Exagerou no Carnaval? Saiba como voltar pro foco

image004

Para ajudar no detox Pós-Carnaval, Mundo Verde dá dicas de como preparar Smoothie verde e Quinoa crocante com grão de bico

 

Durante o Carnaval, é comum cometer certos exageros, inclusive alimentares. A alimentação saudável é colocada de lado e o consumo de alimentos frutas, verduras e legumes é negligenciado. Além disso, muitos foliões acabam esquecendo de se hidratar de forma correta. Pensando nisso o Mundo Verde – maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina – tem algumas dicas para ajudar no detox pós-Carnaval.

 

A eliminação dos xenobióticos é feita, principalmente, através do fígado, que transforma as toxinas, substâncias lipossolúveis, em hidrossolúveis para que então possam ser eliminadas através da urina, das fezes e do suor. Porém, esta função pode ser prejudicada pelo próprio excesso de toxinas e pela ausência de uma alimentação adequada que forneça os nutrientes necessários à detoxificação.

 

Alguns nutrientes otimizam o trabalho do fígado, na conversão de toxinas: vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, selênio, cobre, enxofre, antioxidantes (flavonoides, antocianinas e carotenos) e aminoácidos (glicina, metionina e glutamina). Então, o que incluir no cardápio?

Mundo Verde_Salada quinoa crocante

Arroz integral, quinoa e painço: Auxiliam na detox, pois são ricos em vitaminas do complexo B e fibras. O arroz integral deve ser refeições utilizado em substituição ao arroz branco nas principais. A quinoa pode ser usada em saladas e em receitas de tortas, pães e bolos. O painço pode ser preparado solto como o arroz ou cremoso como um mingau na versão salgada ou doce e acompanha bem diversos tipos de pratos.

Castanha-do-brasil: É fonte de selênio, mineral importante para o processo de desintoxicação. Pode ser consumida junto com outras oleaginosas (castanha-de-caju, nozes, amêndoas etc.), preparando-se um mix e consumindo-se 30g ao dia em um lanche.

Clorofila/Suco verde: A clorofila é desintoxicante e depurativa do organismo, reforça o sistema imunológico, neutralizando as toxinas e aumentando o número de anticorpos. Com a polpa de clorofila podemos preparar um suco verde, que deve ser consumido pela manhã em jejum para auxiliar na desintoxicação. Tem receita aqui no site, alias!

Crucíferos: Os crucíferos como brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo e rabanete são ricos em enxofre, mineral que auxilia na detox. Eles podem ser utilizados em receitas de saladas e em tortas salgadas.

Probióticos: São organismos vivos que, quando ingeridos em determinado número, equilibram a flora intestinal. Antes de iniciar um processo de detox, é importante corrigir a disbiose, quadro caracterizado pelo aumento do número de parasitas, fungos e bactérias patogênicas no intestino. Precisamos corrigir a disbiose para garantir a adequada absorção dos nutrientes que auxiliam no processo de detox.

Prebióticos: O nome é parecido, mas são diferentes dos probióticos. A farinha e a biomassa de banana-verde possuem amido resistente que apresenta ação prebiótica, ou seja, fornece energia para que as bactérias benéficas se desenvolvam e colonizem o intestino.

Gengibre: Melhora o processo digestivo e possui ação desintoxicante. Pode ser utilizado na forma de chá ou adicionado em sucos, vitaminas e receitas de saladas.

Semente de abóbora: É fonte de zinco e magnésio, minerais que participam do processo de detox. A semente de abóbora pode ser consumida como snack e adicionada em saladas.

Suco de uva integral e suco de cranberry: São excelentes fontes de antocianinas, potentes antioxidantes que atuam no processo de destoxificação do organismo.

 

Confira duas receitas para preparar no pós-Carnaval:

 

Smoothie verde

 

Ingredientes

250ml de Bebida de Coco do bem pronta para beber

2 Folhas de couve

1 Colher de sopa de semente de chia

1 Medida (aprox. 30g) de proteína vegetal em pó de coco ou baunilha

Pedras de gelo (opcional)

 

Modo de preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar bem homogêneo e cremoso. Sirva em seguida

 

Rendimento: 250ml

 

Receita: sem açúcar, vegana, sem lactose, sem glúten, rica em fibras e proteica

 

Quinoa crocante com grão de bico

 

 

Ingredientes

1 Xícara de mix de folhas

1 Xícara de mix de quinoa cozida (fria)

1/2 Xícara de tomate-cereja cortado

1/2 Xícara de cenoura ralada

1/2 Xícara de abobrinha ralada

2 Colheres de sopa de passas

1 Colher de sobremesa de azeite extra virgem

1 Colher de chá de sal rosa

1 Sachê de Crispy de Grão de Bico sabor Cúrcuma, Cebola e Salsa Flormel

 

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e sirva imediatamente.

 

Rendimento: 2 Porções

 

Receita: sem açúcar, vegana, sem lactose, sem glúten e proteica

 

Sobre o Mundo Verde

O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. O Mundo Verde conta com mais de 400 lojas em todo o Brasil.

A rede oferece ainda o serviço gratuito Olá Nutri, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28.

 

Saiba mais sobre o Mundo Verde:

Site: www.mundoverde.com.br

Instagram: www.instagram.com/mundoverde_brasil

Facebook: www.facebook.com/euamoomundo

Crédito fotos: Thiago Maziero

*com divulgação

 

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s