Gastromotiva lança websérie “Comida Que Transforma”,} com coquetel zero desperdício

Conduzido por David Hertz, o evento exibiu, em primeira mão, o episódio com o chef Claude Troisgros e um desafio ao vivo de receitas sem desperdícios

 

No dia 01 de outubro, dia da Gastronomia Social, a Gastromotiva recebeu 80 convidados para o lançamento de websérie “Comida Que Transforma”. David Hertz, fundador da Gastromotiva, e Marie Tarrisse, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, conversaram sobre a mobilização de consumidores para novos hábitos e consciência sobre o desperdício de alimentos. “O que a gente faz aqui pode ser feito em qualquer lugar do mundo e quero que todos os restaurantes, supermercados, empresas e faculdades repliquem isso”, celebrou David Hertz.

A websérie apresenta, gratuitamente pelo Youtube da Gastromotiva, 16 episódios que ensinam receitas com aproveitamento integral dos alimentos para combate ao desperdício nas cozinhas. As receitas estão divididas em entrada, prato principal, sobremesa e conserva. Os apresentadores da websérie são Luis Freire e Maristella Sodré, ex-alunos da Gastromotiva e, em cada vídeo, além de ensinar a receita, eles recebem convidados da área de gastronomia, empreendedorismo, sustentabilidade e personalidades como os chefs Claude Troisgros, Kátia Barbosa e Tati Lund, que experimentam os preparos e desenvolvem debates em torno de temas como feminismo, negritude, empreendedorismo e inovação. Além desses 16 primeiros episódios – que estão também legendados em espanhol e inglês – foram produzidos quatro episódios finais em inglês, focados em histórias e receitas de refugiados e imigrantes.

Para a Gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Marie Tarrisse, a aposta em conteúdos como esse reverberam a importância da parceria entre a companhia e a ONG. “Hoje, o papel do varejo não é só distribuir alimentos, temos uma responsabilidade ambiental e social em toda a cadeia de produção”.

A programação da noite começou com a apresentação do trailer da temporada (bit.ly/TrailerCQT) pela Gerente de Comunicação da ONG, Mariana Vilhena. “Nosso desafio foi desenvolver uma linguagem audiovisual educativa e de entretenimento para compartilhar com o mundo uma parcela do conhecimento acumulado nos 13 anos de história da Gastromotiva. Queremos que todos tenham acesso e se sintam inspirados a mudar um hábito em suas próprias cozinhas”, afirmou ela.

Em seguida, Mariana desafiou Luis Freire e Maristella Sodré, apresentadores da série, a prepararem um prato sem desperdício de alimentos em 20 minutos. Entrecascas de maracujá foram transformadas em ceviche e talos em molhos pesto cheios de sabor. Durante o preparo, os convidados assistiram a um dos episódios da série, em que o chef Claude Troisgros prova um gratin de batata com espinafre e talos e debate sobre a culinária francesa.

Para fechar a noite, os convidados degustaram os spoilers gustativos da websérie, com receitas como pavê de casca de abacaxi e antepasto de casca de banana. O evento contou com o apoio da TAO Pr, All Business, Kombucha Tropical, Café Orfeu, Slow Bakery, Orgânicos da Fátima, Balaio Flores e Amázzoni Gin. A websérie “Comida que Transforma” é uma parceria da Gastromotiva com a Fundação Carrefour, produzida pela Arpoador Comunica Filmes. Os episódios vão ao ar toda quarta-feira, 19h, e domingo, 11h, no canal da Gastromotiva: youtube.com/GastromotivaBr

David Hertz e Marie Tarrisse

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s