Projeto realiza oficinas culturais no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo em Curitiba (PR)

Untitled

Além da gravação de um documentário, uma programação formativa será oferecida na próxima semana na sede da Organização

Durante toda a próxima semana, no período de 24 a 29 de outubro, será realizada uma série de oficinas como parte do projeto “Cotolengo, um lar de histórias”, que tem como objetivo principal a realização de um documentário, dirigido e roteirizado por Gustavo Piaskoski, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2023. A programação formativa é destinada a estudantes, professores, voluntários, profissionais de entidades e empresas convidados para a atividade que será realizada no Salão do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo de Curitiba (R. José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido).

Intituladas “Dinâmicas Artísticas Culturais no Ensino”, as oficinas serão ministradas por professores da própria Organização, que são profissionais dedicados e experientes ao acolhimento à pessoa com deficiência múltipla. A temática principal é a conscientização da importância da arte e da cultura no processo de acolhimento à pessoa com deficiência, com incentivo a posturas e técnicas de acolhimento por intermédio de atividades lúdicas e culturais.

Nesta segunda-feira (24), a oficina ocorre às 14h para alunos do 3º e 4º ano do magistério do Instituto de Educação do Paraná. Diferentes turmas do 1º ano do mesmo instituto participarão da oficina na terça-feira (25), sendo um grupo pela manhã e outro pela tarde. Na quarta-feira (26), a oficina será realizada para alunos da Escola Municipal João Cruciani, também durante a manhã e tarde. Outros alunos do Instituto de Educação do Paraná participam da oficina na quinta-feira (26) pela manhã e, no mesmo dia pelo período da tarde, a atividade será destinada a participantes da Restaurant Week. Funcionários, voluntários, colaboradores, parentes e patrocinadores do Pequeno Cotolengo participarão da formação na sexta-feira (27) e, no sábado (28), será a vez de universitários realizaram a oficina.

Filme sobre o Pequeno Cotolengo

Gravado durante a segunda semana de outubro de 2022, o documentário de Gustavo Piaskoski vislumbra a narrativa através da experiência de Assistidos, colaboradores e voluntários da Organização, que é apoiadora do projeto do filme. A proposta é sensibilizar o público através da linguagem cinematográfica para revelar histórias de humanidade e apoio aos que necessitam de atenção especial

Com realização da GHP Produções e O Quadro Produções, o média-metragem tem previsão de 50 minutos de duração e lançamento previsto para 2023.  O projeto “Cotolengo, um lar de histórias”, realizado com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria especial da Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio de Araucária Papéis, Cimento Itambé, Engelhart, Fertipar, Grupo Rejaile, Guararapes Compensados e painéis. O projeto tem apoio cultural do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo e BackBros.

COTOLENGO_FILME_CRÉDITOS_DA_FOTO_André_Senna_e_correção_de_cor_Lucas_Kosinski

Saiba mais

 PEQUENO COTOLENGO

Fundado por São Luís Orione na Itália, o Pequeno Cotolengo chegou em Curitiba (PR) em 1965. Hoje, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo acolhe pessoas com deficiências múltiplas (cognitivas e motoras) de todas as idades e de qualquer região do estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. São mais de 230 Assistidos que recebem na Organização acolhimento, educação e saúde. Todo o atendimento realizado pelo Pequeno Cotolengo é gratuito, e a Organização se mantém com o apoio de empresas e de toda a sociedade. Os prêmios recebidos pela Organização, entre eles o Selo Portal da Transparência e dois Selos ODM (Objetivos do Milênio) concedido pela ONU, certificam que o trabalho prestado está sendo feito com seriedade e construído com o apoio de toda a sociedade. Mais informações no site www.pequenocotolengo.org.br.

FOTOS 1E 2 Bastidores da Gravação_ CRÉDITOS DAS IMAGENS: Maicon Willam

FOTO 3 E 4: Cenas do filme. Diretor Gustavo Piaskoski com assistido_CRÉDITOS DAS IMAGENS: André Senna e correção de cor Lucas Kosinski.

FOTO 5, 6 E 7: Cenas do filme. CRÉDITOS DAS IMAGENS: André Senna e correção de cor Lucas Kosinski.

FOTO 8: Equipe de gravação. CRÉDITOS DAS IMAGENS: Cris Partica.

Ficha Técnica

Direção e roteiro

GUSTAVO PIASKOSKI

Produção executiva

ANDERSON SIMÃO

Edição e assistência de direção

EVANDRO SCORSIN

Direção de produção

WELLINGTON SARI

Direção de fotografia e Operador de câmera

ANDRÉ SENNA

Assistente de câmera e Operador de câmera

GUILHERME CARNEIRO

Assistente de fotografia e câmera

NICA CHAVES

Assistente de fotografia e câmera (adicional)

JOW NETO

Pós-produção de imagem e Logger

LUCAS KOSINSKI

Logger (adicional)

RAÍSSA CASTOR

Técnico de som direto

BRUNO ITO

Assistente de som direto

PAULO GRABARSKI

Assistente de som direto (adicional)

JORGE TIBILLETTI

Finalização de som

ALEXANDRE ROGOSKI

Diretora de Comunicação e Imprensa

LÍDIA FERREIRA

Fotógrafa

CRIS PARTICA

CRÉDITOS DA FOTO: André Senna e correção de cor Lucas Kosinski

500X500px_Piazzolla

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADE, SAÚDE

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s