A comemoração exige adaptações devido ao coronavírus, mas é possível se reunir com cautela para homenagear a matriarca da família
Ela já fez tanto por nós, mas há algum tempo muitos estão afastados delas devido à pandemia. Felizmente, para algumas famílias, o Dia das Mães de 2021 é uma chance de reencontro, pois já existem muitas matriarcas com a vacinação contra a Covid-19 completa.
Para muitas famílias, não houve comemoração no ano passado devido às incertezas trazidas pelo vírus. Agora, vivemos um momento histórico e de grande apelo emocional que
pode ser celebrado com um pouco mais de segurança.
Vamos a algumas medidas de proteção:
-
Evite se reunir com familiares que não estejam imunizados ou que não estejam em quarentena rígida há pelo menos 15 dias
-
Evite beijos, abraços e apertos de mão
-
O evento deve incluir pouquíssimas pessoas (até 4)
-
Todos devem usar máscaras o tempo inteiro – exceto durante a refeição
-
O evento deve ter poucas horas de duração (cerca de 2 horas)
-
Álcool gel, água e sabão devem estar disponíveis no local
-
Dê preferência a ambientes externos e bem ventilados
Para matar as saudades e impressionar a sua mãe, que tal recebê-la para um almoço pensado com todo o carinho do início ao fim?
Passo 1: Selecionando o ambiente
Com as diferentes fases de restrições nas cidades brasileiras e com a alta taxa de transmissibilidade do vírus, o melhor a se fazer é evitar restaurantes e apostar em um almoço em casa.
Comece escolhendo o local em que a refeição vai acontecer para então poder planejar os demais detalhes.
O ambiente deve, idealmente, ser ao ar livre. Quem vive em casa pode realizar o almoço no jardim, no quintal ou no deck, por exemplo. Já nos apartamentos, a varanda é o espaço ideal para o evento.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Se a sua casa não tiver um ambiente externo, procure pelo local mais ventilado da casa. Mantenha portas e janelas abertas durante o almoço e posicione ventiladores de frente para as janelas, lançando o ar para fora da residência.
Passo 2: Harmonizando os pratos
Agora é hora de pensar nas refeições. Como o almoço será em um ambiente ventilado, pense em alternativas que não vão esfriar rápido demais, sempre levando em consideração o gosto da principal convidada, a sua mãe.
Veja aqui algumas sugestões de cardápio que agradam diversos paladares e se adaptam aos tempos em que vivemos:
|
Para a mamma |
Junkie mom |
100% brasileira |
|
Entrada: Salada caprese Bruschetta de tomate com manjericão Prato principal: Lasanha à bolonhesa Sobremesa: Panna cota com frutas vermelhas Bebida: Vinho Malbec |
Entrada: Batata palito frita Onion rings Prato principal: Hambúrguer artesanal com maionese temperada Sobremesa: Milkshake de cookies & cream Bebida: Refrigerante |
Entrada: Salada vinagrete Dadinho de tapioca com geleia de pimenta Prato principal: Feijoada com arroz branco, farofa e couve refogada Sobremesa: Salada de frutas com calda de laranja Bebida: Caipirinha de cachaça e limão |
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Procure deixar os alimentos semi-prontos na véspera do evento e coloque as bebidas na geladeira com antecedência. Assim, no domingo, você terá mais tempo para aproveitar a companhia da sua mãe. Aqui, a sugestão é realizar as compras em um supermercado online. Assim, você também evita se locomover.
Passo 3: Preparando a decoração
Uma ocasião tão especial pede uma decoração diferenciada no ambiente para receber a mulher mais importante da sua vida.
Se a festa for feita ao ar livre, invista em uma bela decoração com as flores favoritas da matriarca. Para ambientes como varanda ou indoor, a tendência é a decoração com balões e enfeites de papel, além dos letreiros.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Para um almoço inesquecível, a ideia é caprichar também na mesa. Separe as louças mais bonitas para servir a sua mãe no dia dela, adaptando as peças de acordo com os pratos que compõem o menu. Para dar um ar mais refinado, opte pelos guardanapos de tecido.
O ideal é que toda a decoração esteja pronta com antecedência, uma vez que a intenção é mimá-la, e não contar com a ajuda dela para organizar tudo.
Imagem: Pinterest
Passo 4 : Garantindo a atração
Nenhuma celebração está completa sem uma atração principal. No Dia das Mães, além de se deliciar com uma refeição ao lado delas, os filhos podem preparar uma surpresa para o momento.
A grande atração pode ser um presente, como, por exemplo, aquele livro que ela queria há algum tempo, um kit spa para que ela possa se cuidar em casa. Para emocioná-la, pense em um mimo feito por você mesmo, como um ikebana, uma tradicional arte japonesa de arranjo de flores.
Imagem: Pinterest
Caso haja um grande acontecimento previsto na família, como a chegada de um bebê, a compra de um imóvel ou uma mudança de emprego, este também é o momento de compartilhar a novidade.
Se a ideia é se divertir, o anfitrião pode apostar em brincadeiras caseiras. Um karaokê, um jogo de dardos, baralho, jogos de tabuleiros, entre outros, podem garantir o entretenimento da festa.
Tudo deve ser feito de forma a minimizar a contaminação pelo novo coronavírus. Ainda não será uma celebração como antigamente, mas com certeza é o suficiente para manter a família saudável e homenagear as mães no dia delas.
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS













COMENTÁRIOS