OSP apresenta concerto gratuito em homenagem aos 100 anos de Alceo Bocchino

Compositor, fundador e maestro emérito da OSP, Alceo Bocchino completaria um século de vida em 2018

No domingo, dia 28/10, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paranáapresenta o concerto Bocchino 100, uma homenagem ao compositor curitibano Alceo Bocchino, fundador e maestro emérito da OSP. O concerto será no Guairão e terá entrada gratuita.

Alceo Bocchino nasceu em Curitiba em novembro de 1918. Quando tinha 5 anos, já tocava piano e se apresentava em competições paranaenses. Se mudou para o Rio de Janeiro em 1946, deixando para trás a carreira de advogado e começando a trabalhar com composição de trilhas sonoras para programas de rádio. Em 1959, ajudou a fundar a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi seu maestro por 4 anos.

De volta a Curitiba em 1985, Bocchino se juntou com outros entusiastas da música erudita para fundar a Orquestra Sinfônica do Paraná. Sua sinfonia, composta em 2000, foi dedicada à OSP e será uma das peças apresentadas no concerto do dia 28/10. Ela é uma homenagem à história e ritmos da Lapa.

No programa também estão a Suíte Miniatura, uma obra inspirada nos brinquedos infantis e que foi gravada em CD pela OSP em 1999, e a Seresta Suburbana para Orquestra de Cordas. “Bocchino é nosso maestro emérito e fundador. Não podíamos deixá-lo de fora do programa da temporada no ano do seu centésimo aniversário”, disse Stefan Geiger, atual maestro-titular da OSP.

O concerto será regido pelo chileno Victor Hugo Toro, maestro convidado. Toro é o atual maestro principal da Orquestra Sinfônica de Campinas, tendo passagem pela Orquestra Sinfônica do SODRE, no Uruguai, e pela OSESP.

O concerto Bocchino 100 será gratuito e não terá distribuição de ingressos antecipada ou lugares marcados. As portas do teatro abrirão às 9h30 para a entrada do público.

Para ficar por dentro de curiosidades, imagens históricas e momentos dos bastidores, siga a OSP nas redes sociais: facebook.com/OrquestraSinfonicaDoParana e @orquestrasinfonicaparana no Instagram. Acompanhe também o Teatro Guaíra no facebook.com/TeatroGuaira e no Instagram @teatroguaira.

Serviço

Concerto Bocchino 100
Dia 28/10, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Entrada franca

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s