Domno celebra o Dia do Enólogo

 

Dia 22 de outubro é celebrado o Dia do Enólogo e, para a ocasião, a Domno compartilha 5 dicas do enólogo Lucas Simões sobre como conservar melhor seus espumantes e garantir bons brindes para todas as ocasiões. Confira!

 

1- Quanto mais velho melhor?

Não somente com espumantes, mas com qualquer estilo de vinho, “quanto mais velho melhor” é um dos grandes mitos. Vinhos são bebidas vivas e, como tudo que é vivo, um dia declina. É um fato que alguns grandes espumantes podem suportar mais de 10 anos ou mais na garrafa, podendo evoluir e melhorar com o passar do tempo. Entretanto, o grande risco é perder os gases carbônicos (CO2) dissolvidos no líquido, pois naturalmente eles vão permeando a rolha.

 

2- Deve ser servido bem gelado ou em temperatura ambiente?

O espumante sempre deverá ser servido em temperaturas mais baixas. Entre 4°C para os espumantes mais doces e leves e, os já mais maturados e cremosos, ficam excelentes a 8°C. Se estiver mais gelado do que isto, seus aromas e sabores ficarão menos intensos. Caso contrário, em altas temperaturas, o gás se perderá mais rápido, além de tornar a bebida ácida e desiquilibrada.

 

3- Tem alguma dica de harmonização que seja ideal para alimentos leves (ideal para o clima primavera/verão)?

Para dias quentes, o ideal são pratos com maior acidez e que também possam ser consumidos em temperatura ambiente. Queijos brancos, salpicão, frutas secas, bruschettas, saladas, frutos do mar etc.

 

4- A escolha da taça influencia no sabor?

Sim. Para melhor visualização do perlage (borbulhas), o ideal é utilizar taças de cristal, pois o material apresenta maior porosidade, facilitando a liberação das borbulhas e consequentemente, melhor visualização. Nesse sentido, taças com o corpo mais delgado e longilíneas são as mais proveitosas. Estas taças são conhecidas com flute. Entretanto, há uma tendência de utilizar taças mais bojudas para a degustação de espumantes, pois podem não destacar tanto o perlage visualmente, mas liberam com mais intensidade os aromas da bebida. Taças do estilo tulipa também são recomendadas.

 

5- Após a abertura, devemos manter na geladeira ou no freezer?

Após a abertura da garrafa, caso o produto não seja consumido totalmente, pode-se armazená-lo na geladeira, pois a temperatura baixa ajuda a manter o CO2 dissolvido no líquido. O ideal é utilizar uma tampa especial para vedá-lo, preservando o produto por cerca de três dias.

 

 

Os rótulos da Domno estão disponíveis para compra por meio do e-commerce do Grupo Famiglia Valduga (www.famigliavalduga.com.br) ou em lojas especializadas.

 

Para acompanhar as novidades da Domno, acesse www.domno.com.br e siga a fanpage www.facebook.com/domnoimportadora.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BARES, Bebidas, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s