Nas apresentações em Curitiba Serão encenados dois momentos da Guerra de Troia: o Canto 1, a cargo de Daniel Dantas, com o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações, e o Canto 20, por Letícia Sabatella, com o retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.
Recitada em festivais na antiguidade por séculos e insumo essencial para a educação no mundo grego, “Ilíada” é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental. Das várias traduções existentes, a Cia Iliadahomero de Teatro utiliza a tradução experimental de Odorico Mendes, feita diretamente do original grego, publicada em 1874.
Os atores ressaltam a importância de atuarem em uma obra que exige muito de suas experiências, e que valoriza seus talentos. “Mergulhar neste universo da Ilíada é um fortalecimento de todas as musculaturas necessárias para a atuação! Do imaginário à dicção, da poesia à resistência física, da sensibilidade à expressão corporal intensa!”, afirma Letícia Sabatella.
Para Daniel Dantas, é uma oportunidade que vem de encontro com vontades pessoais e desafios em sua carreira.“Para mim é uma experiência inacreditável. Junta muitas coisas que eu queria fazer, como um monólogo, fazer um grego e ter uma atuação em que eu fizesse basicamente o narrador e ao mesmo tempo indícios de personagens”, comenta. Ambos os cantos de “Ilíada” trazem nomes conhecidos da mitologia grega, como Aquiles, Agamenon, Minerva, Ulisses, Júpiter, Eneias, Heitor, Apolo, entre outros.
Chegada a Curitiba
Em 2022, Daniel Dantas e Leticia Sabatella apresentaram os dois cantos da Ilíada na abertura do 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade histórica de Antonina, no litoral paranaense. Desde então, resolveram levar a montagem para outras cidades do Brasil, que já passou por Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, São Luiz e Campos de Goytacazes.
As apresentações no Guairinha, nos dias 24,25 e 26 de novembro, marcam a chegada do espetáculo a Curitiba. “Vai ser incrível. aumenta um pouco essa responsabilidade, pois é a casa da Cia Ilíadahomero de Teatro, e ao mesmo tempo é um prazer”, destaca Daniel Dantas. Ambos os atores compartilham a expectativa de que a plateia deverá ser a mais representativa para a trajetória do espetáculo até então. “Em Curitiba esperamos nosso melhor público, o mais sintonizado com a proposta, sem dúvida! E olha que temos tido plateias super lotadas e entusiasmadas por onde passamos, graças aos Deuses!”, conclui Letícia Sabatella.
Sobre a companhia teatral
O texto integra o repertório da Cia Ilíadahomero de Teatro, de Curitiba, fundada pelo diretor em 1999 e tem por objetivo a encenação do texto integral da “Ilíada” e da “Odisseia” de Homero, entre outras obras literárias de interesse universal. Além do Brasil, a companhia já realizou apresentações em outros países como Grécia, Holanda e Portugal. Neste ano, apresentou “Ilíada” na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em um projeto muito bem recebido pelo público e imprensa, em parceria com a produtora cultural Fluindo Libras.
Serviço:
“Ilíada”, de Homero, com Daniel Dantas e Letícia Sabatella – direção de Octavio Camargo
Datas e horário: 24,25 e 26 de novembro (sexta a domingo) às 20h.
Local: Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Endereço: Rua XV de Novembro, 971, Centro (Curitiba-PR)
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Informações: @ciailiadahomero
*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, TEATRO













COMENTÁRIOS