Estresse influencia diretamente no ganho de peso

Médica alerta para a importância de controlar os níveis de cortisol no sangue para o sucesso de qualquer dieta

Não é apenas para o coração que o estresse é prejudicial. Para quem precisa perder aqueles quilinhos indesejados, controlar os níveis de tensão e ansiedade são imprescindíveis para o sucesso de qualquer dieta. “Tudo porque o chamado hormônio do estresse, ou cortisol, é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo. Além de tudo, ele ajuda a manter a pressão arterial, os níveis ideais de açúcar no sangue, proteínas e do metabolismo de lipídeos”, explica a médica da Eden Clinic, Márcia Simões.

Tem um outro hormônio que também influencia na produção de cortisol, o adrenocorticotrófico, que é produzido por uma glândula abaixo do cérebro, responsável por produzir hormônios que regulam os sistemas do organismo. “Com o estresse elevado, o metabolismo não trabalha direito e, logo, o peso eleva ou não é eliminado”, conta.

A médica ainda faz um alerta. “O risco de diabetes e de hipertensão é elevado. O metabolismo é a chave para um sistema imunológico saudável, ou seja, com aumento do estresse e do cortisol, aumentam os estoques de gordura, em especial na região abdominal, e coloca a saúde em risco.”

Márcia Simões dá dicas de como controlar os níveis de cortisol no sangue e, assim, melhorar o desempenho nas dietas:

1-         Melhore a qualidade do sono! “Não é só dormir bem, é dormir com qualidade. Desligue eletrônicos no quarto, não coma muito antes de dormir e mantenha um ambiente escuro.”;

2-         Pratique atividades físicas. O exercício libera hormônios que são antidepressivos naturais;

3-         Coma saudável. Alimentos como brócolis, ovos, frango, abóbora, carnes e ricos em vitamina B5, como salmão, oleaginosas, podem auxiliar no controle do cortisol;

4-         Diminua a quantidade de cafeína. “Sim, o ideal é tomar até duas xícaras de café por dia. Cuidado que muitos chás possuem cafeína, também”, diz Simões.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BELEZA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s