Dermatologistas do Paraná lançam campanha de conscientização contra a psoríase

Em parceria com a entidade nacional, Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Dermatologia vai promover ações nos ambulatórios no Estado e distribuir material informativo ao público sobre a doença, que não é contagiosa

Acute psoriasis on the knees ,body ,elbows is an autoimmune incurable dermatological skin disease. Large red, inflamed, flaky rash on the knees. Joints affected by psoriatic arthritis.
Acute psoriasis on the body and elbows is an autoimmune incurable dermatological skin disease. Large red, inflamed, flaky rash on the knees. Joints affected by psoriatic arthritis.

Ações de conscientização sobre a psoríase marcam a campanha lançada neste mês pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraná (SBD-PR) para trazer informações e esclarecimentos sobre a doença.

No próximo sábado (29/10), Dia Nacional e Mundial da Psoríase, acontece o ponto alto da mobilização, coordenado pela entidade nacional. Nessa data, profissionais ligados à SBD-PR percorrerão ambulatórios de serviços de dermatologia no Estado para distribuir material informativo sobre esse tipo de inflamação crônica na pele. Como em todo o Brasil, monumentos de Curitiba serão iluminados com a cor roxa da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase até o dia 30 de outubro.

A campanha da SBD-PR entrega ao público marcadores de livros produzidos com papel-semente, com a intenção de preservar o meio ambiente e incentivar boas práticas de sustentabilidade. As peças trazem informações básicas sobre a psoríase e apresentam, ainda, um QR Code. Ao apontar a câmera do celular para o código, é possível ter acesso a um tira-dúvidas com as respostas para as questões mais comuns sobre a dermatose, explica a presidente da SBD-PR, Dra. Paula Schiavon.

“No conteúdo, que está em nosso site, sbdpr.com.br, abordamos pontos como os tipos de psoríase, as causas e o tratamento. Essa é mais uma iniciativa da Regional paranaense da SBD para levar ao público informações importantes sobre as doenças de pele mais comuns. Em setembro, lançamos uma ação semelhante destacando os cuidados contra a dermatite atópica”, informa Dra. Paula.

À frente da campanha no Paraná, a dermatologista Adriane Reichert Faria, que também é assessora de atividades científicas e sociais da SBD-PR, acrescenta que o foco do trabalho está na desmistificação da doença, mostrando sobretudo que se trata de uma manifestação não contagiosa. “A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.

Embora a causa seja desconhecida, sabemos que existe uma predisposição genética, que não é necessariamente transmitida aos descendentes. O que se sabe também é que ela não é contagiosa. Temos de desmistificar esse tema combatendo a desinformação e o preconceito contra os portadores.”

Diversos fatores, como traumas físicos e químicos, queimadura solar, infecções, drogas, estresse emocional, podem levar à fase crítica da psoríase. Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.

Para acessar a campanha e todas as informações, clique aqui:Conscientização sobre a psoríase
*com divulgação

Categorias:(POLÍTICA), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SAÚDETags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s