Tendência dos 3 F’s: peças e ambientes fluídos, flexíveis e funcionais

image001

Projeto assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi | Foto: Eduardo Macarios

Guia para empresas e profissionais, as tendências são capazes de ditar novas formas de comportamento em todos os segmentos da sociedade. Quando falamos em arquitetura e decoração, as previsões são essenciais na hora de criar peças ou projetar ambientes alinhados com o mercado mundial.

Referência global no assunto, a WGSN apontou uma inclinação do segmento para peças que sigam a premissa dos 3 F’s: fluído, flexível e funcional. Esse direcionamento ainda segue os efeitos pós-pandemia, que aumentaram a necessidade de união entre conforto e estética. Dessa forma, o público pede por itens que oferecem essa sensação de leveza, versatilidade e, claro, utilidade.

Pensando nessa temática, reunimos alguns ambientes e peças que já expressam essa tendência. Confira:

image002

Para conferir fluidez a esta sala de jantar, o escritório Ammo Arquitetura apostou em um tapete com formas orgânicas.  As linhas puras da geometria deste modelo, assinado por Juliana Vasconcellos & Matheus Barreto para Botteh Handmade Rugs, aliam estética e forma.  A peça é versátil e pode compor diversos ambientes, como quartos, escritórios e até mesmo brinquedotecas. l Foto: Mahani Siqueira.

image003

A linha Orvalho, da Estofados Jardim, propõe ao cliente um verdadeiro jogo de formas: com várias dimensões disponíveis, é possível criar ambientes e propostas totalmente diferentes. Além disso, a linha ainda conta com baú para garantir a funcionalidade. | Foto: Divulgação.

image004

Neste quarto, assinado pela arquiteta Viviane Loyola, o painel de madeira apresenta: fluidez através do design com aberturas; funcionalidade por setorizar os ambientes; e versatilidade na própria solução, que pode ser implementada em qualquer ambiente – seja para dar um toque na decoração ou para delimitar espaços. l Foto: Eduardo Macarios.

       image005       

Neste projeto assinado por Carolina Kist, o principal pedido dos moradores era de que o quarto fosse flexível para acompanhar o crescimento do filho. Além do amplo espaço, livre e fluído para criança realizar diferentes atividades, a marcenaria executada pela Gava Ambientes foi uma solução fundamental.  Futuramente, a cabeceira estofada que reveste toda a parede permitirá a mudança do colchão para uma cama de casal, tornando-se super versátil. Foto: Renata Salles.

image006

Assinado pelo escritório Luiz Volpato Arquitetura, este espaço comercial reflete as premissas dos 3 F’s. A integração total dinamiza a empresa. As matérias-primas são versáteis, o desgaste natural do tempo se alia à estética. As cores são funcionais, definindo o fracionamento da área de atendimento e de uso privado. l Foto: Celso Pilati.

image007

O espaço assinado por Roger França traz diversos elementos que adentram na tendência. O mobiliário com formas orgânicas, disponível na Villa Batel, dá leveza ao espaço, ao mesmo tempo que se adequa à diversos cômodos da casa em variadas funções. | Foto: Patrícia Amancio.

image008

Muita fluidez e organicidade marcam este ambiente assinado por Cristina da Luz para a Mostra Glass Home 2022. Os espelhos com formas orgânicas e a iluminação indireta contrastam de forma harmônica o tom madeirado do MDF Ipê, da Sudati, utilizado nos painéis e no móvel em destaque | Foto: Yuri Panichi

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s