Noite linda de mares e ares no Quintana, que se torna AZUL a partir desta quarta-feira dia 2 de maio. A artista e bióloga venezuelana radicada no Brasil, vem de Manaus especialmente para a abertura. Ela traz obras relacionada ao mundo aquático e outras a vida terrestre, com animais em risco. Susana, Argentina, mostra suas aquarelas com pássaros com elementos humanos. A riqueza da sensibilidade, cores e elementos latinos de ambas vão se somar ao grupo musical venezuelano Cadencia Latina e ao cardápio criado especialmente para a noite homenageando as artistas.
A noite traz um brilho ainda mais especial com a celebração da conquista dos mosaicos de Unidades de Conservação Marinhas nas águas brasileiras, e a Diretora Angela Kuckzak da Rede Pró UC, fará uma apresentação contando sobre essa importante ação chamada de #ÉaHoradoMar e que envolveu 37 entidades!
Na minha agenda.
Cultura da Venezuela e Argentina em cartaz nas novas exposições do Quintana
Artistas Carolina Bertsch e Susana Goienetxe retratam a natureza, sem deixar de lado suas origens e o país onde hoje vivem
Acontece na quarta-feira, 2 de maio, das 17 às 22 horas, a abertura de duas novas exposições no Quintana, assinadas pelasartistas Carolina Bertsch e Susana Goienetxe. Carolina, natural da Venezuela, e Susana, da Argentina. A união das culturas, junto com a brasileira, na qual hoje vivem, aparecem nos nuances de seus trabalhos, que demonstram, em primeiro plano, anatureza e os animais. Na ocasião, a experiência será enriquecida ainda mais por meio de um menu criado especialmente paraa ocasião e inspirado nas artistas, além da música ao vivo do trio Cadencia Latina, por Ninoska Pottella, Román Otero e AndréRibas, que irão apresentar sons argentinos e venezuelanos. Para fechar a experiência de #EcoGastronomiaCultural doQuintana, a noite terá também a presença de Benedito e Salete Uczai, guardiões e criadores das abelhas nativas sem ferrão, que irão apresentar as riquezas desse universo.
Para Carolina, o processo de criação das obras em cartaz seguiu um meio diferente de seus trabalhos anteriores. “Foi muitomais intuitivo e orgânico. Foram diversas camadas de pinturas, nas quais deixei que elas tomassem a sua própria forma, criando efeitos de contrastes”, explica a artista, que hoje mora em Manaus. Em “Mergulho interior”, Carolina, que também ébióloga, exalta o mundo aquático do planeta, e busca relembrar a importância da água na vida do planeta. Além disso, elatambém instiga a refletir sobre a busca incessante das pessoas pela luz e calma, por baixo da superfície agitada e turbulentada vida de todos. Carolina trabalha ativamente em pesquisas ecológicas para a conservação da fauna amazônica.
Susana, natural da Argentina, traz a série “Pássaros do Inconsciente”, composta de aquarelas e pequenos desenhos. Segundoa artista, eles surgiram “sem muita premeditação, como vindo do inconsciente”, e resultaram em obras nas quais as aves têmolhos de pessoa, roupagens e enfeites, que referenciam atitudes e sentimentos dos animais que identificamos como sendohumanos, tanto quanto ao contrário.
A abertura também terá um sabor especial com a celebração de uma grande conquista para a vida marinha. Foi aprovada pelogoverno federal, após grande apoio da sociedade, a criação de dois mosaicos gigantes de Unidades de ConservaçãoMarinhas. A campanha foi liderada pela Rede Pró UC que criou a #ÉaHoradoMar, na qual 37 instituições e voluntáriospropagaram a ideia. Com isso, criou-se o maior conjunto de áreas protegidas do Atlântico Sul, com mais de 900 km2, um nacosta de Pernambuco e outro na costa do Espírito Santo.
Todos os artistas possuem obras disponíveis para compra. Apoie e incentive a cultura!
Cultura no Quintana
O ano de 2018 vem trazendo muitas surpresas no braço cultural do Quintana Gastronomia. Com curadoria artística de BirgitteTümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho irá receber até o fim do ano outros grandes artistas como DenisSimonovich, Marcia Széliga, Nicole Giller, Rodney Rauth e Sandra Kuniwake. O trabalho dá continuidade a mais de nove anosde fomento a ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, com o objetivo de sensibilizar clientes, amigos e parceiroscom estímulos sensoriais.
Serviço: Abertura exposições “Pássaros do Inconsciente” e “Mergulho Interior”. Quarta-feira, 2 de maio, no QuintanaGastronomia (Av. do Batel, 1440). Informações: (41) 3078-6044. http://www.quintanagastronomia.com.br
MELHORES MOMENTOS:
Imagens by Birgitte Tummler para a coluna
Quintana Gastronomia
Tel.: + 55 (41) 3078-6044
www.quintanagastronomia.com.br
facebook.com/quintanagastronomia
instagram.com/quintanagastronomia
*com divulgação
Categorias:AGENDA DA SEMANA, BARES, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, GASTRONOMIA, LANÇAMENTOS, OPORTUNIDADE, restaurantes
COMENTÁRIOS