Esta simulação em 3D mostra por que o distanciamento social é tão importante
- Colaboração da médica Cibele T. Barbosa-Cesnik, epidemiologista, com experiência profissional no centro de inteligência epidemiológica do ‘Centers for Disease Control and Prevention (CDC)‘, OMS — World Health Organization (WHO), Brown University e University of Michigan.
Especialistas em saúde pública e funcionários eleitos enfatizaram repetidamente que o distanciamento social é a melhor ferramenta que temos para retardar o surto de coronavírus.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incentivam as pessoas a ficar em casa. Se você precisar se aventurar, fique a pelo menos um metro e meio de distância dos outros. A Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de três pés (90 cm) de separação.
Os cientistas estão aprendendo sobre o novo coronavírus em tempo real, e aqueles que estudam doenças respiratórias semelhantes dizem que, até que seja melhor compreendido, nenhuma diretriz provavelmente oferecerá segurança perfeita. Em vez disso, entender as possíveis rotas de transmissão do vírus pode nos ajudar a entender por que é tão importante manter distância.

Os cientistas que estudam a transmissão de doenças respiratórias como a gripe dizem que as infecções geralmente ocorrem quando uma pessoa saudável entra em contato com gotículas respiratórias da tosse, espirro ou respiração de uma pessoa infectada.
Essa simulação, criada usando dados de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Kyoto, oferece uma visão do que pode acontecer quando alguém tosse dentro de casa. A tosse produz gotículas respiratórias de tamanhos variados. Gotas maiores caem no chão ou se fragmentam em gotas menores.
As tosses mais pesadas liberam cerca de um quarto de colher de chá de líquido, com gotas dispersando rapidamente por toda a sala. A simulação mostra sua propagação por um minuto, dentro de uma sala de cerca de 600 pés quadrados (55 metros quadrados – 7,4 x 7,4 m). Sob outras condições, as partículas podem se comportar de maneira diferente.

O C.D.C. (Centro de Controle e Prevenção de Doenças – Estados Unidos) diz que manter pelo menos seis pés (1,82 m) de distância dos outros pode ajudar a evitar o contato com essas gotículas respiratórias e diminuir o risco de infecção. Essa orientação é baseada no pressuposto de que a transmissão ocorre principalmente através de grandes gotículas que caem nas proximidades.
Mas, como sugere esta simulação, e os cientistas argumentaram, as gotículas podem viajar mais de um metro e oitenta. E pequenas gotículas conhecidas como aerossóis podem permanecer suspensas ou viajar pelo ar antes de se depositarem nas superfícies. É assim que eles podem se dispersar nos próximos 20 minutos.
“Não é como, ‘Oh, tem um metro e oitenta, todos caíram e não há nada'”, disse Donald K. Milton, cientista de aerossóis infecciosos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland. “É mais parecido com um movimente continuo, que se espraia no ambiente”.
De fato, os pesquisadores da MIT – Massachusetts Institute of Technology estudando tosses e espirros observaram partículas de uma tosse viajando até 16 pés (4,88 m) e as de um espirro viajando até 26 pés (7,92 m).
Tudo isso sugere que manter uma distância de seis pés (1,82 m) ou mais pode reduzir muito a possibilidade de transmissão, em comparação com a proximidade. “Quanto mais você se afasta, mais diluído é”, disse Milton sobre o aerosol.
Tossir e espirrar pode não ser a única causa de preocupação. Estudos sobre influenza mostraram que pessoas infectadas com sintomas leves ou inexistentes também podem gerar gotículas infecciosas através da fala e da respiração.
Uma pessoa infectada falando por cinco minutos em um espaço mal ventilado pode produzir tantas gotas virais quanto uma tosse infecciosa. “Se houver dez pessoas lá, isso vai aumentar”, disse Pratim Biswas, especialista em aerossóis da Universidade de Washington em St. Louis.
Nos últimos dias, as autoridades de saúde pública sugeriram que, além do distanciamento social, mais pessoas deveriam usar máscaras faciais para ajudar a retardar a propagação do vírus.
Uma máscara interrompe a trajetória de uma tosse, espirro ou respiração, e captura algumas gotículas respiratórias antes que elas possam se espalhar. Uma máscara também pode impedir que grandes gotas infecciosas cheguem ao nariz e à boca, apesar de fornecer proteção mínima contra a inalação de gotas menores.
Usar uma máscara pode ajudar a proteger a si e aos outros. Portanto, se você precisar sair de casa, use uma máscara e mantenha distância.
Veja Como Distanciar Socialmente no Seu Espaço
Usamos a realidade aumentada para mostrar como a diretriz de distanciamento social de um metro e oitenta pode ser aplicada na vida real: na mercearia, na calçada ou em qualquer outro lugar. Veja o vídeo disso aqui. Para experimentar isso em seu espaço, você precisará usar o NYTimes iOS App em um iPhone ou iPad mais recente.
Filmado utilizando o aplicativo NYTimes para iOS — A experiência de realidade aumentada está disponível apenas em iPhones e iPads mais recentes, usando o aplicativo NYTimes. Para visualizar no aplicativo, abra a câmera no seu dispositivo e aponte para a etiqueta QR (QR Code) ao lado.
Caso o vídeo abaixo não esteja funcionando, vale a pena vê-lo ao final da matéria no NYTimes.
https://www.nytimes.com/video/players/offsite/index.html?videoId=videotape-grocery-promo-001-240w
divirtasecuritiba.com você entendendo o porquê do distanciamento social
Categorias:DIVIRTA-SE













COMENTÁRIOS