Hoje é 18 de março e faltam 8 dias para o Festival de Curitiba

Boletim do 28º Festival de Curitiba

ATENÇÃO: outro espetáculo da Mostra com ingressos quase esgotados
O próximo espetáculo a esgotar deve ser Sísifo, com Gregório Duvivier. Dias 6 e 7 de Abril. Reitoria.

MOSTRA 2019 – Relatos Efêmeros da França Antártica
A peça trata da tentativa de criação da França Antártica, uma colônia francesa, na baía de Guanabara. O texto se serve da intervenção do colonizador Nicolas Durand de Villegagnon no Rio de Janeiro, entre 1555 e 1560, para abordar temáticas em torno das diferentes formas de colonialismo. 31 de março e 1 de abril. Teatro da Reitoria.

MOSTRA 2019 – Uma Frase Para Minha Mãe
Ana Kfouri atua e dirige o monólogo “Uma Frase Para Minha Mãe”, criado a partir de textos do escritor francês Christian Prigent, com colaboração artística de Márcio Abreu, um dos curadores do Festival de Curitiba 2019. Serão duas apresentações gratuitas na Casa Hoffmann, dia 01 de abril às 15 horas e 02 de abril às 19 horas. O ingresso deve ser retirado na bilheteria uma hora antes da apresentação. Com mais de 40 anos de teatro de performance e estudos cênicos que combinam gestuais, postura dramática e fragmentos de textos, Ana Kfouri idealizou “Uma Frase Para Minha Mãe” ao conhecer a obra do escritor, poeta e crítico literário francês. “Senti quase imediatamente uma espécie de chamamento para levar à cena aqueles textos potentes e poéticos”, conta ela.

Documentário e bate-papo grátis com diretora do Théâtre du Soleil
A diretora Ariane Mnouchkine, do parisiense Théâtre du Soleil, está presente na Mostra 2019 do Festival de Curitiba com “As Comadres” e estará também na programação gratuita do Interlocuções. Ela participa da exibição de um documentário sobre a companhia da qual faz parte, seguida de um bate-papo, no dia 29 de março das 9h às 13h, no Sesc Paço da Liberdade (Sala Cinepensamento). A proposta é apresentar seu trabalho e o do Théâtre du Soleil.

Pra quem não conhece o Théâtre du Soleil
O Théâtre du Soleil é uma companhia de teatro (e cinema) francesa que se mantém em atividade permanente há 55 anos em Paris. Ariane Mnouchkine vai apresentar as ferramentas essenciais dos processos de criação da companhia em relação à dramaturgia, à criação coletiva e à encenação, pesquisa estética, interculturalismo e o ativismo social em cada projeto, além de falar também do atual espetáculo, “As Comadres”, a primeira incursão da diretora em um projeto fora da sua companhia.

Produção franco-brasileira na Mostra
“As Comadres” é um projeto inédito no Brasil não somente pelo texto, como também por sua estrutura de produção e intercâmbio de saberes. Ele nasce do desejo da atriz Juliana Carneiro da Cunha em voltar aos palcos brasileiros após longa parceria com a companhia de teatro francesa, Théâtre du Soleil, da qual faz parte desde 1990. O espetáculo está na Mostra 2019 do Festival de Curitiba, nos dias 27 e 28 de março, no Guairinha.

Risorama
O Risorama 2019, balada de humor do Festival de Curitiba, tem também algumas novidades que devem surpreender o público com temáticas importantes tratadas de forma hilariante, mas sem perder a crítica por trás da piada. Entre os destaques estão a comediante chinesa Jing Jing, que aborda a realidade do imigrante que vive no país.

Mish Mash
O Mish Mash é o segmento de variedades para toda a família do Festival de Curitiba. Este ano a programação foi estendida para três dias para atender à grande procura do público. Entre suas 14 atrações, Ricardo Thomé, considerado um dos melhores malabaristas brasileiros, continua na programação depois de, recentemente, ter se apresentado no programa de Elolen DeGeneres, trazendo um número em que, não contente em jogar objetos para o alto, usa as bolinhas que ricocheteiam em superfícies em ângulo. Park Cultural. 5, 6 e 7 de abril.

Interlocuções
O Interlocuções, segmento que expande a experiência da Mostra do Festival de Curitiba para além dos palcos, traz 5 lançamentos de livros este ano. Entre eles estão os da Editora Cobogó, na Coleção Dramaturgia, existente desde 2012, com diversos textos de autores brasileiros. Nesta edição do Interlocuções, as novidades são ligadas a espetáculos que estiveram no Festival de Curitiba. “Preto”, que esteve na Mostra de 2018 e cujo lançamento será 27 de março, às 14h, na Livraria do SESC Paço da Liberdade, terá mesa redonda com Márcio Abreu, Nadja Naira, Cassia Damasceno e Felipe Soares. “Cara de Cavalo”, “Caranguejo Overdrive” e “Guanabara Canibal”, os três de Pedro Kosovski terá mesa redonda de lançamento com o autor e Isabel Diegues. Finalmente, “Os Arqueólogos” é lançado no dia 6 de abril, às 14h, na Livraria do Sesc Paço da Liberdade, com presença do autor Vinícius Calderoni.

CONFIRA NO FRINGE

  • Amores de Machado de Assis – Uma história que percorre os bastidores e coxias de um dos principais nomes da literatura nacional e desvenda suas paixões e seus amores eternos. Basement Cultural. 3, 4 e 5 de abril.
  • Desencantos: Uma tragédia em que uma viúva precisa escolher entre três pretendentes. Basement Cultural. 5, 6 e 7 de abril.
  • Insanos: espaço baseado em longa pesquisa sobre pessoas esquizofrênicas. Basement Cultural. 31 de março, 1 e 2 de abril.

ATENÇÃO PARA ALTERAÇÕES DO FRINGE
O Fringe é um evento simultâneo do Festival de Curitiba que traz a participação espontânea de companhias do Brasil inteiro. São quase 400 atrações em teatros, praças, ruas e espaços alternativos por toda Curitiba e Região Metropolitana. Por essas características – tamanho e espontaneidade -, é inevitável e até natural que algumas atrações sofram alterações. Espetáculos de rua podem ser reposicionados em áreas cobertas em caso de mau tempo. Imprevistos de produção podem causar mudanças de horário e de dias de apresentação. Lotações esgotadas acabam rendendo sessões extras. Agendas de atores podem provocar trocas de horários. E, até mesmo, por questões diversas, alguns grupos podem vir a cancelar sua participação e, nesse caso, as sessões de seus espetáculos também não acontecem. Portanto, informaremos sempre no site do Festival de Curitiba todas as alterações que acontecerem na programação do Fringe.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, TEATROTags:, , , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s