Neste domingo (21) é celebrado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil. A maior parte dos imigrantes vieram do Velho Continente para o Sul e Sudeste do Brasil. Juntos, os descendentes de italianos nestes quatro estados somam mais de 22,7 milhões de pessoas.
A data foi instituída em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história brasileira. A data foi escolhida para relembrar a chegada em Vitória (ES) do navio La Sofia, em 1874, e que marcou o início do processo de migração de italianos para o Brasil.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 50% da população de Santa Catarina é descendente de italianos. Logo em seguida, aparecem os nascidos no Paraná, onde 37% das pessoas têm origem italiana. No estado de São Paulo, esse percentual é de 32,5% da população, enquanto no Rio Grande do Sul chega a 27%.
Quase dois séculos depois, o movimento tem sido no sentido inverso, com a vontade de brasileiros se reconectarem com a história familiar. É para auxiliar neste sentido que a Bússola Italiana, pesquisando a origem das famílias e chegando até à assessoria para reconhecimento de cidadania italiana. É possível obter a cidadania italiana tendo antepassados ou por matrimônio. Para auxiliar nestes processos, a Bússola Italiana oferece serviços de assessoria. A Bússola é uma empresa que se dedica a processos de cidadania italiana e integração em território europeu.
“Compreendemos que o processo de reconhecimento de cidadania italiana é a concretização de um projeto de vida, de um sonho. Por isso, o nosso time é altamente qualificado e expert na legislação italiana e processos civis para auxiliar os descendentes de italianos a obterem o reconhecimento da cidadania italiana com sucesso, bem como os ítalo-brasileiros a usufruírem plenamente de seus direitos”, lembra a consultora de negócios e sócia da Bússola Italiana, Patrícia Diniz.
Contatos:
Facebook.com/bussolaitaliana
Instagram.com/bussolaitaliana
WhatsApp: (11) 98558-1353
Na foto capa meu avô materno, Humberto Malucelli imigrante Italiano e ao lado meu saudoso pai Dirceu Antonio Andersen, com minha mãe Avany MalucelliI Andersen, em casamento do meu irmão Dirceu Antonio Andersen Jr!
*com divulgação
Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS













COMENTÁRIOS