Concerto de Natal gratuito da Ladies Ensemble terá ‘Quebra-Nozes’ e clássicos natalinos

Com apresentações nos dias 20 e 21 de dezembro no Auditório Regina Casillo, orquestra apresenta trechos do balé de Tchaikovsky e da ópera “João Maria”, de Humperdinck, além de canções do repertório de Natal

 

A orquestra Ladies Ensemble apresenta um concerto de Natal gratuito nos dias 20 e 21 de dezembro no Auditório Regina Casillo, no centro de Curitiba. Realizado pelo Ministério do Turismo e Centro Cultural Solar do Rosário, o espetáculo reúne obras da música clássica inspiradas pelo universo infantil e canções populares do repertório natalino. 

 

O evento arrecadará brinquedos novos a serem doados ao Hospital Pequeno Príncipe. As doações devem ser feita nos dias da apresentação no Auditório Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500).

 

Entre os destaques do programa, elaborado pela diretora artística e musical da orquestra Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, está a “Dança da Fada Açucarada” – uma das mais famosas melodias escritas por Tchaikovsky (1840–1893) para o tradicional balé de conto de fadas O Quebra-Nozes. 

 

Partes da ópera Hänsel und Gretel (“João e Maria”), composta pelo alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) com base no conto dos irmãos Grimm, completam o repertório ao lado de canções natalinas como “Noite Feliz” (Joseph Mohr e Franz Gruber), “The Little Drummer Boy” (Katherine K. Davis) e “Jingle Bell Rock” (Joe Beal e Jim Boothe). 

 

“O concerto é composto por dois momentos diferentes: o primeiro voltado à música clássica de Natal, com obras que ganham montagens no mundo todo nesta época do ano, e o segundo, a temas natalinos da música popular”, explica Fabiola Bach Akel.

 

Convidados

A regência será de Roberto Ramos e da regente convidada Clara de Lanna Caixeta – primeira aluna do Laboratório de Regência para Maestrinas da Ladies Ensemble, iniciativa pioneira na América Latina criada em 2022.

 

Além da maestrina, o Concerto de Natal reúne outros convidados ao longo do programa. A Fada Açucarada da obra de Tchaikovsky será interpretada por Ana Julia Cotlinski, bailarina formada na Escola de Dança do Teatro Guaíra. Já a canção “The Little Drummer Boy” terá a participação de cinco meninas com idades entre 5 e 10 anos – entre filhas e alunas de integrantes da orquestra Ladies Ensemble. 

 

A Ladies Ensemble

Primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. 

 

O apoio a causas da mulher é uma de suas missões centrais — entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, produz iniciativas como o “Concerto das Rosas” — espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

 

Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto, em 2009, até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.

A qualidade musical e artística da Orquestra Ladies Ensemble tem possibilitado parcerias com músicos de grande talento e renome, como o pianista Arnaldo Cohen, as cantoras Fortuna, Daniele de Oliveira e Masami Ganev e as violinistas Carolina Kliemann e Soraia Landim.

 

O projeto anual “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio das empresas BHS Corrugated, Oregon, Nórdica Veículos, Guararapes, Impextraco, Tintas Dacar, Sollo Sul, Ferragens Negrão, Transunion, Abase Vet, Grupo Barigui Veículos, Grasp, Milium, Trutzschler, Agrosul Catarinense, GV2C, Tintas Alessi, Fobras, PASA, Delta Cable, Plast & Pack, M.A. Máquinas, Dissul, Stampa Food e Perkons. A Instituição beneficiada é o Hospital Pequeno Príncipe.

 

A realização é do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura em Curitiba fundado em 1992. Com Direção geral de Lucia Casillo Malucelli e Direção Musical de Fabiola Bach Akel.

 

Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

 

Serviço

Ladies Ensemble – Concerto de Natal 

Datas: 20 e 21 de dezembro (terça-feira e quarta-feira) às 20h.

Local: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Entrada franca.

Estacionamento gratuito no local.

 
 

Divulgação Ladies Ensemble: Marcelo Elias 

Divulgação Ana Julia Cotlinski: Cesar Bond/CCTG

Divulgação- Cesar Bond_CCTG

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWS, TEATROTags:, , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s