Fotos Laura Testa

Inspirado em Ibsen, grupo gaúcho faz duas apresentações gratuitas, no Sesc da Esquina
As inquietações que nascem do desejo de entender mais sobre o ser humano, seus instintos e semelhanças com os primatas deram origem à peça Instinto, que o Coletivo Gompa, de Porto Alegre, apresenta em Curitiba, no Sesc da Esquina. As apresentações, gratuitas, serão nos dias 25/02, 20 horas, com audiodescrição; e dia 26/02, no mesmo horário, com Libras. A retirada de ingressos deve ser feita 01 hora antes do espetáculo.
O Grupo partiu do personagem Brand, da obra homônima do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, para falar sobre o agora, ambientando as cenas em contextos atuais, de modo fragmentado. Esteticamente, Instinto se define por uma dramaturgia híbrida, em que a dança, a atuação e as artes visuais se fundem. Um dos pilares é o uso de máscaras inteiras, que exigem dos bailarinos uma nova percepção de corpo e movimento, acompanhados por trilha sonora executada ao vivo por dois músicos em cena.
O espetáculo Instinto consolida a trajetória de pesquisa do coletivo ao investigar a natureza das relações de poder e a figura do líder na contemporaneidade. A obra mergulha no desejo humano por referências e questiona os limites éticos e pessoais daqueles que guiam e daqueles que são guiados.
“Escolhemos montar o Instinto pela atualidade desse tema: até onde a gente vai por uma liderança? Esse desejo de buscar continuamente uma referência, um líder. E de entender até onde eles vão, seja por ideais ou interesses pessoais. É algo que já vem interessando ao coletivo em seus últimos trabalhos”, pontua a diretora, Camila Bauer. “O espetáculo lida com uma dramaturgia híbrida que construímos em sala de ensaio. É um trânsito entre o trabalho com máscaras inteiras, a música feita ao vivo e fragmentos de texto. Existe essa fusão muito forte entre o corpo, a atuação e as artes visuais”, explica Camila, sobre o trabalho que foi vencedor do prêmio norueguês Ibsen Scope, selecionado entre 54 trabalhos de mais de 30 países. Em 2018, o trabalho anterior, Inimigos na Casa de Bonecas, também rendeu ao coletivo o Prêmio Ibsen e apresentações na Noruega.
Depois do reconhecimento no exterior, Instinto também rendeu uma indicação ao Prêmio Shell 2025, na categoria de Melhor Direção. “Para a gente, que é do Sul, ser indicado já é uma conquista. Enquanto diretora, é um reconhecimento muito bonito estar ao lado de nomes que admiro tanto e com trabalhos tão sólidos. Sinto-me muito honrada”, completa sobre o Shell.
Além das apresentações, o Gompa faz um Intercâmbio com a companhia curitibana Súbita, em um atividade que vai reunir os integrantes das duas formações para trocas de experiências e ideias cênicas, no intuito de promover dinamismo e diálogo entre grupos teatrais que investem em pesquisa.
Instinto é um projeto selecionado no edital da SEDAC PNAB RS – 23-33/2024 “Instinto – circulação e conexões”.
EQUIPE ARTÍSTICA
Concepção: Camila Bauer e Liane Venturella
Direção: Camila Bauer
Elenco: Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz
Sonografia e operação de som: Álvaro RosaCosta
Intervenção sonora autoral: Paola Kirst
Dramaturgia: Giuliano Zanchi, a partir da obra Brand, de Henrik Ibsen, e da colaboração dramatúrgica do elenco
Direção coreográfica: Carlota Albuquerque
Cenografia e objetos: Elcio Rossini
Criação de vídeos: Elcio Rossini e Maurício Rossini
Iluminação e videografia: Ricardo Vivian
Figurinos: Daniel de Lion
Máscaras: Victor Lopes
Provocadores convidados: Alexsander Vidaleti, Elcio Rossini, Mailson Fantinel e Rafael Bricoli
Convidados para a música “Choro do Macaco”: Simone Rasslan (piano) e Beto Chedid (Violão e cavaquinho)
Participação em áudio feira (RO): Anderson Silva e Rinaldo Santos
Arte gráfica: Jéssica Barbosa
Redes sociais: Pedro Bertoldi
Produção geral: Projeto Gompa
Financiamento: Ibsen Scope
Agradecimento especial: Hilde Guri Hohlin, Korina Vasileiadou, Letícia Vieira, Sala Terpsi e Cia IncomodeTe
Serviço
O que: Instinto – Com Coletivo Gompa
Quando: Dias: 25/02, às 20h, com audiodescrição; e 26/02, às 20h, com Libras.
Quanto: Entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do espetáculo.
Onde: Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969).
*com divulgação
Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATRO
















COMENTÁRIOS