A amizade em forma de música

 

Um dos nomes mais importantes da música instrumental do Paraná, o saxofonista e clarinetista Daniel Miranda – que faleceu em 2019 –, recebe uma homenagem à altura de seu talento com o CD Notas para Daniel Miranda, com o grupo Choro e Seresta. O show de lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 26, às 20 horas, no Centro Cultural FIEP Unidade Dr. Celso Charuri – Sala Black Box (Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco). No repertório serão apresentadas 12 obras – que tem como espinha dorsal as faixas do disco e algumas composições que ficaram de fora da gravação, mas que Daniel adorava tocar. Todas as músicas foram compostas e/ou arranjadas por renomados instrumentistas de Curitiba como Cláudio Menandro, Julião Boêmio, João Egashira, Daniel Migliavacca e Lucas Melo – que fez a direção musical do CD.

Daniel Miranda era um músico talentoso, inquieto e polivalente. Sua atuação musical na cidade foi marcada por uma trajetória impecável onde ele mantinha cadeira cativa todos os domingos com o grupo Choro e Seresta na Feirinha do Largo da Ordem, e, também, se apresentava com a Banda Lyra (que ele foi um dos fundadores) em diversos espaços públicos e solenidades da Prefeitura de Curitiba, e com várias orquestras e grupos de choro e samba da cidade. Dono de uma personalidade amável e extrovertida, o músico conquistou uma legião de amigos. O CD Notas para Daniel Miranda traduz esse sentimento de gratidão e reconhecimento: a amizade em forma de música.

Uma curiosidade deste álbum é a faixa “Luquinha”. A única composta pelo homenageado e que traz no título o apelido de seu filho Lucas Miranda. Na gravação do grupo Choro e Seresta o arranjo é do próprio Lucas num encontro musical familiar emocionante. Lucas, por sua vez, compôs para o pai, o choro “Mirandão”, que está no disco e também será apresentado no show. O Conjunto Choro e Seresta é formado atualmente por: Joãozinho do Pandeiro, Lucas Melo, Marcos Almeida, Clayton Silva e Lucas Miranda (que assina a direção musical do espetáculo). O projeto foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Daniel Miranda

O saxofonista e clarinetista Daniel Miranda teve importante papel na história da música em Curitiba. Fez parte de bandas de diferentes estilos e foi um dos fundadores da Banda Lyra Curitibana, além do Conjunto Choro e Seresta, participou de várias orquestras e grupos musicais, entre eles a Orquestra À Base de Sopro do Conservatório de MPB de Curitiba. Ao longo da carreira, Miranda dividiu palco com diversos músicos locais e com lendas da música brasileira que passavam por Curitiba para se apresentar como Nelson Sargento, Guilherme de Brito, Argemiro Patrocínio, Noca da Portela, Silvério Pontes e muitos outros.

Choro e Seresta

O conjunto Choro e Seresta foi criado no início da década de 70 e é o regional em atuação de maior representatividade na história do choro de Curitiba. Atualmente o Conjunto Choro e Seresta é formado por músicos que se encontram em três gerações da formação inicial. O conjunto mantém a tradição de se apresentar aos domingos na feirinha do Largo da Ordem. No repertório, além dos clássicos do gênero, o grupo busca valorizar a música curitibana como um todo, incentivando a produção musical e a apreciação da população, ressaltando e resgatando a arte local, reforçando e fortalecendo uma identidade cultural própria da Cidade.

Serviço:

Lançamento do CD Notas para Daniel Miranda com o Conjunto Choro e Seresta. Sexta-feira, dia 26 de agosto, às 20 horas, no Centro Cultural FIEP – Unidade Dr. Celso Charuri – Sala Black Box

(Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco). Ingressos: R$15 (inteira) e R$7,50 (meia). A venda no local ou pelo Sympla:

https://www.sympla.com.br/show-lancamento-disco—notas-para-daniel-miranda__1678277

Classificação: Livre

Sugestão de BOX

Roteiro do show

 

01 – Malandro velho na roubada (Daniel Migliavacca)

02-  Choro pro Daniel Miranda ( Cidinho 7 cordas)

03 – Sargento Miranda (João Egashira)

04 – Ebubu fulô (Julião Boêmio)

05 – Poeira D’ água (Cláudio Menandro)

06 – Mirandão (Lucas Miranda)

07 –  Ahi! Cavaquinho (Erothides de Campos)

08 – No balanço (Lucas Melo)

09 – Mas eu te disse (Wilson Moreira)

10 – Luquinha (Daniel Miranda)

11 – Zequinha na Esbórnia (Julião Boêmio)

12 – Vida de músico (Luiz Otávio)

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, musica, SHOWSTags:, , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s