Projeto cultural gratuito incentiva a leitura e a escuta literária

 

Ações online resgatam a prática da narrativa oral, a arte de ouvir histórias e contos repletos de sensações

 

A atriz, contadora de histórias e escritora paranaense Lilyan de Souza lança um novo projeto cultural gratuito e virtual intitulado “Pequenas Delicadezas Cotidianas – Leituras Radiofônicas”. Os objetivos são estimular a leitura em jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos; valorizar os artistas locais e criar momentos de afetividade pela escuta.

A ação também vai promover o encontro entre leitor e a narrativa literária, permitir que deficientes visuais tenham acesso aos livros e oportunizar a construção do saber aos participantes. O projeto será realizado entre os dias 06 a 20 de fevereiro.

Nesse período haverá a veiculação de 15 podcasts – um por dia e sempre às 19h30 – nas redes sociais da idealizadora [YouTube, Instagram, Facebook, Spotify, Castbox]. As gravações foram realizadas por Lilyan, integrante da Inominável Companhia de Teatro, e pelo mediador de leitura Cristiano Nagel.

Sentimentos

Os enredos foram baseados no livro da atriz e proponente do projeto Pequenas Delicadezas Cotidianas, publicado em 2017 pela editora InVerso. A obra de contos apresenta uma prosa poética moderna, carregada de imagens cotidianas – ora cômicas, ora dramáticas e trágicas – repletas de sentimentos, sonoridades que as delicadezas diárias proporcionam, mas que nem sempre são lembradas.

“As narrativas são compostas por frases curtas e de impacto intimista, com enorme apelo visual, numa tentativa de aproximar o leitor das cenas, histórias e personagens descritos, fazendo dele um cúmplice, um agente ativo de cada conto”, ressalta a escritora.

Resgate da escuta

Ao propor essa ação, a atriz pensou no resgate da escuta, na junção do acesso ao livro e à literatura numa forma rica em sensações e sonoridades. Para ela, a ideia é que as pessoas ouçam essas leituras radiofônicas resgatando a antiga imagem das reuniões em torno do rádio, em torno da fogueira ou do fogão à lenha para ouvir histórias. O importante é a escuta, ler a partir da leitura em voz alta dessas narrativas e ampliar assim as possibilidades de imaginação, de criação de imagens.

“Desejo que os ouvintes sejam transportados para outras dimensões e atmosferas sem saírem do lugar, como um movimento interno, de imaginação, conexão com os personagens e reflexão sobre temas abordados nas histórias”, destaca.

Enunciação em volta alta

A sonoridade do livro faz parte da característica estética da escrita de Lilyan, que compõe seus contos pensando na enunciação em voz alta de palavras e, consequentemente, na criação de imagens por parte da recepção desse texto.

Como forma de contrapartida social, o projeto terá um vídeo-literário do conto O Retrato – presente no livro – criado, editado e protagonizado pela atriz.

“Este vídeo-literário será disponibilizado em minhas redes sociais no dia 05 de fevereiro, às 19h30, vai anunciar o lançamento das leituras radiofônicas e ficará disponível para o público assistir, ver e compartilhar quantas vezes quiser e quando quiser, mesmo após o término da execução deste projeto”, complementa a idealizadora.

O projeto “Pequenas Delicadezas Cotidianas – Leituras Radiofônicas” foi aprovado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura 011/2021 da Fundação Cultural de Curitiba.

A ação será realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço

O que: Projeto cultural “Pequenas Delicadezas Cotidianas – Leituras Radiofônicas”

Quando: De 06 a 20 de fevereiro, às 19h30

Quanto: Gratuito

Como assistir: Pelos meios digitais [YouTube, Instagram, Facebook, Spotify e Castbox] da atriz, contadora de histórias e escritora Lilyan de Souza

https://www.youtube.com/user/Lilyancsb/

https://www.instagram.com/lilyandesouza/

https://www.facebook.com/lilyandesouza

https://castbox.fm/ch/4755476

https://open.spotify.com/show/70pSn6SjP277lhmgOkFIkW

Sugestão de legenda

Foto 2: Cristiano Nagel e Lilyan de Souza são os narradores do projeto Pequenas Delicadezas Cotidianas – Leituras Radiofônicas

Crédito de: Cristiano Nagel

Crédito da arte: Josnel Garcia de Carvalho

*com divulgação

Categorias:AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, AGENDA DA SEMANA, AGENDA DO FIM DE SEMANA, BRASIL, COLUNA VANESSA MALUCELLI, CULTURA, DIVIRTA-SE, evento, FREE LIFESTYLE, LANÇAMENTOS, LIVROS - LIVRARIATags:, , , , , , , , , ,

VanessaMalucelliAndersen

Colunista do Site — Divirta-se Curitiba!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s