Quarteto de Cordas Menzel lança CD em homenagem ao compositor e maestro Rogério Krieger

Lançamento será no dia 24 de agosto – álbum tem 5 obras de Krieger interpretadas pelo quarteto de músicos paranaenses

Completando 60 anos em 2022, o compositor e maestro Rogério Krieger ganhará uma homenagem à altura de sua carreira. O Quarteto de Cordas Menzel lança, em agosto, um CD com cinco obras do músico paranaense. As obras Quarteto Tritemático, Capoeira e Fandango, Concertino em Ré Maior, Frevo com Batuque e Concertino Barroco compõem o álbum, que ainda tem como faixa bônus a obra Cantigas. O lançamento será no dia 24 de agosto (quarta-feira), às 20h, no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba – cidade onde Krieger nasceu.

“Registrar em CD as obras de Rogério Krieger valoriza a música de um compositor paranaense que ainda vive na cidade de Curitiba e que, além de compositor, também é violinista. Gravar um CD com suas obras, tendo suas próprias diretrizes e sugestões de performance, foi um privilégio”, dizem os músicos do Quarteto Menzel. Formado em 2014 e atualmente composto por Rafael Ferronato, Ricardo Molter, Fabiane Nishimori Ferronato e Shante Cabral, o grupo tem realizado diversos concertos e participações em eventos, reforçando a contemporaneidade da música clássica. Algo que Rogério Krieger expressa muito bem: nas obras escolhidas para o CD, as cordas passeiam pela capoeira, com berimbaus e ritmos afro-brasileiros, pelo fandango paranaense, pelas tradições caboclas e pelo frevo.

O CD “Quarteto Menzel Interpreta Rogério Krieger” é um projeto que conta com o suporte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Começou em 2018 com o intuito de celebrar o talento de do compositor paranaense que tem o maior número de sinfonias compostas para grande orquestra. Em 2011, Krieger recebeu o prêmio FUNARTE de Composição clássica. Formado no Curso Superior de Violino da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, classe do Professor Paulo Bosísio, é compositor, arranjador, regente, professor e produtor. Com a Orquestra Sinfônica do Paraná, teve obras executadas em vários países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Portugal, Itália, Bulgária, Costa Rica e Angola.

Após o lançamento do CD, o Quarteto de Cordas Menzel vai se apresentar em escolas públicas para promover concertos didáticos para crianças, ainda no segundo semestre deste ano. Será uma oportunidade de mostrar uma vertente cultural diferente aos alunos sob o comando de quatro músicos experientes. Rafael Ferronato é violinista, músico camerista e professor do Curso de Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com atuação na área de processos cognitivos e educação musical. Ricardo Molter, bacharel em violino pela EMBAP/UNESPAR, já atuou em diversas orquestras, entre elas, a Camerata Antiqua de Curitiba e hoje é spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná. Fabiane Ferronato, também violinista pela EMBAP, é mestra em performance de violino pela University of Georgia (EUA) e coordenadora e violista da Orquestra Filarmônica da UFPR. Shante Cabral é violoncelista e estudou música na Fundação de Educação Artística, na Universidade Estadual de Minas Gerais (Belo Horizonte/Brasil) e na Universidade de Montreal (Canadá), com passagem por orquestras do Brasil e Canadá, grupos camerísticos, bandas e artistas populares.

 

Serviço

Lançamento do CD “Quarteto Menzel Interpreta Rogério Krieger”
Dia 24 de agosto, 4ª feira, às 20h

SESC Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189
Entrada gratuita.

Ficha técnica
Fotos: Kendra Berberi
Captação e mixagem de áudio: Tiago Brandão
Projeto Gráfico: Wilson M. Voitena
Incentivador: Colégio Positivo
Suporte: Lei de Incentivo à Cultura

2

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, SHOWSTags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s