann, entre os bairros Bigorrilho e Santo Inácio, já pode ter se surpreendido com o brilho verde de outra árvore de Natal. A atração vai encerrar o percurso do circuito natalino drive-thru Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui, que terá 1,4 km e muitas atrações para toda a família.

A estrutura de 18 metros é toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde, que foram ligadas por alguns minutos nos últimos dias.

O Parque Barigui ainda receberá a maior árvore de Natal desta temporada, uma estrutura com 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi e começa a ser montada nesta terça-feira (9/11).

“Candelabros”

No famoso calçadão de Curitiba, as centenas de microlâmpadas de LED dos mantos de luz e que cobrem postes republicanos, transformados em candelabros, já foram submetidas a testes para a estreia do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro. Até a semana que vem outras novidades da atração serão instaladas, como mensagens de luz e caixas de presente gigantes decoradas e que irão proporcionar experiências sensoriais e olfativas.

O Natal O Boticário na Rua XV de Novembro ainda terá uma Árvore da Vida de 11 metros, que irá receber seus 5 mil vasinhos de sálvias na manhã desta quarta-feira (10/11).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

 

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, eventos, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s