G.A.L.A: a volta de Gerald Thomas é um grito no meio do caos

Arte Viva! Viva a Arte!

Com monólogo estrelado pela atriz Fabiana Gugli, diretor vem pela décima vez ao Festival de Curitiba para romper e provocar

O autor e diretor Gerald Thomas vem a 30.ª edição do Festival de Curitiba para, entre outras coisas, romper com sua maior influência criativa, Samuel Beckett, o gênio irlandês do teatro do absurdo, com quem se correspondeu por anos e de quem foi amigo pessoal.

“Chega de Beckett”, chega a gritar a protagonista do monólogo “G.A.L.A”, que faz sua estreia nacional em duas noites, 29 e 30 de março, no Guairinha, às 21h durante a Mostra Lúcia Camargo.

G.A.L.A é estrelada pela atriz Fabiana Gugli, originalmente concebida por Thomas como uma montagem audiovisual em 2021. Toda a ação transcorre em um barco à deriva em que a mulher que dá nome a peça faz um desabafo existencial que, como de costume, é um desafogo autobiográfico do próprio Thomas.  Escrito durante o período mais incerto e caótico da pandemia, o texto expõe “ruínas contemporâneas” como a solidão e a desesperança. Rápido (apenas 45 minutos), desenfreado, surreal e tropicalista, o monólogo será apresentado pela primeira vez a uma plateia de “pessoas de carne e osso” dentro de um teatro escuro.

O título é uma referência a Gala Dalí (1894-1992), a múltipla artista russa que influenciou todas as vanguardas artísticas do começo do século 20, despertou ódios e amores célebres e foi esposa e parceira criativa de Salvador Dali (1904-1989).

Um autor revolucionário

Gerald Thomas nasceu em Nova York, em 1957. Filho de pai alemão e mãe galesa, Gerald migrou com a família para o Rio de Janeiro e começou a estudar artes com Ivan Serpa e Hélio Oiticica. Aos 14 volta a Nova York para ser assistente de Oiticica. Aos 16, mudou-se para Londres e começou a trabalhar com teatro.

De volta a Nova York, nos anos 1980 constrói uma carreira de sucesso. Autor, produtor e diretor de várias peças teatrais, Gerald Thomas tem uma carreira controversa e revolucionária no teatro brasileiro. Nas últimas três décadas consolidou sua carreira internacional e iniciou uma trajetória como diretor de óperas. Aos 68 anos, Thomas já assinou 84 trabalhos teatrais em 16 países. Esta é a sua décima participação no festival de Curitiba.

As 10 vezes de Gerald Thomas no Festival de Curitiba:

 

1992 – The Flash And Crash Days

1993 – Império das Meias Verdades

1995 – Don Juan

1996 – Nowhere Man

1997 – Os Reis do Iê-Iê-Iê

2000 – Coro e camarim – Uma Tragédia Rave

2008 – Rainha Mentira/ Queen Liar

2012 – Gargólios

2014 – Entre Dentes

2022 – G.A.L.A

A Mostra Lúcia Camargo é apresentada por EBANX, Paraná Banco, New Holland, com patrocínio de ClearCorrect, Vonder, SulAmérica, Novozymes e Governo do Estado do Paraná.

Acompanhe todas as novidades e informações da Mostra Lúcia Camargo do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_Curitiba

FICHA TÉCNICA

G.A.L.A

Texto, Criação e Direção: Gerald Thomas

Atriz: Fabiana Gugli

Som e Espaço Cênico: Gerald Thomas

Figurino: Fabiana Gugli

Sonorização: Ale Martins

Iluminação (versão online): Nicolas Caratori

Assistente de Direção: Lucas Brandão

Contrarregra: Raíssa Milanelli

Costureira: Judite Lima

Adereços: Clau Carmo

Cenografia: Casa Malagueta

Coordenação Técnica: Rafael Dias, Ronaldo Zero

Direção de Produção: Dora Leão 

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Fotos de Cena: Roberto Setton

Vídeo: Maestria.TV

Transmissão e Vídeo: Leandro Oliveira

Infraestrutura e TI: Raphael Borges

Áudio: Murillo Corrêa

Assistente de Vídeo: Irina Alfonso

Assistente Técnico: Zito Barbosa

Produção e Administração: PLATÔ Produções

Realização (versão online): Sesc SP

Agradecimentos: Adriane Gomes, Borut Krzisnik, Liliane Guglielmetti de Carvalho, Beatriz Gugli Oliveira e SP Escola de Teatro.

Serviço:
O que:
 G.A.L.A no 30.º Festival de Curitiba
Quando
: 29 de março e 30 de abril às 21h
Onde: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro).
Valores:
  R$ 80,00 (inteira)
Ingressos:
 Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L2), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Classificação: 16
Duração: 45’

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, festivais, FESTIVAL, LANÇAMENTOS, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s