Goethe-Institut Curitiba oferece atividades na edição virtual da 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura

Evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, conta com várias parcerias

 

Literatura, dança, quadrinhos, contação de histórias e aprendizado de alemão fazem parte das atrações oferecidas pelo Goethe-Institut Curitiba durante a 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com diversas instituições.

 

As ações realizadas pelo Goethe-Institut Curitiba serão todas transmitidas em português pelo canal do YouTube da instituição. A primeira acontece na segunda-feira, dia 23, a partir das 10h, e é voltado para aqueles que têm interesse em dança. A palestra “Pina Bausch e a dança-teatro: Pontos de afeto e diálogo“, com o artista e pesquisador Renato Sbardelotto, abordará o trabalho da companhia de dança alemã “Tanztheater Wuppertal Pina Bausch”, fundada pela bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), e as influências que ela teve na vida e trajetória de Sbardelotto, que vive na cidade da cidade de Wuppertal, na Alemanha.

 

Já na quarta-feira, dia 25, o Instituto oferecerá dois encontros. No primeiro, às 16h, a mediadora de leitura, contadora de histórias e diretora teatral Lilyan Souza realizará leituras de obras do escritor de literatura infantil Wolf Erlbruch, seguidas de reflexões e debates sobre os temas abordados nas histórias. Embora sejam destinados às crianças os livros do escritor costumam tratar de assuntos que também causam dúvidas nos adultos, como a morte, a finitude, a paternidade e maternidade, o desejo de permanência, as curiosidades sobre a vida e suas descobertas.

 

O segundo encontro do dia, às 19h, será um minicurso especial para quem acha o alemão um idioma difícil. A mestranda binacional pelas Universidades de Leipzig e pela UFPR, Katharina Bleher, apresentará alguns dos mitos sobre a língua alemã e até similaridades dela com com o português e com o inglês para mostrar que não o idioma não é tão complicado de aprender como algumas pessoas imaginam.

 

Quadrinhos e irmãos Grimm

 

Quem gosta de histórias em quadrinhos, poderá conhecer as semelhanças e particularidades da produção desse gênero literário na Alemanha e no Brasil com o premiado quadrinista José Aguiar é quem comandará uma palestra na quinta-feira, dia 26, às 10h. Ele traçará um paralelo entre os dois países por meio da evolução da linguagem dos quadrinhos, atores e personagens entre os séculos XIX ao XXI.

 

Para encerrar a participação do Goethe-Institut Curitiba no evento cultural, clássicos mundiais da literatura alemã estarão na oficina „Entre riso e o susto: narração de histórias a partir dos irmãos Grimm“, na sexta-feira, dia 27, também às 10h. A atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura Fabiane de Cezaro discutirá a ancestralidade que envolve a arte de contar histórias por meio das narrativas escritas, remendadas e transformadas pelos irmãos Grimm como uma rica fonte para o repertório de um contador. O objetivo é mostrar a importância da contação de histórias para a aproximação com a literatura como processo de incentivo à leitura.

 

Centenas de atrações

 

As atividades do Goethe-Institut Curitiba fazem parte de mais de cem atrações gratuitas da 12ª Semana de Arte, Cultura e Literatura, que busca ampliar o repertório artístico, cultural e pedagógico dos profissionais da educação, assim como da comunidade em geral. A programação completa está disponível no portal aprendere.curitiba.pr.gov.br e inclui rodas de leituras, palestras, cursos, espetáculos filmes, entre outros, alguns com exibições abertas e outras com necessidade de inscrições prévias.

 

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Devido à pandemia, o atendimento presencial está temporariamente suspenso. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 17h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: www.goethe.de/curitiba.

Foto Ilustrativa_Crédito Pixabay

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s