3 vantagens em contratar um arquiteto antes de comprar um imóvel

 

Engana-se quem pensa que o papel de um arquiteto começa apenas depois de adquirir um imóvel. Momento de grande importância, compreender todos os pontos positivos e negativos da nova aquisição é essencial para fazer um bom negócio – e é aí que um profissional qualificado pode ajudar!

Com olhar apurado, o arquiteto experiente ajudar a escolher o que mais se adapta às necessidades do cliente, evitando surpresas no meio do caminho, futuros arrependimentos e dores de cabeça. Pensando nisso, convidamos a arquiteta Alessandra Gandolfi para explicar como isso pode acontecer, confira:

image002

A arquiteta Alessandra Gandolfi | Foto: Eduardo Macarios

Preço

 

“O arquiteto também pode auxiliar na análise do valor do móvel, considerando todo o contexto em que está inserido e identificando se o preço corresponde com o que o imóvel oferece, tais como região, materiais de acabamento, áreas comuns e etc”, explica Alessandra.

Tamanho

O tamanho pode ser um dos principais enganos na hora de adquirir um imóvel. “A área anunciada, muitas vezes, inclui outras metragens – como a garagem, e até as próprias paredes. Em outros casos, mesmo se descrito como área privativa, existem detalhes que somente um profissional pode avaliar com clareza, alerta. Um apartamento com três quartos pode ser maior que um de quatro quartos, por exemplo.

Além disso, a arquiteta ainda ressalta que vale prestar atenção nos tamanhos dos cômodos conforme a necessidade de utilização do ambiente. “Por exemplo, se o cliente deseja uma cama king, é preciso avaliar o tamanho da parede em que ela será posicionada. Esses detalhes fazem toda a diferença”, complementa.

Planta

A análise das plantas do imóvel também é um passo importante! “É nesse momento que o cliente deve ficar ciente de todas as possibilidades do imóvel, seja para criação de um primeiro projeto ou para uma reforma. Aqui, avaliamos posições de vigas, pilares, prumadas, tudo pensando em possíveis alterações para evitar surpresas e executar o projeto como o cliente imaginou”, adverte Alessandra.

Outra vantagem é a oportunidade de personalizar a planta antes mesmo da construção. “Quando oferecida, essa chance permite que o morador já adapte o imóvel conforme o projeto que será executado, facilitando toda a rotina de obras. Nesse caso, o arquiteto já deve ter todo o escopo do trabalho projetado”, defende.

Localização

Além de analisar a localização do imóvel, o arquiteto também volta seu olhar para pontos como orientação solar e ventilação. “Considerar esses fatores é essencial para definir os ambientes da casa e apresentar soluções práticas para o dia a dia”, comenta a arquiteta.

Acabamentos

Os acabamentos também entram na lista de avaliação do profissional! “Geralmente, os materiais fornecidos pela construtora são mais genéricos e básicos. Se o cliente decidir fazer um upgrade, deve levar em consideração esse acréscimo no custo final do empreendimento. Um arquiteto pode avaliar o que vale a pena trocar e o que pode ser mantido, economizando o bolso do cliente.

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, ARQUITETURA/DESIGN, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s