Refúgio DECA na CASACOR PR 2024
Relaxamento, tranquilidade, imersão e experiências sonoras e visuais se somam no projeto para que o visitante se reconecte a si mesmo e a nada além do momento presente

O escritório de arquitetura curitibano Arquitetare, de propriedade da arquiteta Elaine
Zanon e da designer de interiores Claudia Machado, com uma trajetória de mais de 37 anos, vai participar da 30ª edição Paraná da CASACOR, o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina, com o projeto Refúgio Deca | Sua pausa para reconexão – o destaque do evento. Esta será a nona vez que a Arquitetare marca presença na CASACOR, consolidando seu compromisso contínuo com a inovação e excelência no design arquitetônico. “Recebemos um convite super especial da CASACOR e da Deca, a empresa líder no mercado brasileiro de louças e metais para a casa, o que não poderia ter nos deixado mais felizes”, diz Elaine Zanon.
Essa é a segunda vez que o escritório assina um Espaço DECA na CASACOR PR.
Neste ano, a mostra volta a acontecer em uma residência familiar, datada dos anos
1980. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos e celebra o sucesso de três décadas da mostra, que estará aberta ao público entre os dias 04 de junho e 28 de julho de 2024. A avant première do evento está marcada para o dia 02 de junho.
Acolhimento de si mesmo
Com uma área de aproximadamente 100m², o maior desafio do projeto foi criar um
espaço que encoraje os visitantes a buscar o autoconhecimento e a conexão com sua própria
essência. “O Refúgio Deca é um refúgio da rotina frenética do cotidiano, um local para se
desconectar do mundo exterior e olhar para dentro de si mesmo”, analisa Claudia Machado.
O Refúgio Deca se destaca como um espaço urbano todo de vidro, que integra
harmoniosamente a natureza existente com a água, proporcionando uma fonte de bem-estar e serenidade. Inspirado por elementos de culturas milenares, o ambiente foi concebido para convidar à pausa e à presença, promovendo conexões reais, tanto pessoais quanto com o meio ambiente. Ao explorar o entorno, o projeto promove uma reconexão com a ancestralidade e uma imersão profunda na experiência.
O ambiente foi meticulosamente projetado para transcender os limites físicos, instigando
uma sensação de mistério e convidando os visitantes a contemplarem o ambiente circundante. A arquitetura explora os sentidos sonoros e visuais, criando uma experiência sensorial completa que envolve os visitantes em tranquilidade e relaxamento.
“Para trazer o tema ‘De presente, o agora’ para o ambiente, procuramos criar espaços
nos quais cada detalhe é pensado para encorajar a consciência do momento presente. Das áreas de descanso serenas aos espaços ao ar livre, procuramos oferecer oportunidades para que as pessoas possam se colocar em primeiro lugar, desconectar-se das preocupações do passado e do futuro e, simplesmente, estar presentes no agora”, continua a designer.
Detalhes que se somam
Materiais como mármore travertino extra, estrutura metálica preta e vidro extra clear,
além dos produtos da Deca em exposição, se destacam no projeto. “Com sua beleza atemporal, o Mármore Travertino utilizado no espaço, por exemplo, traduz a narrativa de uma antiguidade reinterpretada em um contexto contemporâneo. Escolher materiais que transcendem o tempo não é apenas um investimento em durabilidade, mas um passo consciente em direção à sustentabilidade.”, explicou a arquiteta. “Este é um eco silencioso dos milênios, uma ponte entre as eras, uma delicada conversa com o tempo. Em cada corte, repousa um legado de culturas, arquitetos e artesãos que viram no Travertino um símbolo de eternidade e de permanência para as gerações futuras.”, finaliza.
O projeto luminotécnico, pensado para transmitir relaxamento e acolhimento, utiliza luz
quente de 2700K no interior e um tom mais claro no jardim exterior, para valorizar a natureza circundante. A água e as peças Deca também ganharam iluminação especial. Além da luz suave, aromaterapia e sons que inspiram tranquilidade também fazem parte da composição.
Predominam tons neutros, com uma estrutura metálica preta e transparência do vidro,
destacando a natureza. “O ambiente é uma expressão de calmaria e serenidade, harmonizando louças e metais da Deca com pedras naturais, criando uma atmosfera serena e acolhedora integrada com a vista natural”, detalha Elaine.
No mobiliário, entre os destaques está a Poltrona Fita de Guilherme Wentz, sinônimo de
conforto e design, e a Poltrona Pedra, que além de estar relacionada ao conceito das pedras do espaço, proporciona uma proposta mais fluida, remetendo a estética de seixos mais despojados.
Para além da estética, o projeto incorpora um forte compromisso com a sustentabilidade,
refletido em soluções integradas ao design, como construção modular reaproveitável, materiais de alto desempenho térmico e um sistema de reaproveitamento de água.
O Refúgio Deca conta com a colaboração de parceiros renomados, incluindo Montrelux,
Engevita, NPK Mármores, Lupion Paisagismo, G.Baraldi, GranParaná Mármores e
Granitos, Maestrelli Mobili, Spot Lighting, Euro Audio, Momenttum, M.Decor, Tempo de
Viver, Ôda Design, Trussardi, Central das Lareiras/Artfire, Mara Piscinas, Botteh Tapetes,
Impermix, Organne Vasos Decor, Deca/Dexco e AR Almeida Soluções.
Sobre Elaine Zanon e Claudia Machado | Arquitetare
A arquiteta e urbanista, Elaine Zanon, em seus mais de 37 anos de experiência, traduz
para cada projeto o conceito de “arquitetura é cultura”. Dentro do seu processo criativo, ela transcende a criatividade para chegar a resultados surpreendentes para seus clientes. Seus projetos têm DNA próprio, formado pela sua visão profunda e detalhada da arquitetura, do ser humano e da vida em geral.
Claudia Machado é designer de interiores e tornou-se referência ao longo de sua
carreira de mais de 28 anos, como uma profissional à frente do seu tempo. Com projetos plenos, assertivos e encantadores, Claudia transfere as expectativas de seus clientes para cada espaço de maneira única e personalizada. Também dirige administrativamente a empresa, com estratégia e foco gerenciais, necessários para que o escritório cresça planejado e estruturado.
A Arquitetare é formada pelas sócias Marcia Fujimoto, Vivian Hansen, Juliana
Desessards, Andreia Gonzaga e Camila Picoli, agregando ainda mais qualidade, dedicação e excelência aos projetos e clientes.
SERVIÇO:
Arquitetare na CASACOR Paraná 2024 | Ambiente Refúgio Deca
Data de visitação: de 04 de junho a 28 de julho de 2024
Endereço: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel, Curitiba (PR)
Outras informações: casacor.abril.com.br/mostras/parana
Ingressos: appcasacor.com.br/events/parana-2024
Arquitetare
Endereço: Rua Rockfeller, 736 – Rebouças
Contato: arquitetare@arquitetare.com.br
Telefone: (41) 99932-9857 | (41) 3013-5521
Site: http://www.arquitetare.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/arquitetareoficial/?hl=pt
Informações
Engevita assina obra do Refúgio DECA, espaço destaque da edição
Paraná da CASACOR 2024
Reconhecida pela excelência de sua atuação, a construtora participa da mostra com a execução rigorosa do projeto, empregando soluções construtivas semelhantes às adotadas em obras definitivas
A Engevita, construtora especializada em obras residenciais e corporativas com mais de
25 anos de história, levou toda a sua excelência e inovação para a edição Paraná da
CASACOR 2024, o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina. A empresa
executou a obra do espaço Refúgico Deca, cujo projeto arquitetônico tem a assinatura da
Arquitetare, escritório de propriedade da arquiteta Elaine Zanon e da designer de interiores Claudia Machado.
Neste ano, a CASACOR Paraná comemora seu 30º aniversário e volta a acontecer em
uma residência familiar, datada dos anos 1980. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos e celebra o sucesso de três décadas da mostra, que estará aberta ao público entre os dias 04 de junho e 28 de julho de 2024. A avant première do evento está marcada para o dia 02 de junho.
O Refúgio Deca
Uma obra peculiar, que funciona como um protótipo realista de uma grande construção,
com quase 100m² de área. Este é o espaço criado para a empresa líder no mercado brasileiro de louças e metais para a casa, cuja proposta é atuar como um convite à pausa e à presença, promovendo reconexão com a natureza, tranquilidade, autoconhecimento e profunda imersão na experiência. Produtos Deca estarão em exposição.
Apesar de suas dimensões reduzidas, as complexidades envolvidas foram equiparadas
às de projetos de maior porte, uma vez que foram empregadas soluções construtivas
semelhantes àquelas adotadas em obras definitivas. “Este é um projeto que, como todas as obras executadas pela nossa equipe, representa o compromisso contínuo com a perfeição e a fidelidade ao projeto arquitetônico”, comenta o engenheiro civil Lincoln Fedato, fundador da Engevita. Para ele, o desafio permanente de atender expectativas elevadas de qualidade dos clientes – neste projeto a Deca –, foi mais uma vez superado com sucesso.
Um dos maiores desafios enfrentados, segundo Fedato, foi o prazo de execução da
obra. Toda a construção foi iniciada do zero e concluída em menos de 60 dias, o que exigiu um planejamento e gerenciamento intensivos do corpo técnico e executivo da empresa. A solução construtiva adotada incluiu uma estrutura metálica, paredes executadas com Light Steel Frame, grandes painéis e cobertura de vidro. Esses elementos não apenas garantiram um resultado estético excepcional, mas também permitiram a conclusão do projeto dentro do prazo estipulado.
A colaboração com a Arquitetare
Um ponto marcante no sucesso da obra foi a qualidade dos projetos desenvolvidos pela
Arquitetare. “Seus projetos são tecnicamente superiores e abrangentes, incluindo
detalhamentos, memoriais e projetos de interiores, acompanhados de imagens e vídeos
ilustrativos. Ou seja, contemplam um escopo mais abrangente do que o usual. Além disso, a Arquitetare oferece um serviço complementar de acompanhamento da execução dos interiores, o que foi essencial para o resultado que conquistamos”, analisa o engenheiro.
Soluções sustentáveis
Entre as soluções inovadoras e sustentáveis empregadas na obra, destacam-se o
sistema construtivo Light Steel Frame, cujo método de construção a seco, amplamente utilizado na América do Norte, permite maior velocidade de execução e menor geração de resíduos, sendo mais ambientalmente sustentável; a aplicação de vidros de alto desempenho e tela retrátil de sombreamento, que reduzem a transmissão de calor para o interior da edificação, diminuindo assim o consumo de energia na climatização; e um sistema audiovisual de última geração, com equipamentos modernos que complementam a funcionalidade e a experiência do espaço.
A qualidade e o impacto estético do Refúgio Deca chamaram a atenção antes mesmo da
inauguração da CASACOR. “A percepção do resultado da obra pode ser traduzida em um
comentário que foi repetido por alguns profissionais envolvidos na construção, que afirmaram que gostariam de, ao final da mostra, transportar a edificação inteira para algum lugar definitivo.
O resultado foi tão interessante que gostaríamos que as pessoas pudessem desfrutar dessa obra por muito mais tempo”, finaliza Fedato, ressaltando o quanto o resultado da obra reforça o compromisso da Engevita com a excelência.
Sobre a Engevita
A Engevita conta com 25 anos de trajetória na construção civil e amplo acervo de obras
executadas no Paraná e outros estados, principalmente residências de alto padrão, incluindo obras industriais e empresariais. A marca de qualidade da Engevita foi construída pelo emprego e aprimoramento dos conhecimentos da engenharia, pela transparência em todas as relações comerciais e pessoais e pela atuação como Empresa Cidadã.
O acervo de obras residenciais da Engevita conta com diversas casas icônicas no
Paraná, marcadas pela mais alta sofisticação e qualidade. Já na divisão de obras empresariais, também executou projetos de grande destaque. Mais recentemente e entre diversas outras de igual relevância, o Hotel Suryaa, no Alphaville Graciosa, em Pinhais (PR).
SERVIÇO:
Engevita na CASACOR Paraná 2024 | Ambiente Refúgio Deca
Data de visitação: de 04 de junho a 28 de julho de 2024
Endereço: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel, Curitiba (PR)
Outras informações: casacor.abril.com.br/mostras/parana
Ingressos: appcasacor.com.br/events/parana-2024
Engevita | http://www.engevita.com.br | (41) 3335-0500 e (41) 99722-3355
Luz, amplitude e conforto: vidros da Montrelux são o destaque do maior projeto da CASACOR 2024
O Refúgio Deca foi pensado para ser um espaço de relaxamento e imersão em si mesmo. Vidros
e espelhos exercem função essencial nesta experiência
A Montrelux, empresa brasileira referência no país em box de banho, espelhos,
guarda-corpo e projetos especiais, é a fornecedora oficial da edição Paraná da CASACOR
2024, o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina. A Montrelux está presente no ambiente Refúgio Deca, cujo projeto arquitetônico tem a assinatura da Arquitetare, escritório de propriedade da arquiteta Elaine Zanon e da designer de interiores Claudia Machado, e é o grande destaque da edição, com aproximadamente 100m².
Neste ano, a CASACOR Paraná comemora seu 30º aniversário e volta a acontecer em
uma residência familiar, datada dos anos 1980. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos e celebra o sucesso de três décadas da mostra, que estará aberta ao público entre os dias 04 de junho e 28 de julho de 2024. A avant première do evento está marcada para o dia 02 de junho.
O projeto do Refúgio Deca, desenvolvido em parceria com a empresa líder no mercado
brasileiro de louças e metais para a casa, foi pensado para ser o grande destaque da
CASACOR. Trata-se de um espaço para induzir, no visitante, relaxamento, tranquilidade e
imersão, para que ele se reconecte a si mesmo e a nada além do momento presente. Para dar vida ao projeto, que envolve um sofisticado conjunto de soluções em vidros, alumínio e aço, a Montrelux precisou superar alguns desafios.
O primeiro deles foi estabelecer parcerias estratégicas para viabilizar o projeto.
“Felizmente conseguimos firmar excelentes colaborações com fornecedores de materiais e parceiros essenciais para a execução da obra”, diz Juliano Deconti, diretor da Montrelux.
Além disso, a complexidade do projeto, aliada a um prazo curto, exigiu uma coordenação
precisa. A estrutura necessária, grande e com poucos pilares para permitir grandes vãos,
demandou um planejamento meticuloso e uma execução rápida e eficiente. “A criação da
estrutura metálica, cálculos estruturais, e a especificação detalhada dos vidros para garantir desempenho, conforto térmico e acústico, sem comprometer a luz natural desejada, também foram tarefas desafiadoras que foram superadas com a expertise da equipe técnica”, continua o diretor.
Materiais como destaque
O projeto apresenta inovações notáveis, como o uso do Vidro Super Clear, uma
novidade da Guardian Glass, e a linha de esquadrias MAC45º, lançada pela Vidromax em
parceria com a Montrelux e Sulinorte. Os principais materiais empregados no projeto incluem aço carbono, alumínio e vidros Guardian Glass (incluindo ClimaGuard Sunlight, Super Clear, Neutral
Plus 41 (NP 41) e Espelhos Guardian Evolution). “Todos esses materiais, combinados ao projeto arquitetônico desenvolvido pela Arquitetare, à execução da Montrelux com expertise da Cobertratil e Sulinorte, explicam os principais diferenciais que garantiram uma obra de excelência e sofisticação”, assina Deconti.
Forma e função
Os vidros utilizados são de grandes dimensões, oferecem segurança por serem
laminados e proporcionam conforto térmico e acústico, sem sacrificar a luz natural. Igualmente, todos os materiais utilizados são recicláveis e serão reutilizados em futuros projetos. Além disso, a Montrelux adota políticas de sustentabilidade interna e reverte a venda de sucatas de perfis em ações sociais, principalmente com a Obra Nossa, uma associação sem fins lucrativos que concretiza ações solidárias nas comunidades mais vulneráveis de Curitiba e região metropolitana.
A experiência do visitante
A criação de uma atmosfera relaxante e envolvente no Refúgio Deca está ligada à
maximização da entrada de luz natural com os vidros Guardian Glass, que também
proporcionam uma vista ampla do exterior e conexão com a natureza. Os vidros utilizados nos fechamentos também contribuem para a entrada de luz natural no espaço. Ao mesmo tempo, oferecem privacidade sem comprometer a transparência, complementado por elementos em pedra que compõem o entorno e ajudam a proteger os espaços privados. “Em nossas obras, sempre priorizamos o uso dos melhores materiais disponíveis no mercado, garantindo não apenas a beleza, mas também a durabilidade e a segurança das estruturas”, finaliza o diretor.
A Montrelux executou o projeto do Refúgio Deca em parceria com a Sulinorte
Esquadrias em Alumínio, Cobertratil, Vidromax, Guardian Glass e BlueGlass.
Mais na CASACOR
O Refúgio Deca não é o único espaço da edição cujos vidros são assinados pela
Montrelux. A empresa também está presente nos espaços de Cintia Ramos, Carla Grüdtner,
Studio Meza+Vicz, Larch Arquitetura, Flávia Bonet, Estúdio Pantarolli Miranda, Licyane Cordeiro e Thais Vogel e Maria Alice Crippa e Gustavo Assis.
Sobre a Montrelux
Com 14 anos de atuação no mercado de vidro, a Montrelux é reconhecida por sua
excelência em obras de alto padrão. O portfólio inclui projetos para marcas renomadas como Tag
Heuer, Hotel Qoya Curitiba e Boticário Lab, além de colaborações com escritórios de arquitetura de prestígio como Arquitetare, Marcos Bertoldi, Caroline Bollmann e Studio Arthur Casas.
SERVIÇO:
Montrelux na CASACOR Paraná 2024 | Ambiente Refúgio Deca
Data de visitação: de 04 de junho a 28 de julho de 2024
Endereço: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel, Curitiba (PR)
Outras informações: casacor.abril.com.br/mostras/parana
Ingressos: appcasacor.com.br/events/parana-2024
Montrelux | http://www.montrelux.com.br | (41) 3276-1206 e (41) 99545-1166 | @montreluxvidros
*com divulgação
Categorias:(MOSTRAS), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, EXPOSIÇÕES, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, mostra













COMENTÁRIOS