ALUMBRAMENTO

Projeto leva aos alunos das escolas públicas municipais de Curitiba repertório de narrativas tradicionais brasileiras com o objetivo de alimentar nas crianças o desejo de ler.

alumbramento 2019 cartaz programa 35 x 50 cm.cdr

Alumbramento é um espetáculo de contação de histórias que está circulando por escolas públicas de Curitiba, prioritariamente em comunidades com vulnerabilidade e risco social, e que tem como objetivo incentivar a leitura no ambiente escolar por meio da narração de histórias que são tesouros da literatura oral brasileira. Até novembro serão oferecidas, gratuitamente, 120 sessões de contação de histórias, além de 30 rodas de leitura, para crianças de 6 a 12 anos que frequentam as escolas municipais da cidade. Atingindo ao todo mais de 7 mil alunos. O projeto, viabilizado pelo Shopping Muller através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também irá promover seis Oficinas Literárias para Educadores e Agentes de Leitura.

Michelle Peixoto Roda de Leitura foto 1 Glaucia Domingos

Trata-se de uma iniciativa da Travessia – Arte e Educação que é uma produtora cultural dedicada à Literatura, Teatro, Cinema, que promove ações culturais no ambiente escolar.Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon são os idealizadores, empreendedores e mediadores do projeto. Ela é pedagoga e desenvolve trabalhos no âmbito escolar há mais de 10 anos. E ele é integrante da Associação Malasartes, da Travessia – Arte e Educação e do Trio Dedo de Prosa, com os quais já circulou com apresentações de teatro e narração de histórias por diversas regiões do país.

Vinícius_Mazzon_-_Alumbramento_foto_2_Glaucia_Domingos

As sessões de contação de histórias e as rodas de leitura tem duração de 50 minutos cada e o mediador atua bem próximo do público, olho-no-olho, envolvendo a plateia com o calor da voz e com a magia das palavras. A forma de atuação recria o ambiente em que vem sendo transmitidos os contos populares: ouvintes em torno de um narrador, cuja proximidade corporal e afetiva proporciona uma abertura para a participação e a criação coletiva. Em cada sessão participam em torno de 60 alunos.

No foco desta iniciativa está a relação entre Oralidade, Literatura e Incentivo à Leitura. O repertório escolhido é composto por contos da tradição oral brasileira a partir de consagrados autores brasileiros como Ana Maria Machado, Figueiredo Pimentel, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Monteiro Lobato, que publicaram coletâneas de recontos populares de grande sucesso. Guimarães Rosa e Ariano Suassuna, que escreveram contos e romances apoiados em narrativas, estruturas e personagens da tradição oral também estão na lista. Bem como contos coletados por folcloristas como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Silvio Romero e Franklin Cascaes. “Este maravilhoso e riquíssimo repertório do folclore e da oralidade popular é uma porta de entrada privilegiada para o universo da literatura escrita”, conta Vinícius. “No Brasil, estas publicações edificaram a ponte entre a literatura oral e os livros, e é por esta ponte que desejamos transitar e servir de guias para o público”, comenta.

Durante as sessões os mediadores apresentam livros que trazem a publicação das histórias narradas e também outras sugestões de leitura que contemplam o universo da literatura oral. “A ideia é transferir o encanto criado pela presença do narrador para o livro, aguçando a curiosidade da plateia. Cada sessão é uma oportunidade de fruição literária e também um estímulo para que o público busque dar sequência a esta experiência através da leitura”, explica Michelle. “Narrar histórias apresentando o livro à criança como brinquedo é cultivar nela uma relação prazerosa, agradável e afetiva com a literatura. A história contada prepara terreno para o livro, alimentando o desejo de ler”, completa.

Para reforçar o tom lúdico e criar um ambiente de escuta atenta, os mediadores interagem constantemente com a plateia, por meio de improvisos, adivinhas, parlendas, versos e músicas populares, dando bastante dinamismo e ritmo à contação e narração. “Queremos afastar o tom formal e sisudo que muitas vezes cerca a literatura e afasta os novos leitores. O livro pode ser compreendido como um brinquedo; as histórias, como aventuras; a biblioteca, como espaço lúdico”, conta Vinícius. “Quando contamos histórias recriamos vínculos afetivos e experiências pessoais que hoje em dia ocupam um espaço periférico nos meios de comunicação e nas formas de entretenimento”, acrescenta.

Vinícius Mazzon, o contador de histórias deste projeto, é um artista de trajetória reconhecida, que desde 2009 vem realizando diversos projetos de narração de histórias como processo de incentivo à leitura. Tem sido convidado para contar histórias em importantes eventos literários como o “Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias” (São Paulo), Encontro Mundial da Invenção Literária (EMIL), realizado pela Academia Paulista de Letras, Semana Literária do SESC, Baú de Histórias (SESC – SC) e Literatura Viva, realizado pelo SESI São Paulo.

Este projeto é uma realização da Passaredo – Educação e Arte em parceria com a Travessia – arte e educação e foi incentivado pelo Shopping Muller por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Rodas de Leitura e Oficinas Literárias: Michelle Peixoto

Contações de Histórias: Vinícius Mazzon

Contato:

Produção

Vinícius Mazzon

41 99622 2829

viniciusmazzon@gmail.com

foto perfil

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATROTags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s