Praça Nossa Senhora de Salete é palco de corrida infantil no domingo

 

Evento estimula mudança de hábitos para diminuir obesidade infantil, que atinge pelo menos cinco milhões de crianças em todo o mundo, segundo a OMS

 

Domingo (9 de junho) é dia da 2ª Etapa da Corrida Clinipam – Circuito Infantil de Corridas de Curitiba, uma realização da Prefeitura com patrocínio da Clinipam. Dessa vez o evento será na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico de Curitiba, às 8 horas, e reúne crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Todos os participantes ganham medalhas e os melhores em cada categoria sobem ao pódium. Crianças que nasceram entre 2011 e 2013 poderão fazer a inscrição no dia da corrida.

O objetivo da Corrida Clinipam – Circuito Infantil de Corridas de Curitiba é estimular a mudança de hábitos: a obesidade infantil atinge pelo menos cinco milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Clinipam, inclusive, investe em um Programa específico para controlar e combater a obesidade infantil: o Mova-se, que incentiva mudanças no estilo de vida de toda família.

 

Para o preparador físico Diego Mariano de Souza, que faz parte do Mova-se, é importante que os pais tenham a consciência da importância da atividade física para os pequenos, sem maiores cobranças. Vale qualquer prática: o importante é não deixar os filhos apenas no sofá, em frente à televisão e fixados nos jogos eletrônicos. “Escolinhas esportivas, academias de lutas e equipes de corrida utilizam a brincadeira como forma de treinar e manter o interesse das crianças”, aponta Diego de Souza.

 

Em relação à corrida, o preparador físico da Clinipam explica que, desde que se respeite o limite individual, não há contraindicação para nenhuma idade. “O ritmo ideal vai depender de cada criança, seu condicionamento muscular e cardiorrespiratório. Temos que cuidar e respeitar as fases de desenvolvimento e não cobrar desempenho esportivo de idades iniciais. O importante é se movimentar”, conclui Diego de Souza.

 

A corrida infantil da Clinipam alcança pequenos de todas as idades: dos seis aos oito anos, segue para o lado lúdico; para crianças a partir dos nove já é uma prática que exige disciplina e orientação mais intensiva.

O diretor executivo da Clinipam, Dr. Cadri Massuda, explica que a operadora de saúde apoia a iniciativa por acreditar que o esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. “As competições contribuem muito para a formação do caráter: trabalham com a autoestima e espírito de cooperação, estimula a interação social e ensinam a lidar com as frustrações, com equilíbrio. Sem falar no bem que as atividades físicas fazem à saúde”, diz.

*com divulgação

Categorias:(SAÚDE), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, ESPORTES, evento, FREE LIFESTYLE, PASSEIO, SAÚDETags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s