Curitiba comemora seus 329 anos, com teatro e Educação Ambiental, Greca relança Família Folhas

Nesta terça-feira, 29 de março Curitiba completou 329 anos!

Entre as comemorações o Passeio Público foi anfitrão, eu estava lá fazendo minha caminhada diária e acompanhei o evento, pois tenho o privilégio de morar bem em frente ao nosso Central Park!

Fiz algumas imagens, confiram o evento que foi em altíssimo astral!!!!  parabéns a todos os envolvidos na organização, em especial ao casal super querido Rafael Greca de Macedo, Prefeito de Curitiba apaixonado pelo Passeio Público,   Margarita Sansone com seu sorriso lindo, Eduardo Pimentel, Ney Leprevot  sempre super simpáticos, agradeço a super atenção!

Lançamento da nova Família Folhas, no Passeio Público. Curitiba, 29/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Lançamento da nova Família Folhas, no Passeio Público. Curitiba, 29/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS
1/37Uma nova geração de curitibinhas agora conhece os integrantes da família mais verde que já existiu na cidade. A antiga Família Folhas, da década de 1990, voltou renovada como um presente de aniversário dos 329 anos de Curitiba.

O relançamento da família mais sustentável de Curitiba foi feito pelo prefeito Rafael Greca, em evento especial no Passeio Público, que contou a presença de estudantes das escolas municipais Professor Brandão, Eny Caldeira e Miriazinha Braga.

A volta da família marca a nova etapa da campanha para reforçar a reciclagem de Lixo que Não é Lixo e também os programas de sustentabilidade desenvolvidos na cidade (voltados a combater os efeitos das mudanças climáticas).

Os participantes puderam acompanhar uma peça de teatro com Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, da formação original, além da Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo), as novidades para a campanha em 2022.

Ao lado dos estudantes, o prefeito Rafael Greca acompanhou o teatro e lembrou a importância da pauta ambiental em Curitiba.

Após pedir uma salva de palmas à família e aos responsáveis pela limpeza pública, o prefeito perguntou a opinião das crianças sobre a campanha de sustentabilidade.

“Estes personagens vão visitar as escolas e os CMEIS até que todos tenham na ponta da língua e no coração a ideia de que precisamos de um mundo limpo e sustentável. É o que queremos para o futuro de Curitiba”, contou Greca.

Após interagir com as crianças, a família partiu em carreata pelas ruas da cidade em caminhões-vitrine, seguidos por caminhões da coleta seletiva com a cara dos Folhas.

LEIA MAIS

Maior e renovada

O refrão Lixo Que Não É Lixo/Não Vai pro Lixo/SE-PA-RE continua o mesmo, mas a campanha de separação de recicláveis tem um novo jingle, além da novidade dos novos integrantes da Família Folhas.

“Encomendei essa campanha, desenhada pelo nosso renomado cartunista e escritor Ziraldo, com uma família ampliada e inclusiva”, disse o prefeito.

“Todos eles ensinam a não jogar lixo reciclável no lixo comum, a separar corretamente, descartar corretamente lixo tóxico, objetos inservíveis e outros resíduos para termos um planeta melhor no enfrentamento e resiliência às mudanças climáticas”, reforçou.

Sucesso

Quase tudo era novidade para os estudantes que estavam no Passeio Público nesta terça. Afinal, eles não eram nascidos nos anos 1990, quando Curitiba deu início ao programa de separação de resíduos e, pela primeira vez, a Família Folhas apareceu para dar mais visibilidade à prática. Mas os pais de muitos deles passaram os ensinamentos para frente.

Isabelly Motta, de 9 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Mirazinha Braga, estava feliz em conhecer a Família Folhas.

“O meu favorito é o cachorrinho Folheco”, contou Isabelly. “Em casa, nós sempre separamos o lixo e meus pais adoraram quando descobriram que eu aprendo sobre isso na escola também.”

Sua colega Eloah Sophya de Campos, de 9 anos, também entende que é preciso aprender sobre reciclagem. “É muito importante, meus pais sempre me dizem para jogar lixo no lugar certo.” Ela adorou o pequeno Fefo, filho da Fofis e neto do Seu Folha e da Dona Fofô, porque, assim como ela, o personagem também está crescendo e aprendendo sobre diversidade, meio ambiente e qualidade de vida.

Fefo também é o personagem favorito do estudante Benjamin Alves de Vieira, 9 anos, da mesma turma da Escola Municipal Mirazinha Braga.

“O Fefo é muito maneiro porque ajuda o meio ambiente. É muito importante a gente falar sobre reciclagem, porque se não os bueiros entopem e a poluição aumenta”, ensinou o menino Benjamin.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel; as secretárias do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; da Educação, Maria Sílvia Bacila; da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também acompanharam a apresentação junto ao prefeito.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma; e os vereadores Nori Seto, Alexandre Leprevost, Mauro Bobato, Sidnei Toaldo e João da 5 Irmãos. Além do CEO da Estre Ambiental, Hamilton Agle, e equipe da Cavo, empresa responsável pelos serviços de limpeza e coleta da cidade.

Compareceram, ainda, o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; a assessora especial do gabinete do prefeito, Cibele Fernandes Dias, e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; e os administradores regionais Rafaela Lupion (Matriz), Fernando Wernek (Bairro Novo); Gerson Gunha (Portão) e Raphael Keiji (CIC).

FONTE DIVULGAÇÃO  SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Categorias:(EVENTOS), AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FESTA, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, POLITICATags:, , , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s