Aprenda a harmonizar diferentes sabores de pizzas com vinhos e cervejas

 

Amada no mundo inteiro, a pizza é uma excelente escolha para diversas ocasiões. Não é por menos que foi criada até uma data para celebrar este delicioso prato, no mês de julho. Mas todo dia é dia de pizza! Considerada um alimento democrático, ela vai bem com tudo, mas é possível torná-la ainda mais saborosa com a harmonização correta, com bebidas que reforcem as características de determinados ingredientes.

 

As marcas Casa Valduga, Domno Importadora e Cervejaria Leopoldina, do grupo Famiglia Valduga, selecionaram alguns rótulos de vinhos e cervejas, bem como as dicas para harmonizá-los com alguns dos sabores mais tradicionais de pizza consumidos pelos brasileiros. Veja abaixo e bom apetite!

 

 

Quatro queijos

 

A pizza de quatro queijos nasce de uma mistura intensa de gorgonzola, parmesão, muçarela e catupiry. A harmonização indicada para este sabor são vinhos mais intensos, ácidos e estruturados.

 

O Casa Valduga Origem Cabernet Sauvignon é bem acentuado no olfato, com predominância de frutas vermelhas como framboesa e cereja, possui um corpo estruturado e sabor intenso na boca, igualmente frutado.

 

O El Porvenir Amauta Absoluto Tannat mostra o caráter argentino da uva Tannat: é encorpado na boca, mas mantém seu frescor com taninos macios.

 

image016

Pensando em cervejas, o indicado para pizzas mais gordurosas como essa seriam opções mais lupuladas, que ajudam a limpar o paladar. Na Leopoldina American Pale Ale, o lúpulo assume o protagonismo devido ao intenso aroma cítrico do ingrediente. Esta cerveja também é elaborada na técnica dry hopping, com a inserção dos lúpulos Simcoe e Citra durante o longo processo de maturação. O malte Extra Pale Maris Otter é responsável pela coloração dourada e resulta em uma cerveja de grande equilíbrio, garantindo a perfeita harmonia com o perfil refrescante dos lúpulos.

 

 

 

 

 

Margherita

 

A tradicional Margherita pede por bebidas mais leves, devido ao sabor muito presente do manjericão no paladar e a acidez moderada graças à combinação do queijo com o molho pomodoro.

 

Neste caso, entre os vinhos o Casa Valduga Terroir Pinot Noir é uma boa pedida, por ser bem leve e equilibrado em seus componentes.

 

 

 

Cervejas mais leves e frutadas são as que melhor combinam com este sabor clássico. A cerveja Leopoldina Session Pale Ale tem como principal característica o frescor. De corpo leve, alta fermentação e espuma de boa formação, tem baixa graduação alcoólica e aromas e sabores frutados com leves toques florais e cítricos.

 

 

 

Calabresa

 

Este embutido geralmente protagoniza as harmonizações, por ter um sabor muito forte devido a seus condimentos.

 

Nos vinhos, a aposta seria o 12 e Mezzo Negroamaro, importado pela Domno. Saboroso e elegante, possui médio corpo, intensidade aromática e uma sutil sensação de suavidade que atenua o sabor picante e carregado da calabresa.

 

O Bracco Bosca Lacertilia, outro rótulo importado pela Domno, também é indicado pois possui mais corpo, assim a harmonização é feita por similaridade: força com força. De coloração vermelho rubi intenso, possui notas de frutadas refinadas e taninos firmes, porém harmônicos.

 

 

Para harmonizar a pizza calabresa com cerveja, uma IPA, mais lupulada, é uma boa pedida para cortar essa gordura. A consagrada India Pale Ale, IPA da Cervejaria Leopoldina, possui uma coloração de cobre avermelhado forte, é encorpada e muito equilibrada. Elaborada com a técnica dry hopping, que possibilita a inserção do lúpulo durante o longo processo de maturação, apresenta aroma intenso, com sabor e amargor característicos, além de grande persistência.

 

 

 

 

 

Portuguesa

 

A pizza portuguesa tem muitos ingredientes completamente diferentes em sua receita, combinados de forma que tornam a mistura muito saborosa.

Para equilibrar essa complexidade de sabores, o Casa Valduga Origem Merlot foi escolhido por ser tão versátil quanto a pizza, além de bastante equilibrado.

 

Como esta pizza tem vários elementos, o Catedral Dão, importado pela Domno, também é uma ótima escolha por ter o paladar presente e marcante para suportar essa combinação de sabores. Tem características bem particulares: frutas silvestres, nuances de especiarias, frutas vermelhas maduras e grãos torrados. Muito versátil, ele é macio, frutado, equilibrado e harmonioso.

 

 

 

 

 

 

Pizza doces

 

Independente do sabor escolhido, a dica de harmonização é fugir dos vinhos secos. Vinhos doces são a combinação mais desejável.

 

O lançamento Ponto Nero Live Celebration Moscatel Rosé é perfeito para a harmonização por compatibilidade. Elaborado com a uva Moscato de Hamburgo, apresenta um dulçor marcante no paladar devido à acidez natural da fruta. Amplo e intenso, o retrogosto evidencia seu perfil adocicado.

 

 

Casas del Bosque Sauvignon Blanc é um vinho excepcional, que vai bem com pizzas doces com frutas cítricas, como a Califórnia, que contém abacaxi. Muito saborosa, a uva Sauvignon Blanc tem boa acidez, sensação de frescor, e é longa em boca.

 

 

 

 

 

Todos os rótulos da Casa Valduga, Cervejaria Leopoldina e Domno Importadora estão disponíveis

em lojas especializadas ou pelo e-commerce: http://www.famigliavalduga.com.br

 

 

Sobre Casa Valduga – Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. Mais informações: www.casavalduga.com.br.

 

Sobre a Cervejaria Leopoldina – A Cervejaria Leopoldina produz cervejas artesanais com base nas principais escolas cervejeiras belga, tcheca, americana, inglesa e alemã, cuja tradição nos fermentados é mundialmente reconhecida. As bebidas são elaboradas com a seleção dos melhores maltes, lúpulos e leveduras importados da Europa, aliando tecnologia e qualidade que garantem o alto padrão dos produtos. A marca faz parte do grupo Famiglia Valduga, um dos mais tradicionais produtores de vinhos e espumantes do Brasil.

 

Sobre a Domno – Localizada na cidade de Garibaldi (RS), a empresa faz parte do grupo Famiglia Valduga. Responsável pela elaboração dos espumantes Ponto Nero Cult e Ponto Nero Live Celebration, já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância, e importadora de vinhos finos, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. Integram seu portfólio de importados as vinícolas argentinas Bodega Vistalba, Bodega Argento e El Porvenir; as marcas Yali da Viña Ventisquero, Casas del Bosque e Maquis do Chile; Bracco Bosca do Uruguai; o grupo Enoport e Kopke, de Portugal; Namaqua, De Grendel e Douglas Green, da África do Sul; Cattier, Sichel e Armand de Brignac, da França; The Crossings e Clearwater Cove, da Nova Zelândia; Frontaura y Victoria, Tinedo e Nexus, da Espanha, Renwood dos Estados Unidos e as vinícolas Baglio di Pianetto, Bellavista, Dievole, Pietro Rinaldi, Principe Corsini, Tua Rita, Tenuta Ulisse, Feudi di San Gregorio, Podere Brizio, Bellavista, Varvaglione Vigne & Vini, Mastrojanni e Monte del Frá, Oliviero Toscani, da Itália. Mais informações: www.domno.com.br ou www.facebook.com/domno.brasil.

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, restaurantesTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s