JasmineAveia: superalimento conquista espaço na gastronomia pela versatilidade

Jasmine

 

Além de beneficiar a saúde auxiliando a regular os níveis de colesterol, diminuir o açúcar no sangue e o risco de doenças coronárias, o grão é o segredo para um cardápio equilibrado

Overnight oats com aveia, linhaça dourada e creme de frutas amarelas, Quibe de aveia, abóbora e cogumelos, Falafel com aveia em flocos, Brownie com farinha de aveia 
Divulgação Jasmine Alimentos

Quando o assunto é alimentação balanceada e saudável, os cereais são um dos principais aliados de quem quer cuidar da saúde. Um dos grãos mais conhecidos e presentes na mesa dos brasileiros é a aveia. Com qualidades únicas, o cereal é considerado um superalimento por conter nutrientes e compostos bioativos que são associados a respostas anti-inflamatórias, antioxidantes e imunogênicas. Ademais, é fonte de carboidratos, ácidos graxos, vitaminas do complexo B (B1, B5, B6, B9), cobre, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco. Além disso, a aveia é extremamente versátil e vai muito além do mingau, podendo ser utilizada em shakes e saladas de frutas, misturada com iogurtes, snacks, bolos, preparos de salgados e, também, em receitas doces. 

Outra característica importante das aveias é sua funcionalidade. Os alimentos à base de plantas, como é o caso do cereal, oferecem benefícios funcionais devido às propriedades nutricionais como vitaminas, minerais, polifenóis, terpenóides, alcalóides, esteróis e ácidos graxos insaturados. Esses alimentos podem auxiliar no fortalecimento da imunidade, já que respondem contra infecções e danos inflamatórios, contribuindo para prevenção e tratamento de determinadas doenças. 

Em flocos, farelo ou farinha, a aveia pode ser uma grande aliada no cardápio alimentar diário. “A aveia possui uma fibra solúvel chamada betaglucana que pode auxiliar a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Em geral, a recomendação diária para adultos é aproximadamente de 20 a 30 gramas, o que equivale a três colheres de sopa”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Adriana Zanardo. 

Aposte na aveia para incrementar o cardápio 

Ao longo do dia, no café da manhã, almoço, jantar e lanches, a aveia é um ingrediente fundamental na cozinha e na mesa. No café da manhã, a sugestão da nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos é acrescentar aveia ao leite, no iogurte ou sobre frutas. Ao longo do dia, o grão pode substituir a farinha de trigo em diversos preparos salgados e doces. “Sou uma entusiasta de aproveitarmos a aveia e demais cereais na culinária. A Jasmine Alimentos tem várias receitas com o grão, como bolos, pães, tortas salgadas e doces e pratos diversos como quibe, falafel, pizza, entre outros”, explica a especialista de marketing, Indra Adimari. 

O grão, inclusive, desmistifica a crença de que manter uma alimentação saudável e uma dieta regrada é difícil. “Por ser multifuncional e de diversas formas, é possível encontrar muitos produtos feitos à base do grão, bem como preparar em casa. A aveia não precisa ser consumida apenas crua. Hoje ela é ingrediente de preparos quentes e pode substituir, com mais saúde e sem mudar o sabor e textura, outros ingredientes como farinha de trigo”, complementa. 

O que que a aveia tem?

A boa alimentação é um dos principais fatores preventivos de doenças. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, fibras, peixes, frutos do mar, legumes e oleaginosas pode auxiliar a reduzir o risco de doenças crônicas não  transmissíveis. “E nesse menu, a aveia pode agregar nutrientes importantes”, ressalta Adriana. 

Considerada um grão do bem, a aveia possui em sua composição fibras solúveis, principalmente a betaglucana, e fibras insolúveis, compostas, principalmente, por celulose, hemicelulose e lignina. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol, triglicérides e açúcares no sangue, contribuindo na prevenção de doenças do coração. Essas fibras ainda podem agir como uma barreira física contra a invasão de organismos capazes de causar doenças.

As propriedades do cereal que o posicionam na categoria de “superalimentonão param por aí: a aveia é fonte de ferro e polifenóis, que contribuem com o sistema imunológico, assim como aminoácidos que também são conhecidos por regular as defesas do organismo. Com boa biodisponibilidade de selênio, mineral que atua no sistema de defesa antioxidante, o cereal pode auxiliar na redução do risco de infecções virais e bacterianas. Por fim, as vitaminas presentes na aveia atuam nas funções fisiológicas e contribuem para o metabolismo. O complexo B é conhecido por colaborar com as funções do sistema nervoso, e o potássio equilibra os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Por ter baixo índice glicêmico, o cereal tem a capacidade de prolongar a sensação de saciedade. 

De olho no mercado: Jasmine Alimentos anuncia novas aveias

Atenta ao mercado e aos novos padrões de consumo e comportamento da sociedade, a Jasmine Alimentos acaba de lançar suas novas aveias, em embalagens mais econômicas e compactas – com 170 gramas. A produção é realizada com laminação especial, que garante os flocos mais inteiros e visíveis. “O público encontra duas versões das aveias, com flocos finos e grossos e diferentes aplicabilidades”, explica a especialista de marketing da marca, Indra Adimari. 

Para aproximar ainda mais o consumidor, as novas aveias têm embalagem funcional com indicações de usos culinários e dicas de receitas e preparos especiais, como bolos, vitaminas, mingaus e panquecas. A caixeta ainda sinaliza a presença das fibras solúveis betaglucanas, destacando as propriedades do cereal. “Nosso propósito é promover saúde por meio da alimentação e percorrer esse caminho ao lado dos consumidores. Prezamos por ingredientes naturais com garantia de origem que, combinados com nosso conhecimento e expertise, tragam o melhor em nutrição, saúde e sabor. Por sermos uma empresa atenta e que zela por um modo de vida mais saudável, oferecemos meios facilitadores para conquistar esse estilo de vida equilibrado. Por isso, temos rigorosos processos de produção e padrões de qualidade, e zelamos pela praticidade: embalagens menores, mais práticas e fáceis para o manuseio, além de dicas para aproveitar a versatilidade do produto”, finaliza Indra. 

 

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014, a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa. Mais informações: www.jasminealimentos.com.   

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, INDÚSTRIAS, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s