Musin – Museu do Som Independente realiza bate-papos sobre a pesquisa em música durante a 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM

Programação conta com convidados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, que tratam de temas relacionados à preservação da memória musical no Brasil

Entre os dias 16 e 22 de maio, é realizada em todo o Brasil a 20ª Semana Nacional de Museus, ação da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que tem o propósito de mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema: “O Poder Dos Museus”. O Musin – Museu do Som Independente (que originou a Fonoteca da Música Paranaense) realiza uma série de bate-papos com convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná que relatam suas experiências sobre a pesquisa e a preservação da memória da música, com destaque para o rock.

Os bate-papos são transmitidos de forma virtual, diariamente, no canal do Observatório da Cultura do Brasil (www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil) sempre às 19h, conduzidos por Manoel de Souza Neto, idealizador do Musin, sendo que os debates têm mediação do jornalista Rodrigo Juste Duarte. Todos os vídeos ficarão disponíveis no canal após exibição.

No primeiro dia (16/05), o jornalista, músico e pesquisador Ayrton Mugnaini Jr. Relata seus trabalhos em livros sobre músicos que escreveu e sobre a curadoria do Arquivo do Rock Brasileiro pela Associação Cultural Dynamite. Na terça-feira (17/05), o biógrafo Pedro de Luna (responsável pelas biografias da banda Planet Hemp, do rapper Speed Freaks e do baixista Chapignon, do Charlie Brown Jr., entre outras) comenta sobre os desafios da pesquisa na era digital. O jornalista Marcelo Mara (do blog e canal de youtube Disco Furado) participa de um debate sobre memória da resistência em oposição à memória oficial, no dia seguinte. A fanzineira e produtora cultural Thina Curtis relata sobre a preservação de fotos, cartazes, demo tapes, fanzines e discos de vinil, na quinta-feira (19/05).

Os dias 20 e 21/05 são reservados para apresentações de três pesquisas realizadas no Musin, sendo uma sobre um dos maiores artistas saídos do Paraná (o maestro Waltel Branco) e duas sobre a cena rock local, mas com abordagens distintas. Na sexta-feira, o Mestre em História Thiago Rafael de Souza fala de sua dissertação “Mil tipos diferentes de músicas: a trajetória profissional de Waltel Branco”, enquanto o jornalista Douglas Maia Rodrigues comenta o trabalho “Sem Ressonância: uma web reportagem sobre o rock curitibano e jornalismo cultural”. No sábado, o publicitário Victor Schroeder discorre sobre sua pesquisa “Curitiba: Cidade do Rock”, um estudo sobre economia da música local.

A programação se encerra no domingo (22/05) com a palestra “A economia política da música na perspectiva das pesquisas feitas na instituição, contribuições para a produção acadêmica e teoria”, com Manoel J de Souza Neto, cientista Político, pesquisador, escritor e agitador cultural. Fundador do MUSIN – Museu do Som Independente e da Fonoteca da Música Paranaense, foi integrante da Câmara/Colegiado Setorial de Música e CNPC do MINC (2005/17) e é editor do Observatório da Cultura do Brasil.

A20ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa que apresenta para a comunidade como os museus vêm se mostrando como instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades

Sobre o Musin e a Fonoteca da Música Paranaense

O Musin – Museu do Som Independente hoje faz parte de uma rede de iniciativas com acervo próprio constituído de um museu com mais de 400 mil documentos de estudos da música e cultura (Musin), biblioteca de economia política da cultura, uma Fonoteca da Música Paranaense, com 3.400 discos paranaenses, laboratórios de pesquisa acadêmica e prática de economia criativa (Observatório da Cultura do Brasil), além de editora, canais digitais. A estrutura está dividida em elementos do mesmo CNPJ. A Editora Umbigo Casa de Cultura foi fundada em 2003, o Observatório da Cultura, foi fundado em 2011, sendo também responsável pelo Musin – Museu do Som Independente (fundado em 2003), e Fonoteca da Música Paranaense (fundada em 2018).

Serviço:

Musin – Museu do Som Independente / Fonoteca da Música Paranaense na 20ª Semana Nacional de Museus

De 16 a 22 de maio, sempre às 19h

Transmissão pelo canal do Observatório da Cultura do Brasil:

www.youtube.com/observatoriodaculturadobrasil (não ocorrerá atividade presencial)

Guia com a programação completa da 20ª Semana Nacional de Museus: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/20SNMGuiadaProgramao_V3.pdf

Programação:

16/05 (segunda-feira) – 19h às 20h

Debate: “Diversidade cultural e preservação da memória e patrimônio imaterial. Políticas culturais no contexto da preservação da memória, para além dos museus estatais”, com Ayrton Mugnaini Jr. (SP)

17/05 (terça-feira) – 19h às 20h

Debate: A produção acadêmica, catálogos, edição de livros e os acervos públicos, privados e comunitários. Desafios e avanços na era digital”, com Pedro de Luna (RJ/SP)

18/05 (quarta-feira) – 19h às 20h

Debate: A música independente no contexto da memória. Subculturas, culturas urbanas e guetos. A memória da resistência em oposição a memória oficial”, com Marcelo Mara (PR)

19/05 (quinta-feira) – 19h às 20h

Debate: “Desafios da preservação da memória das culturas undergrounds. Preservação de fotos, cartazes, demo tapes, fanzines, discos de vinil”, com Thina Curtis (SP)

20/05 (sexta-feira) – 19h às 20h

Apresentação de pesquisas realizadas no museu: “biografias musicais, cenas regionais, cenários independentes e de gêneros musicais específicos”, com Thiago Rafael de Souza e Douglas Maia (PR)

21/05 (sábado) – 19h às 20h

Apresentação de pesquisas realizadas no museu: “Pesquisas de economia política da música”, com Victor Schroeder (PR)

22/05 (domingo) – 19h às 20h

Palestra: “A economia política da música na perspectiva das pesquisas feitas na instituição, contribuições para a produção acadêmica e teoria”, com Manoel J de Souza Neto

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, MUSEU, OFICINA CULTURAL, OPORTUNIDADETags:, , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s