Presença confirmada nas listas de melhores cafeterias brasileiras, a Rause Café + Vinho ocupa lugar de destaque no coração de quem aprecia café e vinho acompanhados de boa gastronomia e atendimento intimista. Com 10 anos de histórias incríveis para contar, a Rause – que como todo pequeno comércio, sofreu os impactos da pandemia – anuncia mudança de endereço e de operação.
Completar 10 anos em meio à pandemia levou Nina Ribas e Daniela Testa, as mulheres à frente do Rause, a pensar sobre o papel da Rause em relação à comunidade e quais passos serão necessários para os próximos 10 anos da casa:
“Nós sempre tivemos o compromisso de democratizar o consumo do bom café, do vinho harmonizado e de uma gastronomia autoral e de resgate afetivo. No decorrer dos anos, a Rause se tornou essa referência de local acessível e aconchegante, que as pessoas se sentem à vontade para frequentar mesmo quando desacompanhadas. Mas entendemos que nosso papel vai além disso a partir de agora”, fala Nina, que paralelamente atua como atriz e produtora de eventos.
Essa busca por uma presença maior na vida da cidade, levou as duas sócias a ocuparem o anexo do número 274 da Rua Riachuelo, onde funciona a Alfaiataria, importante espaço cultural curitibano no centro histórico da cidade:
“Por ter essa proximidade com a rua, a nova Rause, apelidada carinhosamente de Rausinho, conseguiu replicar esse vínculo com a vida urbana que sempre tivemos na Carlos de Carvalho. Estar em um espaço como o da Alfaiataria vai nos permitir avançar em um desejo que já há algum tempo nós temos, que é transformar a Rause em um espaço não apenas para tomar bom café, mas que também vibra em concordância com a cidade, movimentando a ocupação de espaços públicos e a produção de eventos culturais”, destaca Nina.
As sócias contam que com os novos desafios – além do novo local, a Rause passou a produzir os próprios insumos de panificação e charcutaria – o espaço da Carlos de Carvalho, que tem cozinha pequena, se tornou insuficiente para a produção. Para atender a essa necessidade de mais espaço, foram feitos investimentos em uma cozinha de distribuição, que abastece as duas lojas. Ainda assim, não estava nos planos deixar esse endereço:
“Nós estamos produzindo esses itens artesanais tanto para consumo “in da Rause” quanto para quem deseja comprar os produtos e levar para casa. O Rausinho tem esse conceito mais contemporâneo dos lugares menores, para um consumo prático e imediato, o que dialoga com o comportamento do público agora. Além disso, temos a parceria com a Alfaiataria, um jardim lindíssimo com muitas possibilidades”, explica Dani, que além de sócia é a chef responsável pela cozinha da Rause.
Ela completa dizendo que quando o ponto da Carlos de Carvalho foi solicitado e levando em conta a condição de sublocação do imóvel, elas entenderam como uma confirmação de que devem focar nesse novo caminho.
COMENTÁRIOS