Harmonização corporal: como manter o corpo e mente em equilíbrio

Isolamento social aumenta casos de estresse, depressão e ansiedade aguda

 

Sintomas como estresse, fadiga, falta de libido, aumento de peso, insônia, perda de memória são realidade para muitas pessoas, ainda mais agora com o isolamento social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população mundial e quase 70% dos brasileiros. Além disso, o Ministério da Saúde aponta que quase 20% da população do nosso país está obesa.

Nos últimos meses, em meio à pandemia, esses sintomas têm crescido entre os brasileiros. Um levantamento feito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com Matthew Stults-Kolehmainen, do Hospital New Haven, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostra que casos de depressão aumentaram 90% no intervalo de pouco menos de um mês, durante o isolamento social. A pesquisa aponta também que a prevalência de pessoas com estresse agudo subiu de 6,9% para 9,7% (aumento de 40%) e os casos de depressão saíram de 4,2% para 8%. Já os casos de crise aguda de ansiedade foram de 8,7% para 14,9% (alta de 71%). Além disso, dois novos estudos, um realizado na França e outro nos Estados Unidos, revelam que a obesidade é a condição crônica que mais leva pessoas a serem hospitalizadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Segundo a médica da Eden Clinic, Marcia Simões, um corpo em equilíbrio, junto a uma dieta balanceada, contribui para o controle de doenças crônicas, melhora da capacidade cognitiva e saúde em geral. “Muitas vezes o paciente tem insônia ou fica estressado constantemente e não procura ajuda médica. Essas doenças, se não tratadas, podem evoluir e se tornarem crônicas, como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, ansiedade, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, depressão, transtorno bipolar, Alzheimer, entre outras”, alerta.

A harmonização corporal consiste em uma análise minuciosa dos níveis vitamínicos, minerais e hormonais do organismo, que identifica excessos ou falta de componentes que podem levar para o desenvolvimento dessas doenças.  “Por exemplo: o paciente que tem falta de vitamina B no corpo, pode apresentar sintomas como cansaço, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça”, explica. “A reposição desses componentes pode ser suficiente para manter a saúde em dia, com qualidade de vida. O ajuste corporal fornece uma melhora no funcionamento da parte cognitiva, disposição, foco, concentração, composição corporal e recuperação neural”, completa.

Os fatores analisados na Harmonização Corporal são a composição corporal;  sintomas do trato intestinal – o intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo, responsável por grande parte da produção hormonal, e também de serotonina, neurotransmissor importante no tratamento da depressão; saúde mental e a função cognitiva. “Um corpo em equilíbrio está preparado para o ganho de massa, diminuição de gordura e melhora da saúde em geral e, principalmente, para lidar com situações diversas, como essa que estamos vivendo agora, em meio à pandemia e isolamento social”, afirma.

Além da análise corporal, a saúde mental também está, muitas vezes, ligada a falta ou excesso de componentes no corpo. “O estresse faz a liberação acelerada de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que reduzem o calibre dos vasos e, em longo prazo, potencializa o risco de hipertensão e arritmias cardíacas”, lembra. A falta de vitaminas como a B12 e minerais como o cálcio, ferro, zinco, ferro, ômega 3 podem causar falta de memória.

A médica lembra que é preciso manter os exames em dias e os níveis adequados de vitaminas, minerais e hormônios, para um dia a dia saudável com muita qualidade de vida. “É importante verificar os níveis do organismo pelo menos uma vez ao ano ou sempre que algum sintoma chamar a atenção, ou incomodar por mais de uma semana”, explica, lembrando que mesmo em tempos de isolamento social a prática frequente de exercícios físicos é crucial para o bem estar físico e mental.

 

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões Kornin, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s