Hotéis Qoya e Radisson celebram novembro azul

A fachada do hotel Qoya e a recepção do Radisson Curitiba, ambos da administradora HCC Hotels, estarão iluminadas de azul durante todo o mês de novembro. Instalados em edifícios icônicos no bairro do Batel, em Curitiba, os dois hotéis funcionarão como vitrines para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Embora os médicos reforcem que este é um cuidado que deve ser permanente, um movimento internacional pela saúde integral do homem, acontece neste mês. A doença representa cerca de 29% dos diagnósticos de câncer em homens no Brasil. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Doença

Como na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, a cura acaba sendo mais difícil dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e no sêmen. O histórico familiar é um fator de risco, homens negros e obesos têm maior incidência deste tipo de câncer.

O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Tratamento

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, HOTÉIS, hoteis, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s