Grupo paranaense conquista dois primeiros lugares na Mostra Competitiva, do 39º Festival de Dança de Joinville

O 39º Festival de Dança de Joinville chegou neste sábado, 30 de julho, ao seu 12º e último dia de realização, já com as apresentações competitivas encerradas e premiações, anunciadas. Dos 23 estados participantes no evento, 11 chegaram nos primeiros lugares nas premiações especiais e nas disputas do Festival 40+, do Meia Ponta e da Mostra Competitiva.

O Paraná teve um destaque especial no evento graças ao desempenho da Street Company Tatiana Souza, que conquistou dois primeiros lugares na Mostra Competitiva. Os reconhecimentos foram nos gêneros Danças Populares Internacionais Conjunto Júnior, com a coreografia “Ganesha Chaturthi”, e Danças Urbanas Solo Feminino Sênior, com a coreografia “Sevícia”.

Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, avalia o legado da 39ª edição, que marcou a retomada do evento inteiramente presencial depois dos desafios enfrentados em virtude da pandemia de covid-19 em 2020, quando o Festival teve de ser cancelado, e em 2021, adiado de julho para outubro: “O balanço é o melhor possível. Neste ano, os grupos voltaram com uma energia contagiante. O que estamos sentindo é uma grande alegria de todos que estiveram aqui em Joinville”. “As apresentações foram muito bonitas e o público estava represado em termos de sentimentos. Em todas as noites, percebemos que a plateia está extravasando. Isso traz para os bailarinos o que é mais precioso, receber palmas para saber que o seu trabalho está sendo bem recebido e bem visto. Nisto, o público de Joinville é extremamente caloroso e generoso”, acrescenta.

A grande expectativa pelo retorno do evento pôde ser constatada também na procura por ingressos, um dos motivos que levou a organização do evento a ampliar a abrangência e proporcionar ao público em geral oportunidades de assistir aos espetáculos em outras cidades, com apresentações e transmissões em Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. “Abrimos espaços gratuitos com dança de qualidade para que toda a região veja e sinta o que é o Festival de Dança”, explica o presidente.

Ely antecipa que o Instituto já se planeja para a próxima edição, a 40ª. “Estamos preparando uma série de ideias pois queremos sempre surpreender, entregar ao público e participantes algo a mais do que foi feito no ano anterior”, afirma.

Ganhadores dos Prêmios Especiais

Melhor Bailarina
• Meia Ponta: Sara Manoela de Souza, Alex Martins Cia, SC.
Mostra Competitiva: Luciana Sagioro, Companhia Petite Danse, RJ.

Melhor Bailarino
• Meia Ponta: Ruan Carlos Ribeiro, Ballet Clássico Mônica Luiza, CE.
Mostra Competitiva: Vitor Augusto Vaz da Silva, do Balé do Teatro Escola Basileu França, GO.

Melhor Coreógrafo
• Alan Keller, da Studio Arte Dança, MG.

Prêmio Daniel Camargo
• João Pedro Santos Silva, do Balé do Teatro Escola Basileu França, GO.

Melhor Grupo
• Festival 40+: Cia de Dança Expressão Vital, SC.
Meia Ponta: Balé Infantil do Estado de Goiás, GO.
Mostra Competitiva: ATM Grupo de Formação, MG.

Prêmio Especial
• Matheus Brusa, MB2, RS, pela trilha sonora original.

Foto

5186c2a3-2e69-d37d-f733-be487c5c3c12.jpg

Street Company Tatiana Souza conquistou o primeiro lugar na Mostra Competitiva no gênero Danças Populares Internacionais Conjunto Júnior com a coreografia “Ganesha Chaturthi”.

Crédito: Maykon Lammerhirt.

*com divulgação

Categorias:(CINEMA/CULT/TEATRO), AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, festivais, FESTIVAL, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOSTags:, , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s