Empresas podem transformar IR devido em projetos culturais

Até o próximo dia 30 de dezembro é possível destinar até 4% do Imposto de Renda para iniciativas artísticas

Empresas com tributação em lucro real têm uma ótima oportunidade para investir em iniciativas artísticas sem custo algum. Até o próximo dia 30 de dezembro é possível destinar até 4% do Imposto de Renda devido, no ano, para projetos culturais. Essa possibilidade existe graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura criada com a finalidade de apoiar e fomentar o setor.

Para o diretor da ONG Unicultura, Ricardo Trento, ao incentivar projetos que promovam o acesso do público às manifestações culturais, a empresa atua em prol de uma sociedade mais inclusiva. “A arte e a cultura são motores para o desenvolvimento econômico. Direcionar parte dos impostos devidos é uma grande oportunidade para as empresas exporem suas marcas e agregarem valor ao negócio por meio de uma ação de comunicação integrada de marketing”, afirma Trento.

Entre as principais vantagens que a comunicação integrada de marketing pode trazer para as empresas estão: a diversificação dos canais de comunicação com o público, a consolidação da imagem institucional com visibilidade positiva da marca ou negócio e a fidelização do consumidor que se identifica com os projetos apoiados. 

Indicadores ESG

Ricardo também lembra que a partir do investimento em projetos culturais, as empresas podem melhorar seus indicadores ESG (sigla para Environmental, Social and Governance). “Além de gerar novos postos de trabalho e colaborar para a redução das desigualdades, o setor cultural tem um papel fundamental no desenvolvimento social da comunidade. A cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, desenvolve e desperta competências das pessoas”, lembra Trento.

Projetos para apoiar em 2023

Entre as ações culturais desenvolvidas pela ONG estão projetos nas áreas de música, dança, folclore, circo, arte popular e patrimônio cultural. Em 2023, a Unicultura realizará mais uma edição do Mia Cara, festival de cultura italiana que em 2022 ocupou Curitiba com arte e cultura, esportes, gastronomia e turismo. Entre os projetos que podem ser apoiados no próximo ano também estão os inéditos Largo das Óperas e o Bravissimo Sopro Mágico.

Para auxiliar as empresas, a Unicultura criou um plantão para esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre quais projetos podem ser patrocinados. O atendimento pode ser acessado pelo número 9 8489-4404 ou no link unicultura.com.br/seja-um-patrocinador/.

Sobre a Unicultura

Desde 2008, a Universidade Livre da Cultura – Unicultura desenvolve projetos de arte e cultura, nas diversas linguagens artísticas. A ONG atua desde a concepção até a finalização da prestação de contas.

Serviço:

Como patrocinar a cultura por meio de Renúncia Fiscal

Plantão de Atendimento: 41. 9 8489-4404

Site:https://www.unicultura.com.br/

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BELEZA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, INDÚSTRIAS, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADETags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s